Buscar

Um estudo observacional sobre as interações de crianças

Prévia do material em texto

Um estudo observacional sobre as interações de crianças/ adolescentes com deficiência intelectual no ensino regular
Resumo
 Interessante que há pouca diferença nos tipos de interações apresentadas pelas e crianças e adolescentes com e sem deficiência intelectual, baixo índice de resistência a colegas em condições diferentes ou de deficiência. 
 O método utilizado é de observação naturalística para avaliar quais as características das interações dentro e fora do ambiente escolar. Os dados observacionais são registrados em protocolos com pré definições categóricas descritos e analisados quanti e qualitivamente. 
 Nota-se dois modelos distintos de classificações da normalidade do sujeito, onde para a medicina a não normalidade se refere a presença de patologia que acomete este sujeito estando ele em desvantagem com relação aos demais. Ao passo que o modelo social busca a interação desse individuo com uma sociedade organizada (CARVALHO, 2008).
 Até o éculo XVIII os portadores da deficiência intelectual deveriam ser excluídos da sociedade e mantidos em localidades distantes (ARANHA, 2001).
 Na década de 1960 foi implantando nas escolas em modelo de educação inclusiva sendo este um processo de transformação teórica e das práticas da Educação Especial (GLAT, FONTES E PLETSCH, 2006), passando o atendimento educacional dos sujeitos com deficiências sendo efetivado em classes especiais nas escolas regulares, havendo assim a inclusão social das crianças e adolescentes com alguma deficiências intelectual, sendo os mesmos atendidos em suas necessidades, no encontro com outras pessoas (VIGOTSKI, 1994).
 
Métodos de Observação em Psicologia 
Docente: Mariana Carvalho
Acadêmica: Phabiana Souza da Silva Siqueira

Continue navegando