Buscar

SEMANA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107 
Em reportagem constante em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteresse-por-politicaameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o apolitismo. 
Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de políticos profissionais. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública. 
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda:
A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania? 
Não, na verdade o desinteresse da sociedade está relacionado à politicagem que hoje vem contaminando o real conceito da política e fazendo mal uso da mesma. Gerando essa insatisfação generalizada.
Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia"? Justifique sua resposta.
Acredito que sim, pois com esse desinteresse as pessoas acabam deixando nas mãos de outras, decisões muito importantes para a sociedade como um todo. Isso faz com que a democracia perca sua força, já que aqueles que detêm o poder momentâneo agirão de acordo com suas vontades apoiados na inercia de uma sociedade descontente e desinteressada.
Marcela Antunes – 2° Período / Tarde.

Outros materiais

Outros materiais