AULA 10
2 pág.

AULA 10

Disciplina:Administração Aplicada à Engenharia37 materiais128 seguidores
Pré-visualização1 página
AULA 10

	Sua função é supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização. Esta atividade cuida da preparação de relatórios gerenciais internos, de demonstrações financeiras e da administração de assuntos fiscais. Este conceito refere-se a:

	
	auditoria contábil.

	
	finanças.

	
	economia.

	 
	auditoria financeira.

	 
	controladoria.

	

	A análise e controle da situação e do desempenho financeiro da organização é função das demonstrações financeiras, que são úteis para:

	
	Bolsa de Valores

	 
	órgãos reguladores, credores, investidores, acionistas e instituições financeiras;

	
	acionistas;

	
	o Estado e acionistas;

	
	acionistas e controller;

	

	Um Diagnóstico Financeiro sobre a organização corresponde a uma análise do desempenho e do comportamento histórico da sua situação econômico-financeira. Para efetuar com eficácia essa atividade o administrador se baseia em um dos documentos listados a seguir. Marque a opção correta.

	
	Níveis de investimentos.

	
	Operações contábeis.

	 
	Orçamentos plurianuais.

	 
	Demonstrações financeiras.

	
	Captações financeiras.

	

	Para o alcance dos objetivos organizacionais é necessária a administração segura e eficiente dos recursos financeiros. No contexto empresarial, o administrador financeiro possui algumas funções típicas- dentre elas, a análise, o planejamento e o controle financeiro, e que é representada pelas seguintes ações:

	
	Gerir as atividades financeiras que se relacionam ao capital de giro, como a administração de caixa e bancos, crédito e cobrança de dividas de fornecedores, pagamento dos compromissos da organização e outras atividades similares.

	
	Tomar decisões que definam o conjunto das fontes de recursos financeiros da organização, procurando estabelecer uma estrutura equilibrada em termos de liquidez, custo e risco financeiro.

	 
	Coordenar, monitorar e avaliar todas as ações e fluxos financeiros da organização através de orçamentos e relatórios financeiros.

	
	Tomar decisões que definam a melhor estrutura de ativos da empresa, analisando, avaliando e buscando estabelecer uma relação equilibrada entre o risco e o retorno dos investimentos.

	
	Analisar e avaliar as fontes de financiamento, bem como analisar e avaliar os projetos de investimentos de modo que possa manter o equilíbrio financeiro do negócio e o alcance de suas metas.

	

	A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Esses departamentos são:

	
	Departamento de pessoal, Marketing e contabilidade.

	 
	Controladoria, tesouraria e o planejamento financeiro.

	 
	Departamento de pessoal, folha de pagamento e contabilidade.

	
	Controladoria, contabilidade e departamento de pessoal.

	
	Departamento de pessoal, administração de materiais e contabilidade.

	

	Podemos dizer que em uma organização que estabelece uma política de decisões sobre o lucro líquido da empresa, definindo que parte desse lucro deve ser dividida entre os sócios e que parte do lucro deve ser reinvestida no negócio, trata-se de?

	
	Política de eficiência produtiva

	
	Política econômica financeira

	 
	Política de gestão de lucros

	 
	Política de dividendos

	
	Política de investimentos

	

	A área da administração financeira representa uma das mais importantes áreas gerenciais. Em especial, as decisões da administração financeira versam sobre:

	 
	decisões de planejamento financeiro, de investimento e financiamento.

	
	fluxo de caixa, orçamento e lucratividade

	
	 retorno sobre o investimento, retorno sobre o ativo e investimentos.

	
	risco e retorno, capital de giro e ponto de equilíbrio

	 
	 decisões operacionais, táticas e estratégicas

	

	A área de administração financeira é importante para a sustentabilidade de todas as organizações. O administrador financeiro toma decisões sobre investimentos, financiamentos, políticas de remuneração do capital dos investidores e outras decisões que podem causar forte impacto na empresa, tanto sob o aspecto positivo quanto negativo. É de suma importância para as organizações que desejam se perenizar no mercado uma sólida área de administração financeira, com profissionais experientes e equilibrados para exercerem seu importante papel na empresa.
Considerando os itens I, II e III, assinale a única alternativa correta:
 

	
	Somente o item I está correto.

	
	Somente o item II está correto.

	 
	Os itens I e III estão corretos.

	 
	Os itens I, II e III estão corretos.

	
	Os itens II e III estão corretos.