Buscar

DISCURSIVA FINAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - 16/10/2017

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (Avaliação dissertativa – individual sem consulta)
Educação e Diversidade – 16/10/2017
QUESTÃO:
1-No Brasil, estudos sobre gênero ou relações de gênero iniciam nas décadas de 70/80, diante do contexto da condição feminina. O termo gênero adveio não só para assinalar as diferenças entre homens e mulheres, mas com o intuito de uma construção social e histórica, que abrangesse as relações igualitárias. Disserte sobre a relação da diversidade e questões de gênero no contexto escolar:
RESPOSTA ESPERADA:
A diversidade implica diferenças e é no contexto escolar que se manifestam ou reproduzem os ´´valores`` da sociedade. A questão de gênero, que diferencia homens e mulheres, causou e causa até os dias de hoje diferenças e discriminação. Assim, ao tratarmos de gênero são socialmente construídas. E, nesse caso, não há um comportamento sexual ou de gênero que seja considerado padrão.
QUESTÃO:
2-Desde muito tempo, o ser humano tenta entender as diferenças que ocorrem entre si. Na Idade Média, no período das grandes navegações, a relação entre diferentes grupos humanos tornou-se mais intensa, aproximando as culturas, mas também trazendo a problemática desse intercâmbio. Para compreendermos a intolerância às diferenças, precisamos compreender como essa diversidade cultural foi constituída. Nesse contexto disserte sobre como foi o processo das grandes navegações no Brasil e sua relação com a diversidade.
RESPOSTA ESPERADA:
No Brasil, as grandes navegações favoreceram o comércio entre países europeus. No entanto, essa troca de mercadorias foi imbuída de interesses meramente comerciais, desfavorecendo a civilização nativa no Brasil, os índios. Eles foram tidos como selvagens e bárbaros. Sua identidade aos poucos foi descaracterizada com a colonização dos portugueses. Um grande exemplo de desrespeito à cultura e construção de um saber que ficou só na história.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes