Buscar

CASO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 6
ANTONIO FOI CONTRATADO POR EXPERIÊNCIA PELO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS. FINDO O PRAZO O EMPREGADOR RESOLVEU EXTINGUIR O CONTRATO DE TRABALHO, MAS SR. ARTHUR COLEGA DE ANTONIO PEDIU MAIS UMA CHANCE PARA QUE ELE PUDESSE MOSTRAR SEU TRABALHO. O EMPREGADOR ENTÃO PRORROGOU POR MAIS 30 (TRINTA) DIAS O CONTRATO DE TRABALHO. EXTINTA A PRIMEIRA PRORROGAÇÃO, ANTONIO FOI COMUNICADO QUE SEU CONTRATO ESTAVA EXTINTO E ELE NÃO CONTINUARIA NA EMPRESA. DESESPERADO, PEDIU AO EMPREGADOR UMA NOVA OPORTUNIDADE E INFORMOU QUE ESTAVA COM SUA MÃE MUITO DOENTE E O DINHEIRO DO SALÁRIO SERIA UTILIZADO PARA CUSTEAR OS MEDICAMENTOS. PONDEROU QUE O PRAZO MÁXIMO DE EXPERIÊNCIA É DE 90 (NOVENTA) DIAS E COM ISSO CONSEGUIU UMA NOVA PRORROGAÇÃO PELO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS. APÓS 90 (NOVENTA) DIAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, O EMPREGADOR EXTINGUIU O CONTRATO DE TRABALHO E EFETUOU O PAGAMENTO DAS VERBAS TRABALHISTAS CONSIDERANDO QUE HÁ EXTINÇÃO CONTRATUAL A TERMO. PERGUNTA-SE: AGIU CORRETAMENTE O EMPREGADOR? FUNDAMENTE. SIM, POIS, TRATA-SE DE CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO (A TERMO) NO QUAL CABE AO EMPREGADOR AVALIAR AS CONDIÇÕES TECNICAS DO SERVIÇO PRESTADO PELO EMPREGADO E A ESTE ANALISAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO; POSSUI PRAZO MÁXIMO DE 90 DIAS, PODENDO SER PRORROGADO SOMENTE UMA ÚNICA VEZ, SEMPRE RESPEITANDO O PRAZO MÁXIMO DE 90 DIAS; SE O REFERIDO PRAZO FOR EXCEDIDO, AUTOMATICAMENTE O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA SERÁ CONVERTIDO EM CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO.
MÚLTIPLA ESCOLHA
NO CONTRATO DE TRABALHO TEMPORÁRIO, O CONTRATO ENTRE A EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO E A EMPRESA TOMADORA OU CLIENTE, COM RELAÇÃO A UM MESMO EMPREGADO, NÃO:
A) POSSUI PRAZO MÍNIMO, MAS NÃO PODERÁ EXCEDER SEIS 3 MESES, EM QUALQUER HIPÓTESE, CONVERTENDO-SE AUTOMATICAMENTE EM CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO POR PRAZO INDETERMINADO. 
B) POSSUI PRAZO MÍNIMO NÃO POSSUI E NEM MÁXIMO PARA SER CELEBRADO DEVENDO OBSERVAR A DEMANDA QUE GEROU A CONTRATAÇÃO EXTRAORDINÁRIA. 
C) PODERÁ EXCEDER DE TRÊS MESES, SALVO AUTORIZAÇÃO CONFERIDA PELO ÓRGÃO LOCAL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL. ART 10 DA LEI 6.019/74 
D) PODERÁ EXCEDER DE SESSENTA 90 DIAS, SALVO AUTORIZAÇÃO CONFERIDA PELO ÓRGÃO LOCAL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL. 
E) POSSUI PRAZO MÍNIMO, MAS NÃO PODERÁ EXCEDER TRINTA 90 DIAS, EM QUALQUER HIPÓTESE, CONVERTENDO-SE AUTOMATICAMENTE EM CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO POR PRAZO INDETERMINADO.

Outros materiais