Buscar

Questionário Educação Ambiental I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Ed. Ambiental -Unid 
1 Pergunta 1 . 
Resposta Selecionada: d. ... a entender que da decisão de consumo delas depende a proteção da vida no planeta Terra, que elas têm que entender que precisam fazer sua parte. 
d. Resposta Correta:
 ... a entender que da decisão de consumo delas depende a proteção da vida no planeta Terra, que elas têm que entender que precisam fazer sua parte. Como educadores, devemos nos preocupar em realizar um trabalho de educação ambiental que promova reflexões acerca da problemática do consumismo e que cada um pode e deve contribuir. 
Pergunta 2 
 Resposta Selecionada: a. ... há uma preocupação com o “empoderamento” por parte do consumidor ao salientar a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos. 
a. Resposta Correta: 
... há uma preocupação com o “empoderamento” por parte do consumidor ao salientar a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos. Primeiramente, vamos recordar o significado de empoderamento: é a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais, com essa consciência ultrapassando a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma determinada realidade e possibilitando a aquisição de uma consciência coletiva necessária para a superação dessa realidade. O empoderamento é, em resumo, o exercício da cidadania no coletivo, isto é, as pessoas se enxergando e agindo como uma coletividade em prol de interesses comuns que beneficiem a sociedade como um todo. Com relação ao papel da educação ambiental crítica, é necessário que ela leve as pessoas/consumidores, em qualquer instância, a examinar atentamente suas escolhas em termos de consumo, salientando a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos. 
Pergunta 3 
Resposta Selecionada: a. Devemos trocar as lentes para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes, questionando conceitos e criando espaços para novas aprendizagens. 
a. Resposta Correta: 
 Devemos trocar as lentes para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes, questionando conceitos e criando espaços para novas aprendizagens. Muitas vezes estamos com nosso olhar fixo em determinado ponto, de forma que ficamos impedidos de aprender com o nosso entorno. Devemos ampliar nosso olhar para sermos questionadores e reflexivos. 
Pergunta 4 
 Ao estudarmos os impactos ambientais vimos que são alterações no meio ou em algum de seuscomponentes por determinada ação ou atividade, podendo produzir efeitos positivos e negativos. Qual alternativa abaixo está correta ao se referir aos problemas que o homem enfrenta como consequência dos impactos ambientais? 
Resposta Selecionada: a. Afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população. 
Resposta Correta: a. Afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população. Os problemas ambientais precisam ser observados de forma integrada, uma vez que as consequências dos impactos ambientais afetam diretamente o homem, não apenas economicamente, mas principalmente sua saúde. 
Pergunta 5 
 De acordo com sua leitura do livro-texto, por que é importante conhecer e estudar a história da educação ambiental? 
Resposta Selecionada: c. Porque, além de auxiliar na conscientização sobre a problemática ambiental e proporcionar um conhecimento global a respeito do assunto, ainda nos faz perceber que é possível a participação popular ativa no que diz respeito às intervenções políticas globais e locais
. c. Resposta Correta: Porque, além de auxiliar na conscientização sobre a problemática ambiental e proporcionar um conhecimento global a respeito do assunto, ainda nos faz perceber que é possível a participação popular ativa no que diz respeito às intervenções políticas globais e locais. De acordo com o texto, a história da educação ambiental, além de auxiliar na conscientização sobre a problemática ambiental e proporcionar o conhecimento global sobre o assunto, ainda nos faz perceber que é possível reverter vários problemas ambientais causados pelo homem por meio da participação popular ativa no que diz respeito a intervenções políticas globais e locais. 
Pergunta 6 
 Em 1968 foi criado o Clube de Roma, na Itália, fundado pelo industrial Aurélio Peccei, top manager da Fiat e da Olivetti, e pelo cientista escocês Alexander king. Tomavam parte nele cientistas, políticos e industriais para discutir problemas relacionados ao consumo, às reservas de recursos naturais não renováveis e ao crescimento da população mundial até o século XXI. Os principais problemas detectados por eles, publicados no relatório que chamaram de Limites do Crescimento, foram: 
( ) A industrialização acelerada. 
( ) O rápido crescimento demográfico. 
( ) O esgotamento de recursos não renováveis. 
Assinale com um V as afirmativas acima que considera verdadeiras e com um F as que considere falsas. Em seguida selecione a alternativa correta. 
Resposta Selecionada: a. V, V, V. 
Resposta Correta: a. V, V, V. 
A industrialização acelerada, o rápido crescimento demográfico e o esgotamento de recursos não renováveis formam os três principais problemas detectados pelos estudos e pesquisas empreendidos pelo Clube de Roma em relação à deterioração do meio ambiente. 
Pergunta 7 
Leia com atenção as três afirmativas a seguir que tratam da história da EA no Brasil. 0
 I – A Constituição de 1988 incluiu a EA como direito de todos e dever do Estado no capítulo sobre meio ambiente. 
II – Em 1997 foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, em que o assunto meio ambiente foi incluído como tema transversal. 
III – O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, que teve como prioridade definir o marco político pedagógico da EA, foi elaborado durante a RIO-92. 
 Selecione a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). 
Resposta Selecionada: c. I, II e III. 
Resposta Correta: c. I, II e III. Todas as ações políticas citadas nas afirmativas foram realizadas no Brasil. 
Pergunta 8 
Por que no ano de 1968, entrando na década de 1970, o Brasil abriu suas portas para as indústrias com potencial poluidor que haviam sido proibidas de operar em seus países de origem? 
Resposta Selecionada: b. Nessa época, o regime militar ganhava força com um modelo econômico que privilegiava as relações capitalistas de produção. Além disso, os tecnocratas visavam a um Brasil desenvolvido urbana e industrialmente, de modo que isso acelerasse o processo de modernização do mercado financeiro. Foram essas as razões pelas quais os detentores do poder à época abriram as portas do país para as indústrias de potencial poluidor. Esse foi o começo da história da degradação ambiental por aqui. 
b. Resposta Correta: Nessa época, o regime militar ganhava força com um modelo econômico que privilegiava as relações capitalistas de produção. Além disso, os tecnocratas visavam a um Brasil desenvolvido urbana e industrialmente, de modo que isso acelerasse o processo de modernização do mercado financeiro. Foram essas as razões pelas quais os detentores do poder à época abriram as portas do país para as indústrias de potencial poluidor. Esse foi o começo da história da degradação ambiental por aqui. 
Feedback da resposta: Nessa época, o regime militar ganhava força com um modelo econômico que privilegiava as relações capitalistas de produção. O “milagre econômico” vivido pelo país nesse período visava a um crescimento que se voltava prioritariamente para a economia. Além disso, os tecnocratas visavam a um Brasil desenvolvido urbana e industrialmente, de modo que isso acelerasse o processo de modernização do mercado financeiro. Assim, eles abriram as portas do país para as indústriasde potencial poluidor consolidando o começo da história da degradação ambiental por aqui. Nessa época em que o crescimento econômico brasileiro foi acentuado, paradoxalmente aumentoua concentração de renda e a pobreza.
 
 Pergunta 9
 Segundo dados históricos, civilizações que existiram nas mais diferentes épocas, para assegurar sua sobrevivência e a das gerações subsequentes, procuraram acumular riquezas utilizando-se acentuadamente dos recursos naturais a sua volta. Segundo Pedrini (1997), qual a principal consequência de tal atitude?
 
 os homens praticamente extinguiram alguns recursos que poderiam ser renováveis. Segundo ele, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados.
 
 Resposta Selecionada:
 a. Os homens praticamente extinguiram alguns recursos que seriam renováveis. Conforme Pedrini, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente interrelacionados.
 
a. Resposta Correta:
Os homens praticamente extinguiram alguns recursos que seriam renováveis. Conforme Pedrini, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente interrelacionados. Segundo Pedrini, os homens praticamente extinguiram alguns recursos que poderiam ser renováveis. Segundo ele, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados.
 
 Pergunta 10
 Silva discorre sobre a educação ambiental a partir de três concepções: a conservadora, a pragmática e a crítica. O que é educação ambiental conservadora segundo Silva (2008)?
 Resposta Selecionada: d.
 
 Nela são apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, o primeiro sendo apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
 d.
 
 Resposta Correta:
 
 Nela são apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, o primeiro sendo apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas. A concepção da educação ambiental conservadora tem origem nas práticas ambientalistas que se baseavam em um ideário romântico, o qual inspirou os movimentos preservasionistas do final do século XIX, que davam ênfase à proteção do mundo natural.
 5/6
 
 
 
 18/05/13
 
 Blackboard Learn
 
 Para Silva, a educação ambiental conservadora discorre sobre os problemas ambientais mais aparentes, desprezando as causas mais profundas, ou seja, as questões que envolvem conflitos não são abordadas; ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o meio ambiente, o primeiro sendo apresentado como destruidor; as questões sociais e políticas praticamente não são abordadas; todos são igualmente responsáveis pelos problemas e pela qualidade ambiental.

Outros materiais