Buscar

Impugnação à Execução web 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 30ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP. 
Distribuição por dependência ao processo Nº... 
		ZÍLIO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da identidade n°..., inscrito no CPF n °..., residente e domiciliado à Rua…, nº …, CEP …, bairro …, São Paulo-SP, vem por seu advogado, com procuração anexa nos autos, com endereço profissional na Rua ..., bairro..., cidade..., Estado..., que indica para os fins do artigo 106, inciso I do CPC, com fundamento no artigo 305 e seguintes do CPC, propor
				IMPUGNAÇÃO À EXECUÇÃO 
pelo rito especial, em face de DEUSTÊMIO, já qualificado nos autos, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I - DA PRELIMINAR DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA DE JUÍZO 
		Conforme o art.301, inciso I do CPC e o art.113, §2º do CPC, a Justiça Estadual é absolutamente incompetente para a execução fundada em sentença estrangeira homologada pelo STJ, sendo a Justiça Federal o juízo competente para julgar a Ação de Execução baseada em título judicial de sentença estrangeira, devendo ser remetido os autos ao juízo correto, determinado pelo art.109, inciso X, CRFB/88.
II – DOS FATOS 
		O Impugnante possui relação jurídica de credor/devedor com o Impugnado, o que foi determinado por sentença estrangeira, devidamente homologada perante o Superior Tribunal de Justiça, onde o Impugnante é condenado a pagar valor em dinheiro determinado na sentença, porém houve a impossibilidade, devido a circunstâncias de escassez financeira, de quitar seus débitos perante o Impugnado. 
		O Impugnado, de forma equivocada, ajuizou a Ação de Execução na Justiça Estadual, além de penhorar bem de terceiro, tendo em vista que o automóvel objeto da penhora, é de propriedade da empresa em que o Impugnante trabalha, estando na sua posse para exercício da profissão, conforme documentação anexa aos autos. Além do mais, os cálculos elaborados pelo credor estão em desconformidade com o disposto na sentença. 
III – DOS FUNDAMENTOS 
III.I - DA PENHORA INCORRETA
		No caso presente, tendo em vista o art. 475, L, III do CPC, de forma equivocada, sem os devidos cuidados próprios das medidas judiciais, a penhora foi realizada sobre bem de pessoa diversa da relação jurídica presente, o bem de terceiro, estava em posse do Impugnante, devido a uma relação de emprego entre o Impugnante e o terceiro prejudicado. Fato ocorrido pela ingerência do Impugnado em verificar, pelos registros competentes, a propriedade do bem indicado à penhora. 
III.II - DO EXCESSO DE EXECUÇÃO
		O valor indicado na planilha de cálculos apresentada na Ação de Execução, diverge para maior, o valor constante na sentença estrangeira homologada. Desta forma, de acordo com o art.475, L, V do CPC a penhora encontra-se indevida de acordo com valor. A planilha atualizada e de acordo com o valor em que o Impugnante foi condenado está anexada aos autos.
III.III - DA ATRIBUIÇÃO DO EFEITO SUSPENSIVO
		Tendo em vista a relevância dos fundamentos, na Ação de Execução conforme o art.475, M do CPC, deverá ser atribuído efeito suspensivo da execução do automóvel acima citado, pois o prosseguimento da Execução poderá causar ao Impugnante e ao terceiro envolvido equivocadamente grave dano de difícil ou incerta reparação, visto que o bem objeto da Execução, se trata de automóvel para fins da atividade profissional do Impugnante e o seu meio de aferir renda.
III.IV DA GARANTIA DO JUÍZO
		Sendo a garantia do juízo um dos requisitos para a admissibilidade da presente Impugnação, embora a penhora seja incorreta, está de acordo o requisito da garantia do juízo, conforme o art. 475, J, §1º do CPC. 
IV- DOS PEDIDOS 
		Diante do exposto, requer-se: 
	que a impugnação seja recebida no efeito suspensivo;
	a intimação do Impugnado;
	o acolhimento da incompetência absoluta de juízo, remetendo -se os autos à Justiça Federal;
	no mérito, o reconhecimento da penhora incorreta e do excesso de execução, com a consequente desconstituição da penhora e modificação do valor da causa; 
	a condenação do Impugnado ao ônus da sucumbência.
V- DAS PROVAS 
		O Impugnante demostra os fatos alegados através de prova documental anexa. 
Nestes Termos, 
Pede deferimento. 
Local, data. 
_______________
Advogado 
OAB/UF n.º...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais