Buscar

Sustentabilidade e Desenvolvimento

Prévia do material em texto

SUSTENTABILIDADE
O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório, que enfatiza que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Qual é o nome desse relatório?
R. Os limites do crescimento
Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do:
R. Clube de Roma
Leia as AFIRMATIVAS abaixo:
 I - A alta produtividade, a tecnologia moderna e o desenvolvimento econômico podem e devem coexistir com um meio ambiente saudável.
II - O desenvolvimento sustentável é simplesmente possível se for permitido que a degradação ambiental continue.
III - Tanto a opulência quanto a pobreza podem causar problemas ao meio ambiente. Estão CORRETAS:
R. I, III
A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
R. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano
Complete as lacunas da frase abaixo, com a alternativa que a preenche respectivamente:
O rastro deixado pela humanidade sobre a Terra está por toda parte. É particularmente visível e não deixa dúvidas quando observado desde o céu com o efeito ______________ nas grandes cidades e chaminés de indústrias esfumaçadas, até a terra firme, com 40% das _______________ da superfície do planeta convertidas em áreas de criação de gado e cultivo de agricultura.
R. smoog; florestas naturais
O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório:
R. Os limites do crescimento
O mundo das máquinas e construções criadas pelo homem, governos e economias, artes, religiões e culturas, que seguem leis da física, da química, da biologia, da ecologia e também das leis criadas pelo homem. Está relacionado:
R. A tecnosfera e a sociosfera
O que significa a sigla ICLEI, que é responsável por várias questões ambientais?
R. Conselho Internacional de Iniciativas Ambientais Locais
O desenvolvimento sustentável:
R. Tem seu conceito não sendo único, mas convergindo para um consenso
O modelo de ________________________ deve ser capaz não só de contribuir para a superação dos atuais problemas, mas também de garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível.
R. desenvolvimento sustentável
Há três níveis ou sistemas distintos de existência, quando pensamos em desenvolvimento sustentável. Quais são eles:
R. físico, biológico e social
O modelo de _____________deve ser capaz não só de contribuir para a superação dos atuais problemas, mas também de garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível. Qual alternativa completa a frase?
R. desenvolvimento sustentável
Percebemos que a _______________também está relacionada ao controle da natalidade e ao consumo desenfreado que estamos nos impondo culturalmente como fator de status social. Qual alternativa abaixo completa a frase?
R. conscientização ambiental
Leia as frases abaixo:
I - O consumo desenfreado é o único fator que está produzindo as mazelas ambientais conhecidas.
II - O crescimento populacional passa a ser significativo, em termos de produção de pressão ambiental, quando ele excede à capacidade de oferta de recursos naturais de um país aos seus habitantes.
III - O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, com doenças infecciosas, danos na biodiversidade, desmatamento de florestas tropicais, escassez de água e mudanças climáticas.
Estão CORRETAS as AFIRMATIVAS:
R. II, III
Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
R. crescimento populacional
O aumento da população e o conseqüente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais. Qual alternativa não diz respeito a um desses estresses?
R. abundância de água
Qual alternativa completa a frase: Determinados países em desenvolvimento e alguns membros das minorias de países desenvolvidos consideram o controle populacional uma forma de___________, cujo intuito é impedir que sua economia e suas forças políticas cresçam.
R. Genocídio
O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, podendo ocorrer:
Analise e marque a opção FALSA:
R. abundância de água.
Em nenhum período conhecido da história humana, precisamos tanto de mudança de paradigmas, de uma EDUCAÇÃO renovadora, libertadora. Mais do que produzir painéis solares mais baratos, reciclar e dotar os carros de células de combustível, em vez de petróleo, precisamos de um processo mais completo, que promova o desenvolvimento de uma compreensão mais realista do mundo. No século XX, o ser humano involuiu, ética e espiritualmente (Dias, 2004). O papel da educação ambiental nesse contexto torna-se mais urgente. Precisamos oferecer mais formação. A educação, infelizmente, ainda "treina" o estudante para:
R. ignorar as consequências ecológicas dos seus atos, incentivndo o consumo e o desenvolvimento tecnológico a qualquer preço.
É preciso haver cidadãos e líderes alfabetizados no aspecto ambiental para construir sociedades sustentáveis e justas. A maioria dos ambientalistas acredita que aprender a viver de maneira mais sustentável requer ________________________. Qual alternativa abaixo completa a frase?
R. Educação ambiental
Qual foi o evento, em Paris, que deu continuidade ao tema da cooperação internacional em pesquisas científicas sobre o meio ambiente, que havia sido inicialmente abordado, em 1949, na Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e Utilização de Recursos?
R. Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como Rio-92, produziu o documento oficial chamado?
R. Agenda 21
A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
R. A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
A sociedade humana, empurrada por padrões de consumo insustentáveis, impostos por modelos de desenvolvimento insanos, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível de poucas décadas para cá. Agora experimenta um profundo colapso de ética e de valores humanísticos, verificável em suas atitudes diárias, permitindo o crescimento da corrupção, a corrosão da democracia e o alargamento do fosso entre ricos e pobres (Dias, 2004). Vamos acrescentar a essa fala de Genebaldo Freire Dias todas as alterações ambientais globais, induzidas por dimensões humanas. Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a essas alterações induzidas pelo homem?
R. Erupções Vulcânicas que desmatam áreas e aumentam a temperatura local
Com relação a GESTÃO AMBIENTAL, podemos AFIRMAR que:
R. A gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc).
Considerando o conceito de gestão ambiental na visão mais moderna, podemos afirmar que:
R. Desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados.
Processo político-administrativo de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidadecom os princípios de desenvolvimento sustentável. Este é o conceito de:
R. Gestão ambiental
Ao longo de nossa existência a sociedade volta-se globalmente para preservar o meio ambiente em prol das gerações futuras. Assinale a alternativa que exemplifica ações tomadas na direção da preservação ambiental.
R. Decisões socioeconômicas tomadas em prol da manutenção dos recursos ambientais.
As decisões socioeconômicas tomadas em prol da manutenção dos recursos ambientais são sentidas especialmente nas atividades urbanas, pois é nas cidades que hoje se concentra a maioria da população mundial, que corresponde a:
R. Cerca de 80%.
Ao instituir uma política ambiental, é necessário que o governo estabeleça muitas ações, exceto:
R. incentivar o uso do meio ambiente
Quando falamos em política pública, que representa a organização da ação do Estado para a solução de um problema ou atendimento de uma demanda específica da sociedade, sabemos que existem 3 modalidades:
R. intervenção direta, por regulamentação, ou contratualismo
Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental. A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de ______ como o início de uma política ambiental efetiva no Brasil.
R. 1930
Qual alternativa abaixo se refere ao tipo de política descrita a seguir?  "A razão de ser dessa política é perfeitamente compreensível. Dado o elevado crescimento das economias ocidentais no pós-guerra, com a sua também crescente poluição associada, é necessária uma intervenção maciça por parte do Estado."
R. de comando e controle
Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009).
Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu _________________________ que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
R. políticas públicas
Para Arendt (2000), a pluralidade é a "condição pela qual" (conditio per quam) da política, implica e tem por função a conciliação entre pluralidade e igualdade. Quando entendemos política a partir da origem do termo, como limite, não falamos de regulação sobre a sociedade, mas de uma regulação ____________que favoreça à pluralidade e a igualdade social e política.
R. dialética sociedade-Estado
O surgimento das políticas públicas na área ambiental se faz necessária diante do aumento do consumo de recursos naturais, colocando em risco seu desaparecimento principalmente diante do aumento da população mundial cuja demanda levará sem duvidas a escassez do mesmo. Como o próprio nome já diz, política, tem por objetivo:
R. Regular o uso destes recursos de forma justa e igualitária.
Qual é a primeira etapa a praticarmos para que a sustentabilidade seja alcançada?
R. Conservar o capital natural da Terra
A Sustentabilidade está baseada em três importantes áreas de desenvolvimento: econômica, social e ambiental. Em relação à área ambiental, há grande preocupação com a conservação dos recursos naturais. Nesse contexto, analise as opções a seguir (Asserção e Razão).
I (ASSERÇÃO) - Os recursos naturais devem ser extraídos procurando realizar a substituição por recursos equivalentes.
POR QUE:
II (RAZÃO) - A emissão de rejeitos deve ser compatível com a capacidade de assimilação do ambiente.
Selecione a alternativa que corresponde a uma análise coerente:
R. Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.
" Cientistas descobrem espécie de sapo minúsculo no Brasil
Cientistas brasileiros descobriram uma nova espécie de sapo, de cerca de 1 cm de tamanho, na Serra do Quiriri, divisa de Santa Catarina com o Paraná. A descoberta foi publicada nesta quinta-feira no periódico especializado Peerj e ocorre dois meses depois da divulgação da descoberta de outras sete espécies de sapinhos semelhantes, identificadas pela mesma equipe.
O Brachycephalus quiririensis acaba de ser descoberto, mas já é considerado ameaçado: como vive apenas nessa região montanhosa (800 m a 1200 m de altitude) e precisa de um clima frio e úmido, é bastante sensível a mudanças climáticas e a alterações provocadas pelo homem."
Assinale a opção coerente sobre o comportamento do homem em relação às outras espécies de seres vivos:
R. Temos responsabilidade ética de evitar a extinção de espécies por meio de nossas atividades.
"Ibama aplicou R$ 1,2 bilhão em multas nos seis primeiros meses do ano
(...) Os outros crimes ambientais cometidos no país foram identificados pela fiscalização da pesca e da biopirataria. O Ibama aplicou 598 autos de infração e R$ 33 milhões em ilícitos de pesca ilegal. Nas ações contra o uso ilegal do patrimônio genético, foram aplicados 255 autos, sendo 100 deles no Nordeste. Apesar de o número ser baixo, as multas nesses casos geralmente são elevadas, tendo o valor total ficado pouco abaixo de R$ 59 milhões."
O texto nos mostra que é necessária a aplicação de multas, por parte dos órgãos ambientais, para conservação do capital natural. Por que é tão importante esse tipo de conservação?
R. Para evitar o esgotamento dos recursos naturais no ambiente natural, o que prejudicaria um desenvolvimento sustentável.
Apesar dos danos ambientais que tiveram início com a colonização do Brasil, somente na década de 30 começa a surgir uma política ambiental mais efetiva, embora tenha começado a cuidar dos recursos naturais através de gestões setoriais. A poluição só começou a ser vista como problema quando o Brasil se industrializa. Por que a poluição Industrial era tão bem aceita por todos?
R. A poluição era vista como sinal de progresso
Alguns acreditam que devemos ir além de focar nas espécies: De acordo com essas pessoas, temos responsabilidade ética de não degradar os ecossistemas, a biodiversidade e a biosfera para esta e para as futuras gerações de seres humanos e de outras espécies. Porque: Nessa visão de mundo ecocêntrica é dedicada à preservação da biodiversidade e do funcionamento de sistemas de suporte à vida para todas as vidas. Em relação às afirmativas acima, marque a correta:
R. A primeira afirmativa é verdadeira e justifica a segunda afirmativa.
Os _________________________ permitem o acompanhamento de um plano de proteção, de recuperação e de introdução de espécies da flora e fauna. Complete a lacuna com a opção correta.
R. Programas de monitoramento de planos de ação específicos.
O homem assim como os demais habitantes do planeta, vive em constante adaptação sua inteligência lhe permitiu ocupar todo o planeta por mais adverso que o meio seja. Uma consequência lógica da utilização destes recursos, prevista pelo próprio homem. A população mundial cem crescendo assustadoramente, levando a um aumento da demanda no uso destes recursos de maneira incompatível com a capacidade do planeta e gerar novos recursos. Em São Paulo já podemos sentir a escassez de água potável se tornando uma realidade e o pior a população parece se recusar a aceitar.
Que medidas sustentáveis os cidadãos comprometidos com a sobrevivência do planeta e do meio em que vivemos, NÃO deverá fazer uso neste caso?
R. Varrer a calçada com jatos de água uma vez por semana
De acordo com Funiber (2009), quando a história do desenvolvimento de indicadores ambientais teve início?
R. Conferências das Nações Unidas Sobre Meio Natural e Desenvolvimento
Os ______________________ tem como objetivoo monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área.
R. Programas de acompanhamento biológico.
Os ________________________________________ visam o monitoramento das características apresentadas pela população humana na área natural. Complete a lacuna com a opção correta.
R. Programas de acompanhamento sócioeconômico.
"Tem como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada". A frase acima refere-se ao:
R. Programa de acompanhamento biológico
Assim, podemos definir o consumo sustentável como o uso dos recursos naturais para satisfazer as necessidades pessoais sem o comprometimento das necessidades das gerações futuras. Isso é o saber usar para nunca faltar. Sabendo que o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes:
R. Utilitário, de Comunicação e Psicológico
Vários são os problemas ambientais que afetam o planeta. Assinale a opção FALSA:
R. a conservação da camada de ozônio
Os problemas ambientais que afetam mais diretamente os países são o desflorestamento, a erosão, a contaminação; no entanto, a interconexão dos elementos afetados, água, solo, atmosfera e espécies animais e vegetais faz com que, apesar dos impactos serem produzidos em uma área local, seus efeitos repercuta em âmbito global (Carabias&Arizpe, 1994 apud FUNIBER, 2009). Se analisarmos o trecho acima, veremos que todos os problemas citados de impactos ambientais estão relacionados com:
R. O consumo.
Consumir é necessário para a sobrevivência dos seres vivos. Todos os organismos consomem: Água, Nutrientes e Energia Porque: Há uma diferença significativa entre outras espécies de organismos vivos e o homem: O consumismo desenfreado e exagerado que não é somente para sobreviver no meio em que vive.
R. A primeira afirmativa é verdadeira e não justifica a segunda afirmativa.
Leia as AFIRMATIVAS abaixo:
I - O uso não consciente dos recursos naturais esgotáveis já estão gerando sérios problemas no mundo.
II - A sociedade moderna está cada vez mais consciente do impacto ambiental associado ao desenvolvimento.
III - O uso intensivo dos recursos naturais e a cada vez maior geração de resíduos representam, paradoxalmente, um desenvolvimento econômico infinito para as futuras gerações.
As afirmativas CORRETAS são:
R. I,II
Qual aspecto abaixo, não está relacionado com o consumo?
R. O valor relacionado a compra de imóveis
A expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais que a comunidade repassa às organizações induzem a novo posicionamento por parte dos empresários e executivos, em face  a essas questões, no qual o meio ambiente se torna:
R. poder de barganha
Para o desenvolvimento de um produto ou serviço, uma empresa necessita de diferentes recursos. Assinale, a seguir, a única alternativa que contém aqueles relacionados ao capital de criação pelas mãos humanas e o encontrado no meio ambiente, respectivamente.
R. Recursos manufaturados e recursos naturais
Podemos considerar as tecnologias como um motor propulsor da competição global das empresas. Neste sentido, analise as opções a seguir (Asserção e Razão).
I (ASSERÇÃO) - Os países desenvolvidos investem bastante em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias, e oferecerem produtos, cada vez mais sofisticados e com menos tempo de duração, consumindo grandes quantidades de recursos naturais.
PORQUE:
II (RAZÃO) - Novas formas de tecnologias sustentáveis são essenciais para o crescimento econômico de um país, já que o esgotamento de recursos naturais, pode significar um limite para o desenvolvimento.   Selecione a alternativa correta.
R. Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção
Segundo Miller Junior (2008), neste século de tecnologia, muitos analistas nos desafiam a dedicar mais atenção ao desenvolvimento econômico sustentável no que se refere ao meio ambiente. Esse tipo de desenvolvimento faz uso de prêmios econômicos para:
R. Incentivar formas benéficas e sustentáveis de crescimento econômico.
Quais são os três tipos de recursos usados para produzir mercadorias e serviços?
R. Naturais, humanos e manufaturados
Selecione a alternativa a seguir que NÃO pode ser considerada como um indicador de Ecoeficiência:
R. Ampliar o uso de combustível fóssil.
1. Segundo Funiber (2010), uma forma de medir o desenvolvimento é através de indicadores, os quais normalmente estão relacionados apenas com questões econômicas. Contudo, quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem ter de considerar as dimensões econômica, social e ambiental. Assim sendo, para Funiber (2010) quais são os indicadores da dimensão Social.
R. Participação, Equidade, Organização, Identidade Cultural, Desenvolvimento Institucional e Educação.
2. Explique o que é ecoeficiência, apontando seus indicadores com exemplos.
R. Ecoeficiencia é o maior rendimento por menos danos; seus indicadores são o menor uso de materiais e energia, menor produção de substancias toxicas, reaproveitamento. Como por exemplo eletrônicos com menor consumo de energia, e automóveis com menor produção de gases tóxicos.
3. O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório Os limites do crescimento, escrito por Jay Forrest e Dennis Meadows, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). O trabalho enfatiza que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Elaborado pelo Clube de Roma, esse relatório vendeu mais de 30 milhões de cópias em 30 idiomas, tornando-se o livro sobre meio ambiente mais vendido da história. O livro Tratava essencialmente de:
R. Problemas cruciais para o futuro desenvolvimento da humanidade. 
4. Muitas empresas têm adotado algumas condutas como: substituir as matérias primas virgens por matéria reciclada; reduzir o uso de energia elétrica; diminuir a toxicidade e aumentar a vida útil dos produtos, visando comprometer- se com um desempenho econômico e ambientalmente correto. Este conceito refere-se a:
R. Ecoeficiência.
5. A capacidade de um ecossistema retornar ao seu estado de equilíbrio dinâmico, após sofrer uma alteração ou agressão, está relacionada ao que chamamos de: 
R. Educação ambiental 
6.Educar para a sustentabilidade é uma proposta desafiadora, pois implica em criar condições para que as iniciativas educacionais sejam estratégicas na realização das mudanças necessárias para motivar os alunos cidadãos a agir com responsabilidade em direção às metas de sustentabilidade. Sobretudo, requer do professor o rompimento: Resposta: do ensino de dentro da sala de aula para ensinar no ambito natural

Outros materiais