Buscar

AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

05
		Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
	
	
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	 
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
		Sobre o diagrama de transformação isotérmica é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Quanto maior o tempo menor a segurança da completa dissolução e do tamanho dos grãos.
	
	
	É obtido pelo processo de descarbonetação dos aços.
	
	
	A velocidade de resfriamento determina o tipo de microestrutura inicial da peça.
	
	 
	O tempo independe das dimensões da peça e da microestrutura desejada.
	
	 
	É obtido pelo resfriamento da austenita a temperaturas constantes e sua transformação determinada ao longo do tempo.
	
		No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
	
	
	
	Austenização
	
	
	Recristalização do Grão
	
	
	Normalização
	
	 
	Revenimento
	
	 
	Têmpera
	
		No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção:
	
	
	
	Normalização
	
	
	Forjamento
	
	 
	Recozimento
	
	
	Laminação
	
	
	Têmpera
	
		Observa-se que aços com alto teor de carbono possuem muita cementita e o recozimento não é suficiente para diminuir a sua dureza. Por este motivo, faz-e necessário a realização de um tratamento que transforma a cementita em pequenas esferas, diminuindo a dureza do aço. Qual o nome deste Tratamento Térmico ?
	
	
	 
	Martêmpera
	
	
	Encruamento
	
	 
	Esferoidização
	
	
	Recrsitalização
	
	
	Revenimento
	
		Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
	
	
	
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	
	
	Martensita com dureza igual a Austenita
	
	
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	
	 
	Perlita com dureza superior a Austenita
	
	 
	Martensita com dureza superior da Perlita
	
		O Tratamento Térmico viabiliza que uma peça seja tratada dentro de especificação técnica e a obtenção de propriedades importantes devido as microestruturas presentes na composição. UM material passando pelas curvas de início e fim de transformação, terá como produto final o microconstituinte:
	
	
	
	Marquensita
	
	
	Gipsita
	
	 
	Perlita
	
	
	Austenita
	
	 
	Sílica
	
		O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo:
	
	
	
	I, II e lV
	
	 
	III e IV
	
	 
	I, III e V
	
	
	II, III e IV
	
	
	Somente II

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes