Buscar

TRABALHOS GENÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHOS GENÉTICA
PROFESSOR KILDERE CANUTO
ALUNO ALLISON CITTADIN FRANCIONI
- Defina Crossing Over e quais as consequências deste fenômeno:
Crossing Over é a designação atribuída à troca de segmentos entre cromatídios de cromossomas homólogos. Depois da replicação de DNA, os cromatídeos irmãos resultantes permanecem associados pelos seus centrómeros durante a prófase da primeira divisão meiótica. A recombinação homologa tem assim como consequências a indução de variabilidade genética e a promoção em células eucarióticas de uma ligação transiente entre cromatídeos que promove por sua vez a segregação organizada de cromossomas na primeira divisão celular meiótica. A recombinação homologa pode também contribuir para a reparação de vários tipos de danos no DNA.
- Descreva de forma resumida a espermatogênese e a ovogênese:
A espermatogênese, processo de formação dos espermatozoides, ocorre em três etapas principais: o período de multiplicação, o período de crescimento e o período de maturação. No processo de espermatogênese, que ocorre nos testículos, são formados os gametas masculinos denominados de espermatozoides.
O processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.
- Pesquisar sobre duas doenças genéticas adquiridas por erros na meiose I ou II:
Síndrone de Down: É a trissomia do cromossoma 21.A sindrome de Down é a forma mais frequente de atraso de desenvolvimento intelectual causada por uma alteração cromossómica microscópicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenótipos bem definidos. Podem acontecer por quatro fatores um deles erro na divisão meiótica, Nestes casos os pacientes apresentam em todas as suas células 47 cromossomas e não 46, e o cromossoma extra é do par 21. Ocorre por acidente genético, mais precisamente, um erro na divisão meiótica por parte do gâmeta da mãe.. O factor de risco conhecido que mais se associa a este acidente é a idade materna elevada (idade maior que 35 anos).
Síndrome de Klinefelter ( 47,XXY): Metade dos casos resulta de erros na meiose I paterna, um terço de erros na meiose I materna e os demais de erros na meiose II ou de um erro mitótico pós-zigótico levando a mosaico. A idade da mãe é elevada nos casos associados a erros na meiose I materna, mas não nos outros casos (JACOBS et al., 1988).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes