Buscar

AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

07
		Para que o processo da corrosão seja realizado são necessários alguns fatores combinados, os quais influenciam diretamente na reação em questão, sendo a ocorrência dos mesmos: área nódica, área catódica, eletrólito e circuito metálico. Com relação a área nódica, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Área de transporte da corrente elétrica do anodo ao catodo.
	
	 
	Área onde ocorrerá reações de carbonificação do metal
	
	
	Área de corrosão microbiológica
	
	
	Área onde ocorrerá reações de redução
	
	 
	Área onde ocorrerá reações de oxidação do metal
	
		O conceito para um determinado material que descreve sobre: " É a deformação plástica que ocorre em materiais sujeitos as tensões constantes e temperaturas elevadas", está correto na alternativa:
	
	
	
	
	Corrosão
	
	
	Dúctil
	
	 
	Fluência
	
	
	Fadiga
	
	 
	Frágil
	
		A corrosão pode ser classificada de acordo com a origem como um fenômeno eletroquímico, químico ou mesmo microbiológico. Com relação a esta classificação, identifique a opção CORRETA.
	
	
	
	Na corrosão química, os microorganismos presentes na água e no ar promovem as diversas reações químicas baseado nas quais este tipo de corrosão é classificado.
	
	 
	Na corrosão química, o meio não é iônico e a corrosão se dá em material metálico/não metálico a temperaturas elevadas por gases ou vapores.
	
	 
	Na corrosão eletrolítica, os eletrólitos são responsáveis pela degradação do material, não havendo a presença de corrente elétrica.
	
	
	Na corrosão microbiológica, a presença de microorganismos inibe o processo de corrosão já em andamento.
	
	
	Na reação eletrolítica, a corrente elétrica se desenvolve através do meio gasoso que envolve o material em questão.
	
		Qual alternativa abaixo representa um processo normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes, que envolve duas etapas: formação de trinca e propagação?
	
	
	
	
	corrosão
	
	 
	fratura
	
	
	Fluência
	
	 
	Fadiga
	
	
	convergência
	
		O processo de fratura é normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes. Envolve duas etapas: formação de trinca e propagação. Quando o material se deforma pouco antes de fraturar e o processo de propagação de trinca pode ser muito veloz, dizemos que o tipo de fratura é:
	
	
	 
	por corrosão
	
	
	eletroquímica
	
	 
	frágil
	
	
	dúctil
	
	
	terciária
	
	
		O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
	
	
	
	
	Área Catódica
	
	 
	Área Anódica
	
	
	Área de Corrosão
	
	 
	Área do Eletrólito
	
	
	Área do Circuito Metálico
	
		Alguns aços resistentes à corrosão são suscetíveis à precipitação de carbonetos ao longo dos contornos de grãos, quando aquecidos em uma determinada faixa de temperaturas, entre 400 e 900 °C. Esse fenômeno pode provocar
	
	
	
	
	um tipo de corrosão localizada, causada pela ação de íons negativos de cloro, denominada corrosão por pites, ocorrendo somente nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	 
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis ferríticos.
	
	 
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
		A "fratura por fadiga" ocorre quando submetemos os materiais a esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar:
	
	
	
	
	A carbonetação é um tratamento superficial que confere menor dureza superficial ao aço e que pode ser utilizado para diminuir a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	Através do polimento superficial, não alteramos a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	 
	Quanto maior o valor médio da tensão aplicada ao componente, maior é a vida útil do mesmo.
	
	
	A maior parte das trincas que iniciam o processo de falha se origina no interior do material.
	
	 
	Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.

Outros materiais