Buscar

SIMULADO CC.docx

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402480769)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A RDC n0. 50/2002 reconhece que há características ambientais dos Estabelecimentos de Saúde que auxiliam nas estratégias contra transmissões de infecções hospitalares e estas se referem a localização do estabelecimento e ao zoneamento de seus ambientes funcionais, segundo sua sensibilidade de risco de transmissão. De acordo com o risco de contaminação, os ambientes hospitalares são classificados em três áreas: irrestrita, semi-restrita e restrita. Na área em que máscaras são exigidas, além da roupa privativa de Centro Cirúrgico; as técnicas de assepsia devem ser rigorosamente controladas e utilizadas, evitando contaminação do ambiente, denomina-se:
		
	
	a ( )Contaminada
	 
	b (x )Restrita
	
	d ( )Semi-restrita
	
	c ( )Irrestrita
	
	e ( )Infectada
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402481015)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O enfermeiro precisa garantir um ambiente propício para o desenvolvimento da assistência, envolvendo o meio ambiente físico e social no intuito de manter um ambiente seguro e de qualidade, provendo a unidade para mantê-la em pleno funcionamento. Vários são os aspectos do ambiente físico que estão implicados na assistência de enfermagem ao cliente submetido a um ato cirúrgico e que devem ser considerados pelo enfermeiro. Dentre eles, podemos citar:
		
	
	manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases.
	
	manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases.
	 
	planejamento estrutural com paredes monolíticas de cantos arredondados de superfície lisa e lavável; piso não poroso e de superfície lisa e de fácil limpeza;janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases; equipamentos móveis.
	
	planejamento estrutural; manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases.
	
	manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402481132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que tipo de gás é utilizado para melhorar a visualização das cavidades internas durante uma vídeo cirurgia.
		
	
	Oxigênio
	
	Ar comprimido
	
	Vácuo
	
	Óxido nitroso
	 
	Dióxido de carbono
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402480986)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Portaria nº 2.616/98 de 12/05/98 do M.S. as cirurgias são classificadas de acordo com o grau de contaminação. Uma cirurgia de apendicite supurada pode ser considerada do tipo:
		
	
	Potencialmente infectada.
	 
	Infectada.
	
	Contaminada.
	
	Limpa.
	
	Potencialmente contaminada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402481091)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Que tipo de diérese é utilizada para a realização da colposcopia.
		
	
	Incisão.
	 
	Dilatação
	
	Dissolução
	 
	Curetagem
	
	Dissecação
	1a Questão (Ref.: 201402480780)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A disposição do instrumental na mesa é a colocação dos instrumentos que devem seguir a mesma ordem usada na classificação dos mesmos:
		
	
	diérese; cirurgia propriamente dita; hemostasia; síntese;
	
	diérese; hemostasia; cirurgia propriamente dita; síntese
	
	diérese; preensão; hemostasia; cirurgia propriamente dita.
	 
	diérese; preensão; hemostasia; exposição; especial; síntese.
	
	hemostasia; cirurgia propriamente dita; exposição; síntese.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402480984)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A.P., 55 anos, após herniorrafia inguinal, ficou cerca de 12 horas sem urinar e começou a apresentar eliminação freqüente de pequena quantidade de urina, além de bexiga palpável e sensação de desconforto em abdome inferior. Considerando esse quadro clínico, a enfermeira da unidade cirúrgica prescreve: I. Favorecer a micção, permitindo a paciente urinar sentada. II. Estimular a micção por meio do barulho, visão da água corrente e irrigação do períneo com água morna. III. Realizar cateterização vesical de alívio. IV. Manter uso contínuo de fralda. No caso de A.P., a prescrição contida no item
		
	 
	III deve ser realizada apenas por prescrição médica.
	
	I é contraindicada no 1º pós-operatório.
	
	II não se aplica a esse quadro clínico.
	
	IV deve ser precedida da prescrição contida no item I.
	 
	III deve ser precedida das prescrições contidas nos itens I e II.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402481093)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: Um paciente foi admitido na unidade com diagnóstico de colecistite aguda. Ele deverá ser submetido ao seguinte tipo de cirurgia:
		
	
	Necessária;
	 
	Urgente;
	
	Eletiva;
	
	Emergência.
	
	Opcional;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402480905)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: Um jovem deu entrada em uma unidade de saúde e foi diagnosticado quadro de apendicite aguda. Os exames de sangue evidenciaram leucocitose com desvio e aumento importante do PRC, e o US abdominal com aumento importante do apêndice e pequena quantidade de líquido livre em fundo de saco posterior. O médico que esta realizando o atendimento ao paciente, comunicou à família a necessidade de intervenção cirúrgica laparoscópica o mais rápido possível, a fim de evitar maiores complicações. Classifique o procedimento quanto à urgência, potencial de contaminação, risco cardiológico, finalidade.
		
	 
	urgência, potencialmente contaminada, médio porte, curativa
	
	eletiva, limpa, pequeno porte, paliativa
	
	eletiva, potencialmente contaminada, pequeno porte, reparadora
	
	urgência, potencialmente contaminada, médio porte, diagnóstica
	 
	emergência, contaminada, grande porte, reconstrutora
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402481075)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As precauções-padrão consistem em um conjunto de medidas aplicadas no atendimento de todos os pacientes (independente do diagnóstico) e na manipulação dos equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação. Diante de um ato operatório em um paciente com diagnóstico de tuberculose respiratória, qual precaução deve ser adotada pela equipe durante o ato operatório e no processo de limpeza da sala cirúrgica?
		
	 
	Precaução com aerossóis, com uso de máscara de filtragem e vedação lateral para partículas menores que 5 micra;
	 
	Precauções para gotículas, com uso de máscara comum para partículas maiores que 5 micra;
	 
	Precaução de contato para os pacientes suspeitos de infecção por microorganismos epidemiologicamente importantes;
	 
	Precaução contato-gotículas, com uso de luvas e máscara comum para partículas menores que 5 micra.
	 
	Precauções com aerossóis, com uso de máscara de filtragem simples, com retenção de partículas maiores que 5 micra.
	1a Questão (Ref.: 201402480937)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Tempos cirúrgicos ou operatórios, são os procedimentosou manobras consecutivas realizadas pelo cirurgião desde o início até o término da cirurgia. Com relação aos tempos cirúrgicos ou operatórios, analise as afirmativas a seguir.
		
	 
	A utilização do instrumental cirúrgico é planejada em função do tipo de cirurgia e do tempo cirúrgico. As intervenções cirúrgicas se realizam em quatro tempos: Diérese, exérese, hemostasia e síntese, respectivamente, nesta sequência.
	 
	Hemostasia é um conjunto de manobras manuais ou instrumentais para dividir, separar ou cortar os tecidos através do bisturi, bisturi elétrico, tesoura, serra ou laser. Ex: (Bisturi, tesouras, trépano).
	 
	Diérese designa a compressão direta com os dedos, uso de pinças, bisturi elétrico (termocautério) ou sutura para prevenir, deter ou impedir o sangramento. Ex: (Kelly, Kocher, Rochester).
	 
	Síntese designa a etapa final da cirúrgica, aproximação das bordas da ferida operatória através de sutura, adesivos e/ou ataduras. agulha de sutura presa no porta-agulha.
	 
	Exérese é a remoção ou extirpação cirúrgica de órgãos ou de estruturas anatômicas, ou seja, o momento da cirurgia propriamente dita.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402480963)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao realizar uma colecistectomia videolaparoscópica, o tempo de duração cirúrgica foi de 3 horas. Baseado no tempo de duração dessa cirurgia a mesma será classificada em:
		
