Buscar

RESUMO epistemico av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Podemos dizer que a psicologia começou surgir com os primeiros filósofos gregos, ao questionarem a sua realidade, o que levou o homem olhar para si e questionar a sua própria realidade e a de tudo a sua volta. No entanto podemos dizer que a psicologia é um tipo de “sui generis”, única, pois seus estudos não são baseados no que se pode chamar de mesmo “modelo epistêmico”.
Na maioria das ciências os estudos por, mas que utilizem diferentes métodos e bases pensamentos, o objeto de estudo é sempre o mesmo e com funções básicas e nomenclatura aprovada por todos os pesquisadores, ou seja, não a discordância referente ao objeto que esta sendo estudado. O que não acontece na maioria das vezes com a psicologia, que é uma ciência com varias identidades (abordagens), o que dependendo do seguimento da psicologia que se baseia pode se mudar drasticamente a forma como vemos uma situação ou como interpretamos o mundo a nossa volta. Um das coisas mas questionada referente a psicologia é necessidade de uma coesão epistemológica referente ao seu objeto de estudo, pois se julga que a falta desta unidade limite os alcance dos seus conhecimentos. A principio a psicologia toma como base o modelo da Física, como adjetivos “materialismo” e “mecanismo”. Logicamente muito previamente esse como podemos chamar empréstimo epistêmico entre psicologia e física, torna-se insuficiente para aborda tudo que a psicologia se propõem, assim também seus estudiosos buscam apoia-se em modelos epistemológico da química, biologia e ate da computação, chegando a comparar o cérebro ao hardware do computador e a mente seria os softwares que são processados nesse “nessa máquina”.
Com todos esses empréstimos epistemológicos o que se pode observar é que, ao que se propõem a ciência da psicologia é o estudo da psique humana, e nenhum modelo epistêmico que se proponha a estuda matérias inanimado nunca será suficiente para alcançar a complexidade da “maquina humana”. Pois dependendo em que paradigmas e ideologias que nos basearmos mudará completamente nossa visão de homem e de mundo, faz necessária a continua busca por um modelo epistêmico que contemple a grandeza da psique do homem.