Buscar

TRABALHO ADM E MERCADO DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
O contexto para a formação do administrador no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de 40. A partir desse período, acentua-se a  e a necessidade mão-de-obra qualificada e, consequentemente, da profissionalização do ensino de Administração, porém a profissão de administrador só foi regulamentada na data de 9 de setembro de 1965 onde hoje se comemoramos o dia do administrador.
O ensino de Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país, marcado por momentos históricos distintos um deles foi pelo governo de Getúlio Vargas, representativos do projeto "autônomo", de caráter nacionalista, isto foi um ponto positivo para a profissão de administrador. Em uma época de complexidades, com as mudanças nos dias de hoje a administração se tornou uma das mais importantes na área de atuação nas organizações.
O ADMINISTRADOR
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo o tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção, déficit orçamentário.
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.
O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é como podemos ver são para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo. Aproximadamente 2 milhões de estudantes formam-se por ano, e não há vagas formais para absorvê-los. Ainda existe a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA e conseguem emprego em Administração. Apesar disso, o mercado de trabalho para administradores no Brasil está crescendo junto com a economia.
 Como em qualquer área o docente preciso se destacar entre os demais, pois o mercado de trabalho é acirrado e o número de formando cresceu de 33 mil anuais para 80 mil, mas o mercado de trabalho quer o melhor dos melhores profissionais não tem espaço para pessoas pessimistas e desanimada e sim pessoas determinadas atingir além da meta estabelecida, pessoas que buscam sempre ter o melhor potencial para conquista esse mercado tão competitivo.
Pelo projeto de lei a profissão de administrador ganhou um piso salarial estimativa de 2.231,00(isso varia com o a posição que vai ocupar) tento aumento de no mínimo 9% ao ano sendo um profissão que exigi tamanha responsabilidade obter um piso salarial tão baixo no meu haver profissional.
Por tanto devemos buscar reconhecimento no mercado e lutar por mais exigência no CRA para ocupação do cargo de administrador nas organizações, pois obetém leque de oportunidades e cada vez mais crescendo o número de formados em ADM no país como consequência deveria ter direito a um espaço maior nas leis que nos abrangem perante a profissão.

Outros materiais