Buscar

INTERNACIONAL SEMANA 16 resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 16
 O petroleiro “APOLO”, navio mercante de bandeira canadense, carregado com 10 mil toneladas de óleo diesel navega a cerca de 9 milhas da costa brasileira quando é interceptado pelas autoridades brasileiras que exigem que o navio deixe esta faixa de navegação. Está correto o procedimento brasileiro? Explique, justifique e fundamente a sua resposta.
RESPOSTA: O navio como está dentro do mar territorial brasileiro, sendo aplicada a ele a lei brasileira. Ele terá direito à passagem inocente caso não cause nenhum prejuízo. 
 1ª QUESTÃO OBJETIVA
 Assinale a opção correta.
 a) A Convenção da Aviação Civil Internacional (Chicago, 1944) admite o direito de sobrevôo de qualquer tipo de aeronave estrangeira no espaço aéreo dos Estados, como norma consuetudinária de direito internacional. 
b) Tanto o direito de passagem inocente no mar territorial quanto o direito de sobrevôo no espaço aéreo constituem normas convencionais, somente obrigando os Estados que ratificarem as respectivas convenções.
c) Ao contrário do direito de passagem inocente no mar territorial, que é costumeiro, o direito de sobrevoo é convencional e está limitado às aeronaves civis, não sendo admitido em relação às aeronaves de propriedade de governos.
d) O direito de passagem inocente e o direito de sobrevoo constituem restrições costumeiras à soberania do Estado sobre o seu território e estão garantidos a quaisquer navios e aeronaves.
2ª QUESTÃO OBJETIVA
 Julgue C(certo) ou E(errado) os itens abaixo, relativos ao direito do mar.
 1- O Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982.
2- O Brasil ajustou o seu direito interno aos preceitos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar por meio da Lei n.º 8.617, de 1993, que reduziu a doze milhas a largura do mar territorial brasileiro e adotou o conceito de zona econômica exclusiva para as 188 milhas adjacentes.
3- Os Estados sem litoral beneficiam-se do direito de participar, em base equitativa, do aproveitamento do excedente dos recursos vivos das zonas econômicas exclusivas dos seus vizinhos.
TODAS ESTÃO CORRETAS.

Outros materiais