Buscar

INTERNACIONAL SEMANA 8 - resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 8
Em 2009, Maria foi nomeada depositária judicial de dois automóveis - marca Fiat  - (zero kilômetro) pelo juízo da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de São José dos Campos – SP). Em 2010, depois de não atender a ordem judicial de exibição dos veículos, Maria foi intimada pessoalmente para apresentá-los no prazo de 48, sob pena de prisão. Maria alega ter se confundido ao assinar o termo de penhora de depósito, já que à época não estava mais nos quadros da empresa proprietária dos carros penhorados. Diante da ameaça à sua liberdade de locomoção, Maria impetra habeas corpus alegando que a prisão civil do depositário infiel constitui violação aos direitos humanos, em especial à Convenção Americana de Direitos Humanos (art. 7º, 7) e ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (art. 11). A ordem é denegada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e, após os recursos cabíveis, o remédio passa a apreciação do STF. Com relação à questão acima colocada responda:
1)      Procede o argumento de Maria de que a prisão civil do depositário infiel viola Tratados de Direitos Humanos? Explique.
RESPOSTA: Sim. O Pacto de São José de Costa Rica foi ratificado pelo Brasil em 1991. Ao ratificá-lo, o Brasil estaria revogando o antigo Código Civil de 1916 em vigor com relação à prisão do depositário infiel. A lei posterior revoga lei anterior. No entanto, o Tratado conflitava com a Constituição Federal. Foi então criado o § 3º do art 5º da CF, através da EC/45. Ainda, assim, a cláusula pétrea foi alterada. Diante disso, o STF criou a Súmula Vinculante nº 25. 
2)      Como no Brasil se dá a relação entre o Direito Internacional e o direito interno? Explique e fundamente sua resposta.
RESPOSTA: Há Tratados recepcionados como emenda constitucional e outros como lei ordinária. 
Quando o Tratado for recepcionado como lei ordinária, isso permite eventual controle de constitucionalidade do tratado.
Nos casos do tratado recepcionado como lei ordinária que conflite com norma de direito interno (lei ordinária), aplica-se o princípio da intertemporalidade ou o princípio da especialidade.
Se ele foi recepcionado como emenda constitucional vai prevalecer o princípio da supremacia constitucional.
O tratado do portador de necessidades especiais e tratado do idoso foram recepcionados como emendas constitucionais.
3)      Qual o entendimento da jurisprudência a respeito do status dos tratados de direitos humanos na ordem jurídica brasileira. Fundamente. 
RESPOSTA: Se o procedimento foi votado por maioria simples, o entendimento é que foi recepcionado com o status de lei ordinária.
Se o procedimento foi votado por, no mínimo, 3/5 dos votos dos membros, em dois turnos, nas duas casas do congresso nacional e se o tratado for de direitos humanos o entendimento é de que foi recepcionado com status de emenda constitucional.
 
CASO CONCRETO 2
Em 2005 foi negociado um tratado de proteção ao meio ambiente entre 30 Estados numa Conferência realizada no Japão. O texto elaborado foi aprovado por um quorum de 3/5 dos presentes, como decido pelos Estados e expresso em cláusula incluída no texto. Em fase de assinatura, apenas 10 Estados assinaram o compromisso internacional por seus plenipotenciários habilitados, 5 apenas o rubricaram e os outros 15, manifestaram seu consentimento por representantes sem carta de plenos poderes. Decidiram os Estados pela prorrogação da fase de assinatura por 30 dias, ao fim dos quais o acordo deveria ser ratificado. Passados os 30 dias, as manifestações expressas por rubrica foram confirmadas, mas os Estados cujos representantes não portavam cartas de plenos poderes não apresentaram o exigido documento. O tratado foi ratificado pelos 30 Estados. Um Estado Y, que assinou e ratificou o acordo vai à Corte Internacional de Justiça pleitear a exclusão dos 5 Estados que não apresentaram carta de plenos poderes, alegando que não houve a assinatura e assim o tratado não teria efeitos com relação a eles. Procede a alegação do Estado Y? Justifique e fundamente sua resposta.
 RESPOSTA: Sim, pois é requisito essencial a habilitação dos agentes signatários. Apesar do prazo suplementar, os Estados não supriram a falta da representação, portanto, não se reconhece o representante sem a outorga dos plenos poderes.
1ª QUESTÃO OBJETIVA
 
A Constituição Federal estabelece que a União representará o Brasil nas relações internacionais. Por outro lado, também confere competência exclusiva ao Congresso Nacional para resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais. Nessa linha, no âmbito do Senado, quanto à tramitação, avalie as afirmativas a seguir: (FGV – Analista do Senado)
I. O ato internacional deverá ser acompanhado de cópia autenticada do texto em português e inglês, não sendo necessária mensagem de encaminhamento. ERRADO
II. O projeto será lido, publicado, distribuído em avulsos e remetido à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. CERTO
III. A Comissão receberá emendas no prazo de cinco dias a contar da distribuição dos avulsos. CERTO
IV. Após a apresentação das emendas, deve a Comissão opinar sobre o projeto no prazo improrrogável de quinze dias. ERRADO. 
V. Publicado o parecer e as emendas e distribuídos os avulsos, decorrido o interstício regimental, a matéria será incluída na ordem do dia. CERTO
Assinale:
(A) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
(B) se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.
(C) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
(D) se somente as afirmativas II, III e V estiverem corretas.
(E) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Outros materiais