Buscar

RELATÓRIO 3 - ELEMENTOS OHMICOS E NÃO OHMICOS

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Título: ELEMENTOS OHMICOS E NÃO OHMICOS
Ana Luisa de Macedo Gatto
Física Experimental
Engenharia Civil
1. Objetivo: Verificar se o comportamento de fios metálicos obedecem “sempre” a lei de Ohm.
2. Introdução: O funcionamento dos aparelhos eletrônicos necessita de resistores. Estes podem apresentar resistência constante e desta forma são chamados de resistores ôhmicos. Quando agrupados podem ser associados em série ou em paralelo. O circuito elétrico precisa de um elemento que forneça energia ao sistema. Este equipamento é chamado de bateria ou gerador e apresenta uma diferença de potencial (ddp). 
3. Metodologia: Em sala de aula foram realizados testes utilizando um fio e uma lâmpada para se fazer uma comparação entre seus gráficos e determinar se são ou não elementos ôhmicos. Os sistemas foram montados de acordo com o sistema representado abaixo:
4. Resultados: Os resultados obtidos são os representados abaixo:
5. Discussão: A Lei de Ohm estabelece que quando se aplica uma diferença de potencial elétrico (ddp) em um condutor, uma corrente elétrica passa a percorrê-lo. Nos metais e em alguns outros materiais a intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à ddp entre seus terminais Os condutores que se comportam dessa forma são denominados ôhmicos. Se a temperatura for constante num determinado intervalo a ddp e a intensidade da corrente serão proporcionais, gerando assim uma função linear do tipo, y = ax + b, e determinando que esse elemento é ôhmico. 
A TEMPERATURA INFLUENCIA MUITO NA RESISTIVIDADE.
6. Conclusão: Observando os gráficos, podemos perceber que o gráfico do resistor se aproxima muito de um gráfico linear o que caracteriza o mesmo como um elemento ôhmico. Já o gráfico da lâmpada, está longe de ser uma reta e isso a caracteriza como um elemento não ôhmico.

Outros materiais

Perguntas Recentes