Buscar

A CRIANCA E SEU DESENHO oficina uneb[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A CRIANÇA E SEU DESENHO
*
*
O DESENHO
CONCEITO
O desenho, traz em seu conteúdo a expressão do sentir e pensar de um individuo. E na criança, tem o significado da expressão do seu desenvolvimento motor e aquisições do seu relacionamento com o meio social.
*
*
O significado do desenho
Para V. Lowenfeld (70), ...”desenhar, pintar ou construir, constituem um processo complexo em que a criança reune diversos elementos em sua experiência, para formar um novo e significativo todo. No processo de selecionar, interpretar e reformar esses elementos, a criança proporciona mais que um quadro...proporciona, parte de si própria, como PENSA, como SENTE, como VÊ”.
*
*
A interpretação do desenho
Posição do desenho – Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual. 
*
*
Dimensões do desenho -  Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva ou com falta de confiança. 
*
*
A interpretação do desenho
Traços do desenho -  Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva. 
A pressão do desenho - Uma boa preensão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá. 
*
*
As cores do desenho –
 O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; 
o amarelo, a curiosidade e alegria de viver;
 o laranja, necessidade de contato social e público, impaciência;
 o azul, a paz e a tranqüilidade;
 o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; 
o negro representa o inconsciente; 
 É necessário acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.  
*
*
Esses tipos de interpretações, são apenas uma pincelada dentro do grande mundo que é o desenho infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança é um mundo, assim como as regras de interpretação do desenho infantil. 
*
*
Evolução do desenho
O desenvolvimento progressivo do desenho implica em mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos. 
Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir, transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação. 
*
*
 A criança de 1 a 3 anos
 É a idade das famosas garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexe todo o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão. As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes. 
*
*
Características
ALGUMAS CARACTERISTICAS FAZEM PARTE DESSA ETAPA
Nessa etapa a COR, desempenha papel secundario; inicia a busca pela cor, quando dando nome as garatujas, o que não significa ainda conhecimento da cor, mas distinção de tons.
Quanto aos MATERIAIS, lápis cera, pequeno ou estaca, piloto; quanto a superfícies, os tamanhos A3, são os mais indicados; Tinta guache, com consistência razoável, usar papel na parede para facilitar a criatividade; massa de modelar.	
*
*
A criança de 3 a 4 anos
 Conquistou a forma e seus desenhos têm a intenção de reproduzir algo. Respeita melhor os limites do papel. 
Início do aparecimento das células. Inicio do desenho de um ser humano com pernas e braços.
*
*
Os movimentos circulares e longitudinais, convertem-se em formas reconhecíveis.
Geralmente, a primeira forma é exatamente, o esquema corporal.
Isso por que, essa é a representação que a criança tem de si mesma. 
*
*
Por volta dos 4 anos, as crianças já fazem formas reconhecíveis, embora não sejam alvos de análises significativas.
 
*
*
A Criança de 4 a 5 anos
 É uma fase de temas clássicos do desenho infantil: como paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais Varia no uso das cores, buscando um certo realismo. Figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como cabelos, pés e mãos. 
Inicio do aparecimento tênue da linha de base, céu e chão.
*
*
De 4 a 5 anos
Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, a emprestar características humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos.
Fase do desenho PRÉ- ESQUEMATISMO: fase pré-operatória, descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Os elementos são dispersos e não relacionados entre si. O uso das cores não tem relação com a realidade, depende do interesse emocional.
*
*
Criança de 5 a 6 anos
Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com começo, meio e fim. Figuras humanas aparecem vestidas. Grande atenção a detalhes como as cores. Os temas variam e o fato de não terem nada a ver com a vida dela são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.
*
*
Criança de 7 e 8 anos
 O esquematismo é a marca desta fase, em que surge também a noção de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criança já dão uma impressão de profundidade e distância. 
*
*
FASE DO ESQUEMATISMO: Fase das operações concretas (7 a 10 anos).Esquemas representativos, começa a construir formas diferenciadas para cada categoria de objeto, por exemplo descobre que pode fazer um pássaro com a leta "V". Uso da linha de base e descoberta da relação cor objeto. Já tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo.  
*
*
Crianças de 9 e 10 anos
Desenhos expressivos. Não contam só histórias, bem como refletem suas realidades.
Esquemas altamente individualizados , que dizem respeito a algo de importante para eles.
*
*
Crianças de 10 anos .....
REALISMO:  final das operações concretas . Consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Abandona a linha de base. As formas geométricas aparecem com apropriação e funcionalidade. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas diferenciando os sexos.
 
*
*
Análise psicológica
Quando solicitados para desenhar uma família qualquer e/ou uma família podem desenhar a família que gostariam de ter e fazem suas representações de famílias nucleares compostas por pai, mãe e um ou dois filhos. 
*
*
Ao produzir desenhos de família diferentes de sua realidade familiar, a criança pode estar expressando seus desejos internos de fazer parte de uma família como aquela desenhada por ela.
*
*
No imaginário infantil, o desejo de posse de bens materiais (uma boa casa, carro, moto, etc), pode ser representado através do desenho.
A desunião familiar pode ser representada por uma casa assim:
_MINHA CASA É TORTA. MEU PAI
 NÃO GOSTA DA MINHA MÃE!
*
*
A valorização da figura materna pode ser observada em algumas representações: mais detalhada que os demais integrantes do grupo familiar. 
*
*
Embora não haja regras fixas, há muito a ser observado no desenho. O exemplo da casinha, tão comum na temática infantil, por si só já é bastante rico. Casas feitas no ar, sem um chão, sem uma base,
podem representar essa falta de parâmetros ou de segurança da criança. 
*
*
Janelas e portas muito pequenas podem significar sua dificuldade de abertura e de contato com o mundo externo. Ou podem ter conotação de tristeza ou timidez. Uma grande variação de cores pode representar alegria e expansão. O telhado da casa costuma ser muito importante, pois simboliza o conteúdo de sonhos e fantasias. FIM!
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais