Buscar

antropologia 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A partir do vídeo “Promessas de um novo mundo” aponte os principais pontos que indicam a intolerância religiosa na região do Oriente Médio. Faça uma relação com essa questão no Brasil e em especial na cidade do Rio de Janeiro.
	A religião no Oriente Médio é bastante diversificada, e essas diferenças religiosas têm provocado, ao longo dos anos, bastantes conflitos. A diversidade étnica e cultural entre os habitantes do Oriente Médio é enorme, fator responsável pelos conflitos naquela região. Um dos elementos diversificados é a religião, com crenças diferentes e disputa por territórios considerados sagrados.
	Já na primeira parte do vídeo Yarlo e Daniel pegam o ônibus e dizem sempre sentir medo, porque nunca se sabe a hora que podem ser surpreendidos com um ataque terrorista. Logo após o documentário mostra Sholomo, que diz se sentir seguro onde mora, porque Sadam Hussem não bombardearia a Cidade Antiga por ser considerada sagrada para ele também.
	Outra parte do vídeo uma das crianças diz que os árabes muitas vezes procuram briga; “Posso estar descendo a rua e ouvir um árabe me xingar”
	O Brasil, também formado pela união de diversas bases étnicas e culturais, consequentemente, também formado por várias religiões. Entretanto, nem essa diversidade, nem a liberdade religiosa garantida pela Constituição faz com que o país seja respeitoso com as diferentes crenças. 
	É notória a dificuldade que há no homem em aceitar o diferente, principalmente ao se tratar de algo tão pessoal como a religião. Prova disso é a presença da não aceitação das crenças alheias em diferentes regiões e momentos históricos, como no Império Romano antigo, com as perseguições aos cristãos, na Europa medieval, com as Cruzadas e no atual Oriente Médio, com os conflitos envolvendo o Estado Islâmico. Também pode-se comprovar a existência da intolerância religiosa pela frase popular “religião não se discute”, que propõe ignorar a temática para evitar os conflitos evidentes ao se tratar do assunto. 
Um caso recente foi dentro de uma escola pública em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Aluna do 6º ano no Colégio estadual Padre Manuel da Nóbrega, no bairro Brasilândia, a jovem Kethelyn Coelho, de 15 anos, que é praticante do candomblé, foi alvo de ofensas por parte de outros estudantes em sala de aula. Ao ouvir provocações como “gorda macumbeira” e “macumbeiros têm que morrer”, a vítima se levantou para discutir com os adolescentes e acabou sendo expulsa do recinto pela professora. O caso foi registrado na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo, em agosto desse ano.
	Percebemos no documentário “Promessas de um mundo novo” como as relações entre os povos são ideológicas, e o quanto uma maior consciência pode fazer com que algum dia esses conflitos diminuam. Se os povos se dessem ao menos a chance de se conhecer melhor, sem estarem carregados de preconceitos, passariam a enxergar suas histórias e se sensibilizariam, de modo que não veriam mais o outro como um simples rival, e sim como serem humanos, numa situação complicada, que precisa ser vista de outra forma, para que assim possa existir paz e respeito. 
ELIZABETH ZANELATO DOS SANTOS Direito - 1º período

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais