Buscar

resumo do cap 2 e 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HENRIQUES. Antônio. Curso de Português Jurídico. Edição Editora, capitulo 2
Um dos temas com maior importância e que devemos dar destaque e a questão do sentido das palavras denotação e conotação  
A Denotação ocorre quando uma palavra e usada no seu sentido próprio ou literal, quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto da frase.
 Já a conotação pode dizer que e a linguagem figurada, a palavra pode ter vários significados dependendo do contexto da frase. 
A linguagem denotativa aparece de forma mais objetiva e comum, assim como no dicionário, sendo bem pratica e objetiva. Já a conotação tem como objetivo provocar emoções no receptor da mensagem, através da forma que e expressa e da afetividade que transmite. E uma linguagem mais utilizada em letras de músicas, em anúncios, mais também aparece bastante durante o nosso cotidiano.  .
 Na área do direito a questão dos sentidos das palavras desempenha fundamental importância visto que o mau uso das palavras pode tanto passar uma ideia oposta a pretendida como provocar uma desarmonia de pensamento. 
Também uma questão bastante relevante e que deve ser tratada e a dos tipos de vocabulários jurídicos que são três: unívocos, equívocos, análogos  .
Unívocas são os que contêm apenas um sentido. As   palavras unívocas   pertencem ao jargão do profissional do direito. 
Equivocas são os vocábulos plurissignificante, possuindo mais de um sentido e sendo identificados no contexto. 
Análogos são os que, não possuindo étimo comum, pertencem a uma mesma família ideológica, sendo sinônimos, apesar de distinções semânticas porque a sinonímia perfeita e inexistente. Nas palavras análogas são comumente conhecidas como palavras sinônimas. 
Outro fator e a polissemia que e a multiplicidade significativa de um mesmo significante. Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. Já a Homonímia são palavras que tem a mesma ortografia ou a mesma pronúncia, mas tem significados diferentes entre si. A confusão entre polissemia e homonímia é bastante comum. Podemos dizer que Quando a mesma palavra possui vários significados, estamos falando da polissemia. No entanto, quando duas ou mais palavras com origens e significados diferentes têm a mesma grafia e fonologia, estamos diante de uma homonímia. 
Também devemos ressaltar mais alguns pontos como as questões de sinônimos, parônimos arcaísmos, neologismos entre outros...  .
Basicamente Sinônimo é um adjetivo masculino que classifica uma palavra que, apesar de ser diferente, possui o mesmo significado (ou muito próximo) de outra. Os sinônimos são muito conhecidos e são usadas várias vezes durante o dia a dia ou mesmo em textos, sua principal função e a de evitar o repetiram mento de palavras muitas vezes, e bom lembrar que não existem sinônimos perfeitos (ou seja, nenhuma palavra e idêntica a outra, mas possuem significados similares), mas possuindo um bom conhecimento e possível transmitir a ideia que se deseja sem dificuldades. 
Já sobre os Parônimos denominam-se parônimas as palavras de sentido diverso, mas que se aproximam pela forma gráfica ou mesmo pelo som.  .
No caso dos parônimos as palavras não possuem significados parecidos, mas sim escrita e principalmente pronuncia quase idêntica. Devido a isto e preciso certo cuidado para evitar confusões principalmente para os profissionais de direito visto que um erro desses pode comprometer o trabalho do advogado e o entendimento do juiz e demais. Portanto e necessário até recorrer aos dicionários se precisa. 
Arcaísmos nada mais são que palavras, expressões, tipo de construção sintática que saíram de uso. Os arcaísmos foram utilizados no passado mais no presente não cumprem mais o proposito como antes então acaba por serem esquecidos. 
Os neologismos é o processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de designar novos objetos ou novos conceitos, ou seja, são as novas palavras e expressões que surgem com o passar do tempo dependendo do contexto histórico vivido assim pode se dizer. 
O latinismo e a Palavra ou construção própria da língua Latina, Ou seja, palavras que derivam do latim, ou seja, e o latim transformado. O latinismo Ainda e bem usado na área do direito  
Já sobre os campos semânticos e léxicos. Os campos semânticos constituem famílias ideológicas a eles cabe verificar se cada unidade membro da família ideológica possui suas particularidades, valem elucidar, traços mínimos de significação que os diferenciam dos demais. 
Já os campos léxicos são famílias de palavras que pertencem à mesma área de conhecimento ou domínio, apresentando relações de sentido entre si, e palavras cognatas, ou seja, palavras formadas por composição e derivação a partir de um mesmo radical. 
A linguagem jurídica em principio realmente pode apresentar algumas dificuldades para os operadores do direito devido sua complexidade, mas e de fundamental importância, pois a linguagem e um dos mais importantes instrumentos de trabalho dos profissionais da área jurídica.  Visto que e através dela que representamos nossas ideias, e manifestamos nossas intenções e para transmiti-las de forma precisa e correta e indispensável esses conhecimentos e o seu domínio mesmo que mínimo.  Além de que Com o domínio da linguagem jurídica se torna mais fácil escrever e argumentar com mais eloquência, Passando assim uma imagem melhor o que e muito importante na área do direito, não obstante o profissional do direito que não domina sua própria língua é desvalorizado pelos demais que veem os erros em seu trabalho. Sendo assim, é evidente que falar e escrever bem e corretamente é requisito fundamental para o sucesso profissional, não só na área do direito, mas em qualquer outra. 
Desta forma o domínio da linguagem e um requisito de fundamental importância para a qualificação do profissional da área jurídica. 
Josué Barclay Souza Cozete e Tiago arruda são acadêmicos do curso de Direito na Faculdade Mato Grosso do Sul

Outros materiais