	
	Porte I
	
	Porte IV
	
	Porte III
	 
	Porte II
	
	Porte V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402480970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos riscos relacionados ao procedimento anestésico-cirúrgico, considera-se: I - Anestesia geral - relacionados às condições físicas do paciente, à cirurgia, as características dos fármacos utilizados na anestesia. II - Anestesia raquidiana - cefaleia pós-raquianestesia; retenção urinária; lesão das raízes nervosas; sintomas neurológicos transitórios; hipotensão; parada respiratória; hematoma espinhal; meningites sépticas; síndrome da cauda equina. III - Anestesia peridural - punção subaracnóide acidental; punção vascular com infusão do anestésico local em uma veia; retenção urinária; infecção local/ abcesso epidural; hematoma peridural; dor lombar. IV - Bloqueios - injeção acidental intravascular; superdose do anestésico local; lesão do nervo por uma agulha; compressão do nervo pelo volume de anestésico administrado. V - Anestesia local - hipotensão; bradicardia; pulso irregular; palidez; sudorese e arritmias, podendo ocorrer uma parada cardíaca; depressão respiratória; ansiedade; tontura e convulsões. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
		
	
	Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402481141)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à assistência de enfermagem durante o ato anestésico-cirúrgico, é correto afirmar que
		
	
	a anestesia peridural é realizada mediante a aplicação de anestésico no espaço subaracnoide, espaço que contém o líquido cefalorraquidiano.
	
	a anestesia geral é dividida em cinco fases: indução, inalação, administração, reversão e despertar.
	 
	a anestesia geral pode ser inalatória, intravenosa e balanceada.
	
	a anestesia regional compõe-se de bloqueio de plexos nervosos e anestesia local.
	
	para o procedimento anestésico o papel do enfermeiro restringe-se à previsão e provisão de materiais necessários à realização do procedimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402481090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com o objetivo de possibilitar o transcorrer do ato anestésico cirúrgico dentro de um ambiente seguro, confortável e asséptico, com menor risco de eventos adversos para o paciente e a equipe de saúde, é importante que cada membro da equipe tenha consciência de suas funções e as exerça com competência. Sobre as funções da equipe de enfermagem, assinale a correta:
		
	
	cabe ao técnico de enfermagem realizar sondagem vesical de demora ou de alívio, quando indicadas, e auxiliar a equipe cirúrgica em sua paramentação.
	
	compete ao técnico de enfermagem realizar plano de cuidados de enfermagem e supervisionar a continuidade da assistência prestada.
	 
	cabe ao enfermeiro recepcionar o paciente, conferir o correto preenchimento dos impressos, do prontuário, a identificação do paciente e os exames pertinentes ao ato operatório e, ainda, a inspeção física do paciente no momento da sua entrada na sala operatória.
	
	compete aos membros da equipe de enfermagem zelar pelas condições ambientais de segurança do paciente e da equipe multiprofissional e pelo correto manuseio dos equipamentos e dotar recursos humanos e materiais de condições para a realização do ato anestésico-cirúrgico.
	
	compete ao auxiliar de enfermagem preencher os impressos pertinentes ao prontuário do paciente e realizar plano de cuidados de enfermagem e supervisionar a continuidade da assistência prestada.
		
	1a Questão (Ref.: 201402480915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A URETEROLITOTRIPSIA poderá provocar alguns transtornos pós-operatórios imediato devido ao posicionamento do paciente, como: compressão que impede o retorno venoso em MMSS, limitação de movimentos torácico e interferência na respiração intercostal. Identifique em que posição o paciente foi colocado.
		
	 
	Jack-knife.
	
	Trendelembrurg reversa.
	
	Depage.
	
	Proclive.
	
	Sims.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402480970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos riscos relacionados ao procedimento anestésico-cirúrgico, considera-se: I - Anestesia geral - relacionados às condições físicas do paciente, à cirurgia, as características dos fármacos utilizados na anestesia. II - Anestesia raquidiana - cefaleia pós-raquianestesia; retenção urinária; lesão das raízes nervosas; sintomas neurológicos transitórios; hipotensão; parada respiratória; hematoma espinhal; meningites sépticas; síndrome da cauda equina. III - Anestesia peridural - punção subaracnóide acidental; punção vascular com infusão do anestésico local em uma veia; retenção urinária; infecção local/ abcesso epidural; hematoma peridural; dor lombar. IV - Bloqueios - injeção acidental intravascular; superdose do anestésico local; lesão do nervo por uma agulha; compressão do nervo pelo volume de anestésico administrado. V - Anestesia local - hipotensão; bradicardia; pulso irregular; palidez; sudorese e arritmias, podendo ocorrer uma parada cardíaca; depressão respiratória; ansiedade; tontura e convulsões. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
		
	
	Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402480675)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A assepsia cirúrgica previne a contaminação das feridas cirúrgicas. A rígida adesão a estes princípios pelos profissionais na sala de cirurgia é a base da prevenção das infecções em sítios cirúrgicos. São orientações básicas para manter a assepsia cirúrgica:
 I - Uma área da pele do paciente, maior que a região onde será realizada incisão cirúrgica, é limpa e recebe a aplicação de antimicrobiano.
II - A remoção dos pelos deverá ser realizada com maior antecedência.
III - Todos os suprimentos, materiais, campos, soluções em contato com a ferida cirúrgica e usados no campo estéril devem ser esterilizados.
IV - A equipe cirúrgica deve utilizar capotes, que são considerados estéreis,na frente do tórax até o nível do campo esterilizado, e as mangas a partir de 5 cm acima do cotovelo até a borda elástica. O movimento ao redor do campo esterilizado não deve causar contaminação do campo, devendo ser mantida a distância de, no mínimo, 30 cm para evitar a contaminação acidental.
V - As máscaras são utilizadas em todos os momentos na área restrita da sala de cirurgia, devidamente ajustadas para evitar ventilação pelas partes laterais.
Podemos afirmar que as ações corretas são:
		
	
	Somente I e IV.
	
	Somente III e IV.
	
	Somente I e II.
	
	Somente I, III e IV.
	 
	Somente I, III, IV e V.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402480876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às medidas de controle de infecção hospitalar, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) As medidas de precaução padrão devem ser seguidas para todos os pacientes, independente da suspeita de infecção. ( ) O paciente com uso de precauções respiratórias com gotículas deve manter-se isolado. ( ) O uso de luvas é um substituto efetivo para a lavagem das mãos e para o uso de álcool gel. ( ) O uso do álcool com fricção, como substituto da lavagem das mãos com água e sabão, pode ser indicado quando há sujidade aparente. ( ) Para casos de diarreia infecciosa, devem ser usadas medidas de precaução por contato. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
		
	 
	V, V, F, F, V.
	
	F, F, V, V, F.
	
	F, F, V, F, V.
	
	F, V, F, V, V.
	
	V, F, F, V, F.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402480822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Infecções pós-operatórias acometem a ferida cirúrgica e/ou a cavidade e órgãos operados e se apresentam clinicamente como processo inflamatório supurativo nestes locais. Os agentes etiológicos mais frequentes são E. aureus, Estafilococos coagulase-negativa e Estreptococos. Os de menor incidência são E. coli, P. aeruginosa, Enterococos e anaeróbios. De acordo com a classificação das feridas, analise. I. Limpas: operações eletivas, primariamente fechadas, e sem drenos. São feridas não-traumáticas e não infectadas, onde nenhum sinal inflamatório é encontrado. II. Potencialmente contaminadas: operações em que há abordagem do trato digestivo, respiratório, geniturinário e orofaringe em situações controladas e sem contaminação não usual. III. Contaminadas: feridas traumáticas recentes, abertas, contaminação grosseira durante cirurgia de trato digestivo, manipulação de via biliar ou geniturinária na presença de bile ou de urina infectadas, procedimentos em que ocorreram quebras maiores da técnica e é achada a inflamação, mas não secreção purulenta. IV. Infectadas: operações infectadas nas quais se encontra, durante a operação, secreção purulenta, tecidos desvitalizados, corpos estranhos, contaminação fecal ou trauma com atraso de tratamento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
		
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III, apenas.
	
	IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes