Buscar

Tributos Nacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tributos Nacionais
Tributos Federais
IRPJ – Imposto de Renda Pessoas Jurídicas
Tributo federal cuja base de cálculo é o lucro real, presumido ou arbitrado, de acordo com o período de apuração. Vale lembrar que optantes do Simples Nacional possuem uma forma de arrecadação simplificada deste tributo (bem como de todos os outros).
De uma forma geral, a base de cálculo integra todos os ganhos e rendimentos de capital.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
Um tributo muito semelhante ao IRPJ, no que se refere à apuração e ao pagamento, que variam de acordo com o regime de tributação, ou seja, se é lucro real, presumido, arbitrado ou no Simples Nacional. O prazo de recolhimento é exatamente o mesmo que o do IRPJ — e sua fiscalização, por se tratar de um tributo federal, também compete a Receita Federal.
PIS/PASEP – Contribuição para os Programas de Integração e Formação do Patrimônio do Servidor Publico
Outro tributo federal e, portanto, também fiscalizado pela Receita Federal. O prazo de recolhimento, no entanto, é diferente dos apontados anteriormente: é realizado até o último dia útil da quinzena do mês seguinte.
Sua apuração é feita mensalmente, sobre o valor de faturamento mensal das empresas privadas, públicas, das sociedades de economia mista, cujo capital é dividido entre privado e público, e da folha de pagamento das entidades sem fins lucrativos. A alíquota dessa contribuição varia entre 0,65% e 1,65%.
Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Esse é outro importante tributo da união, que incide diretamente sobre o faturamento das empresas. Assim como o PIS/PASEP, possui apuração mensal, mas nesse caso as alíquotas variam entre 3 a 7,6%.
O prazo para recolhimento do Cofins é até o último dia útil da quinzena do mês seguinte.
INSS – Previdência Social
A alíquota do INSS varia entre 25,8 a 28,8%, e depende da atividade da empresa. Seu cálculo é feito em cima da folha salarial e, portanto, todas as empresas que possuem folha de pagamento evem recolher o INSS (Contribuição para Previdência Social).
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
Nosso último tributo federal e seu nome é autoexplicativo: incide sobre produtos industrializados nacionais e estrangeiros. A apuração é feita a cada dez dias e o recolhimento é feito até o 3º dia útil do decêndio subsequente, caso os produtos sejam os cigarros ou as bebidas, ou até o último dia útil do decêndio seguinte — para a produção de outros tipos de produtos.
Tributos Estaduais
ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal
O ICMS é um imposto estadual e incide sobre uma série de fatos geradores, como a circulação de mercadorias, serviços de transporte interestadual e intermunicipal, serviços de comunicações, entrada de mercadoria importada, fornecimento de mercadorias com a prestação de serviços e, por fim, nos casos de alimentação e bebidas por qualquer estabelecimento.
Como se trata de um tributo especial, cada ente da federação tem competência para instituir suas alíquotas, sendo que, em operações interestaduais, devemos utilizar a alíquota interestadual, definir em consócio entre os Estados.
Tributos Municipais
ISS – Imposto sobre Serviços
Por fim, temos o ISS, um imposto municipal. Ele atua sobre todos os prestadores de serviços, empresas e autônomos. Assim como no caso do ICMS, as suas alíquotas variam de acordo com a legislação de cada ente federativo (no caso, os municípios), e sua base de cálculo é o preço do serviço.
E você, ainda tem dúvidas com relação aos impostos que incidem sobre o transporte de cargas? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Outros materiais