Buscar

Resumão em topicos em adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABORDAGEM CIENTÍFICA: TAYLOR; A atenção predominante se dava à análise detalhada na execução das tarefas; o tempo padrão de execução; os movimentos realizados durante o processo. Esse cuidado analítico permitia uma especialização do operário que constituía a chamada “Organização Racional do Trabalho” (ORT)
ABORDAGEM CLÁSSICA: enfatiza a estrutura organizacional, constituindo uma pirâmide inversa à forma piramidal da administração científica, sendo de cima para baixo (organização -> departamentos)
ABORDAGEM HUMANISTA: Ênfase nas pessoas. Relações dentro da empresa formais e informais. 
NEOCLÁSSICA: retomada dos conceitos da abordagem científica e clássica. As pessoas são importantes mas, não pode ser esquecido as tarefas e a estrutura.
ESTRUTURALISTA = TEORIA DA BUROCRACIA: WEBER; O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim. Mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. Baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.
COMPORTAMENTAL = BEHAVIORISTA: /princípios humanistas. Ênfase nas pessoas; Preocupação com o comportamento organizacional; Estudo do comportamento humano (motivação humana – teoria de Maslow). Todos os indivíduos possuem as mesmas necessidades e estas são hierarquizadas. Desenvolvimento organizacional que trabalha mudanças.
SITEMICA: LUDWIG BERTALANFFY. Não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade. Input (entrada), output (saída), feedback, objetivos, metas, estratégias, sistemas aberto e fechado.
CONTIGENCIAL: não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo. Tudo depende. Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
POCCC: Fayol. Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar, Comandar.
PODC: Drucker. Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar.
PDCA: Deming – Ciclo da qualidade. Planejar, Desenvolver, Checar, Agir. Tem por objetivo a melhoria continua das etapas de um processo. Celeridade e aperfeiçoamento dos processos de uma empresa, identificando as causas de seus problemas e implementando soluções para os mesmos.
GLOBALIZAÇÃO: é o processo de integração mundial caracterizado pelo fluxo intenso de capitais, serviços, produtos e tecnologias entre os países, o que resulta num mundo interligado por transações econômicas que movimentam capitais volumosos. Ou seja, diz respeito a processos de um mundo cada vez mais interligado e sem fronteiras, onde pessoas tem acesso à informação em tempo real do que acontece em vários cantos do mundo. Como o próprio nome já diz é globalizar. A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos e grandes e atinge todos os setores da sociedade. Hoje em dia, as coisas mudam muito rápido, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado. Efeitos: Integração entre países; Diluição das fronteiras; Crescimento do comércio mundial; Crescimento e desenvolvimento da economia dos estados; Redução de custos; Aumento da desigualdade social e do desemprego.
TEORIA DO CAOS: Uma pqna mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Todos os acontecimentos do cotidiano são dinâmicos e estão expostos ao caos, e as interações positivas e negativas com este ambiente estão sempre acontecendo por isso é necessário conhecer estas várias possibilidades para assim poder preparar ou ao menos idealizar a melhor forma de tratar estas situações.
Empreendedor é aquele indivíduo que sabe identificar as oportunidades que aparecem e consegue transformá-las em um negócio lucrativo. Toma a iniciativa (isso é atitude) de empreender, de ter um negócio próprio, é criativo, inovador, arrojado e estabelece estratégias que vão desenhar o futuro de seu negócio. Estabelece metas, inicia projetos, controla resultados, visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento (isso é planejamento). O empreendedor é, em suma, o que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados e consumidos no mercado (isso é inovação). São essas as três virtudes que determinam a diferença entre empreendedor e empresário – ATITUDE-PLANEJAMENTO-INOVAÇÃO. A função do empreendedor é quebrar paradigmas, trabalhando uma ideia para torná-la um novo produto ou um novo serviço, que se constituirá em nova fonte de receita para sua empresa, ou seja, transformando sua ideia em inovação. O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza. Esse processo é o da inovação. Na realidade, esse novo produto ou serviço (inovação) é construído pela quebra do paradigma anterior e o empresário que age segundo esse princípio é, na verdade, um empreendedor. A inovação é uma característica associada ao empreendedor em sua essência e àquele que de fato busca se desenvolver como empreendedor. Na sociedade atual, poderíamos até dizer que o empreendedor sem a inovação não sobrevive, devido às mudanças econômicas e sociais do momento. Inovar significa não só buscar novas ideias de negócios, mas também identificar nos negócios já existentes as oportunidades de crescimento, sejam elas voltadas para a criação de novos produtos e serviços, seja com a mudança de processos e até mesmo com mudanças inovadoras na gestão dos negócios e de seus modelos. Inovação e empreendedorismo estão intimamente ligados e fazem parte das características de sucesso dos negócios atuais. O sucesso ou fracasso de um determinado negócio pode ser definido a partir da capacidade de inovação do empreendedor e da sua capacidade de se adaptar a tantas mudanças.
Competência: pode ser definida como uma mobiliação de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função.
Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Habilidade é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. 
CANVAS: representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização, dividido em 9 blocos. Trata-se de um modelo inovador dinâmico, de fácil elaboração e interpretação que auxilia empreendedores na criação de soluções para resolver problemas existentes, permitindo traçar planos de ação de acordo com a realidade da empresa. Representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização, dividido em 9 blocos. Trata-se de um modelo inovador dinâmico, de fácil elaboração e interpretação que auxilia empreendedores na criação de soluções para resolver problemas existentes, permitindo traçar planos de ação de acordo com a realidade da empresa. 
#1. Proposta de Valor: nesta parte são descritos as soluções que a empresa propõe a oferecer para resolver os problemas de seus clientes. Dentro da proposta de valor deve conter quais benefícios o produto/serviço oferece, qual o preço ofertado, quais são os diferenciais, devendo justificar o porquê os clientes comprariam de sua empresa e não de seus concorrentes.
#2. Segmentos de Clientes: na parte de segmentação de clientes é descrito o perfil do público alvo, quais são suas preferências, seus comportamentos, faixa etária, onde estão localizados, enfim, todas as informações necessárias que ajudarão a elaborar a projeção de vendas e se o empreendimento proporcionará lucratividade. #3. Relacionamento com o Consumidor: é a parte que apresenta como a empresa irá se relacionar com seus clientes, para estabelecer sua proposta de valor. Se será pelo atendimento online no caso se for um e-commerce, se será um atendimento pessoal através de um ponto de venda. Sempre levando em consideração a ótica do cliente, na maneira de como ele gostaria de entrar em contato com sua empresa.
#4. Canais de Distribuição: trata-se dos meios que serão estabelecidos a comunicação com os clientes,seja através das mídias sociais, anúncios patrocinados, publicidade e propaganda em veículos tradicionais como televisão, rádio, revistas e jornais. E como será feita a distribuição, pelos correios, empresa transportadora. Pode-se também descrever como será feito o pós venda e o serviço de atendimento ao consumidor.
#5. Atividades Chaves: dentro do espaço de atividades chaves é enumerada as tarefas que serão executadas para construir a proposta de valor. Como serão as etapas da linha de produção, no caso de uma indústria, ou como será resolvido o problema no caso de uma prestação de serviços.
#6. Recursos Chaves: definido as atividades chaves da empresa o próximo passo é descrever como serão executadas estas atividades, quais são as máquinas utilizadas, o número de pessoas contratadas para operacionalizar a produção, onde será alojado os maquinários e as pessoas para trabalhar, o quanto de investimento financeiro será necessário para investir em todos os recursos.
#7. Parceiros Chaves: como parcerias chaves deve ser descrito quais serão os principais fornecedores que ajudarão a empresa a oferecer sua proposta de valor. Um bom exemplo disso é a terceirização, muitas empresas tem a necessidade de terceirizar determinados serviços que não são sua atividade principal, como por exemplo, um escritório de contabilidade ou uma empresa de consultoria. As parcerias chaves ajudarão a empresa em suas estratégias e resultados. #8. Fluxo de Receita: é apresentado o quanto os clientes estarão dispostos a pagar pela proposta de valor oferecida pela empresa e quais serão as formas de pagamento, prazos, entre outros.
#9. Estrutura de Custos: toda a etapa de processo de uma empresa tem seus custos de produção e manutenção da atividade que devem ser descritos na estrutura de custos.Para facilitar o ideal é fazer a correta classificação entre os fixos e variáveis, de maneira que facilite a visualização dos custos mais caros de cada etapa, ajudando a observar se são menores ou maiores que o fluxo de receitas.
Conclusão
Como se pode observar os nove blocos do modelo Business Model Canvas são totalmente integrados o que facilita a visualização do ciclo de processos de uma empresa. Sua grande vantagem está em poder ter as mãos em qualquer tempo em uma simples folha de papel, a forma lógica de como uma empresa cria, entrega e captura valor. O Canvas é a construção de um modelo de negócios de uma forma simples, visual e dinâmica.
A ferramenta chamada de Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas), criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.
Ao fornecer uma visão holística e flexível do modelo de negócios, o Quadro auxilia os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando seu modelo de negócios para conquistar mais clientes e lucros.
Quatro etapas básicas compõem o Quadro: o que, quem, como e quanto. As quatro são divididas entre nove blocos (ou funções) que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, remoção e realocação das ideias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes