Buscar

AV2 Neuroanatomia - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo AV2
Parkinson
A dopamina se função motora e interfere no tônus muscular. A síndrome de Parkinson é causada pela baixa de dopamina na área estriada. 
Ponte
Parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Transmite informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Sua função é a coordenação dos movimentos (olhos, cabeça, pescoço e está ligada a tensão muscular). Seus nervos são: trigêmeo, abducente, facial e vestibulococlear.
Hidrocefalia
A hidrocefalia é o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano dentro do crânio, que leva ao inchaço cerebral. No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos, que são cavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido. A hidrocefalia acontece quando a quantidade desse líquido aumenta dentro do crânio.
Nervos mistos
Contém tanto fibras sensitivas quanto motoras e conduzem impulsos nos dois sentidos, das diversas regiões do corpo para o sistema nervoso central e vice-versa. Trigêmeo, facial, Glossofaringeo e acessório.
Neuroglia (neurônio) 
São células de sustentação do sistema nervoso que auxiliam os neurônios em suas funções, são representadas pelas:
Células de Schumann: formam a bainha de mielina em torno dos axônios dos neurônios da parte periférica do SN
Oligodendrócitos: formam a bainha de mielina em torno dos axônios dos neurônios da parte central do SN
Micróglias: removem corpos estranhos e restos celulares da parte central do SN
Astrócitos: controlam a passagem de moléculas do sangue para o encéfalo
Células Dimárias: revestem os ventrículos do encéfalo e o canal da medula espinal
Gânglios
São dilatações constituídas principalmente por corpos de neurônios na parte periférica.
Liquor (líquido cefalorraquidiano)
Atua como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinal. Também oferece nutrientes para o tecido nervoso e remove resíduos metabólicos do mesmo.
Tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo)
Mesencéfalo: possui face anterior, posterior e duas faces laterais, liga o córtex cerebral à medula espinal e ao cerebelo através do pêndulo cerebral por suas fibras. Lesões nestas fibras provocam paralisia do lado oposto do corpo. Na área basilar/posterior, temos o neurotransmissor "dopamina". Sua função é motora e interfere no tônus muscular. Se houver uma baixa de dopamina na área estriada, leva a síndrome de Parkinson. A maioria dos nervos cranianos originam-se do tronco encefálico.
Ponte: parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Transmite informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Sua função é a coordenação dos movimentos (olhos, cabeça, pescoço e ligado a tensão muscular).
Bulbo: na formação reticular (que são fibras nervosas que ocupam a região central do tronco encefálico, coordena e integra os movimentos, regula o sono e a vigília), localiza-se o centro respiratório, importante no ritmo respiratório, vasomotor e centro do vômito. Limita-se interiormente ao forame magno. Apresenta substância cinzenta e branca e "formação reticular". Posteriormente, juntamente com a ponte, forma o IV ventrículo (onde é preenchido pelo liquor-liquido cefalorraquidiano). O bulbo também produz excitação geral no corpo, onde apresenta a decussação das pirâmides, que controla as lateralidades motoras. Lesão nesta área (cervical) causa a tetraplegia.
Segmentos da medula (30)
Cervical: 7
Torácica: 12
Lombar: 5
Sacral: 5
Cóccix: 1
Cerebelo
É impar e mediano liga-se à medula espinal e ao bulbo pelo pêndulo cerebelar interior. E a ponte e mesencéfalo, pelos pêndulos médio e superior. Controla o equilíbrio do corpo, postura, precisão e coordenação dos movimentos voluntários. Ajuda na construção IV ventrículo. É supra segmentar e possui organização semelhante ao cérebro. Lesão nessa área provoca movimentos descoordenados. 
Para a melhor namorada 
do mundo
inteiro

Outros materiais