Buscar

Materiais e Civilizações Antigas

Prévia do material em texto

AULA 01
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
	 
	metal
	
	compósito
	
	polímero ou cerâmico
	
	metal ou compósito
	
	cerâmico ou compósito
	
	De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
	 
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
	
	Materiais cerâmicos, granulosos e polimeros
	
	Materiais metálicos, cítricos e poliméricos
	
	Apenas materiais poliméricos
	
	Somente materiais metálicos e cerâmicos
	
	Certamente um dos desafios do engenheiro projetista é determinar os materiais que estruturarão o que foi idealizado em seu projeto. Sabemos que esta tarefa está condicionada às propriedades físico-químicas dos materiais, como resistência mecânica, condutividade, resistência a corrosão etc. Com relação a classificação geral atual dos materiais adotada em Ciência dos Materiais, identifique a MENOS abrangente.
		
	
	Metálicos.
	 
	Fibras.
	
	Poliméricos.
	 
	Cerâmicos.
	
	Compósitos.
	
	A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
	 
	formação estrutural e geometria
	
	formatação e processamento
	
	somente a estrutura de formação
	 
	composição, estrutura e processamento
	
	todas as opções estão erradas
	
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
		
	 
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	
	A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era:
	
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	 
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se:
	
	não ser um material de fácil extração
	
	representar um alto custo
	 
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte
	
	o processo de produção ser ineficiente
	
	pela falta de mão-de-obra especializada
	
	Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
	
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	 
	Idade da Pedra / Idade do Cobre

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes