Buscar

TrabalhoEntregue 6701735

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Civil
Caso Concreto 8
Otavio e Thalita emprestaram de Pedro um imóvel para fins residenciais por três anos. Durante o tempo que passaram no apartamento, Otavio e Thalita consertaram algumas infiltrações, colocaram um forno a lenha daqueles inamovíveis, e aplicaram papel de parede em todos os quartos. Findo o prazo do contrato, Otavio e Thalita foram notificados para deixar o bem.
Nesse caso, e conforme a disciplina jurídica dos bens no Código Civil, responda: 
A) Classifique cada espécie de bem acessório que aparece no comando da questão. Justifique a sua resposta.
Conserto da Infiltração- Benfeitoria necessária pois foi realização para que o bem principal não se destruísse.
Forno a Lenha- Útil pois trouxe uma ultilidade maior ao bem
Papel de Parede- Voluptuária pois não houve nenhuma necessidade em coloca-lo, só foi colocado para trazer satisfação aos moradores. 
B) O que Otávio e Talita podem fazer com os bens acessórios identificados no item anterior? Cabe direito de retenção? Justifique a sua resposta.
No caso da benfeitoria necessária (infiltração), gera direito de retenção, no caso da benfeitoria útil, só irá gerar se os donos do imóvel tivessem autorizado, já no caso da benfeitoria voluptuária, não gerará direito de retenção
Questão objetiva
 (OAB - XVI EXAME UNIFICADO/2015) O prédio que abrigava a Biblioteca Pública do Município de Molhadinho foi parcialmente destruído em um incêndio, que arruinou quase metade do acervo e prejudicou gravemente a estrutura do prédio. Os livros restantes já foram transferidos para uma nova sede. O Prefeito de Molhadinho pretende alienar o prédio antigo, ainda cheio de entulho e escombros. Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta.
c) É possível a alienação do antigo prédio da biblioteca, por se tratar de bem público dominical.

Outros materiais