Buscar

Estudo Dirigido I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organizações e Políticas Públicas – Estudo Dirigido I
Com base nos textos da disciplina, defina o conceito de políticas públicas.
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacional, estadual e municipal), com a participação direta ou indireta, de entidades públicas ou privadas que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, ético ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na constituição. 
Qual a importância da autonomia relativa do Estado na formação, execução e avaliação das políticas públicas?
A importância relativa do Estado é possibilitar o fortalecimento e a implementação de objetos de políticas públicas, o que faz com que o mesmo tenha um espaço próprio na atuação, embora permeável às influencias internas e externas. 
No que consiste o Sistema de Seguridade Social, estabelecido pela Constituição de 1988?
A Seguridade Social consiste em um sistema de proteção social, assegurando as pessoas alguns direitos básicos relativos à saúde, a previdência e a assistência social, estes são, inclusive, considerados os três pilares fundamentais da Seguridade Social, de acordo com a Constituição de 1988. Como principio, a Seguridade Social existe para tentar alcançar uma sociedade igualitária, visando erradicar males sociais, como a pobreza e a marginalização. 
Como o conceito de integralidade do sujeito permite pensar a Psicologia no campo das Políticas Públicas?
O conceito de integralidade do sujeito modifica o modo como o sujeito é compreendido, antes ele era analisado de forma igualitária aos demais indivíduos, com a integralidade ele passa a ser visto de maneira singular, tendo duas individualidades e características, o que ocasionou a necessidade de uma junção de saberes, uma gama de profissionais para compor o campo das políticas públicas destinadas à saúde, proporcionando, então, espaço para atuação dos profissionais de psicologia. 
Ao assumir a população como seu objeto de intervenção, o Estado Moderno conjuga uma série de técnicas e procedimentos de individualização e totalização. Como a dicotomia individualização x totalização se revela um desafio ético-político para a psicologia no campo das políticas públicas?
A dicotomia individualização x totalização é um dos desafios de psicologia no campo das politicas publicas, já que apesar do psicólogo ter que olhar o sujeito como parte de um todo, uma pessoa que compõe um cenário comum, deve, também, analisa-lo, entende-lo de forma singular, respeitando suas particularidades, suas vivencias individuais. Cabe ao psicólogo encontrar um equilíbrio entre essas duas vertentes. 
Em sua analise Foucaltiana das políticas públicas, Porto (2014, p. 380), afirma que “... é preciso questionar a preponderância da verdade imposta pelo discurso oficial e sua linguagem padronizada, assumindo a possibilidade de existência de mais de um curso (mais de um ponto de vista, mais de uma visão de mundo) sobre determinado problema, e que é somente a partir de determinados processos de exclusão e sujeição que apenas um desses vários discursos é capaz de alcançar o status de verdade, ou, no caso, o status de público, no bojo das politicas públicas.” Com base nessa afirmativa, discuta brevemente como a atuação da Psicologia nas políticas públicas pode colaborar com a proposta do autor. 
O papel da Psicologia seria dar voz aos discursos singulares em meio ao discurso oficial políticas públicas. Não despertar a singularidade para favorecer a totalização, ao contrário, valorizar a subjetividade e singularidade e trabalhar a partir desta. Quando o psicólogo deixa emergir os discursos singulares, com o mesmo respeito, os colocando igualmente relevante quanto o discurso oficial demonstra uma forma de combater o determinismo oficial das políticas públicas.
Como as transformações promovidas pela Reforma Sanitária e Psiquiátrica colaboraram para a formação de uma política de saúde com foco na prevenção e promoção?
Uma das principais mudanças ocorridas na Reforma Sanitária e Psiquiátrica foi o do próprio conceito de saúde, que antes era entendida por ausência de doença, após a reforma passou a ser definida como estado completo de bem-estar físico, mental e social. Essa mudança de conceito acarreta em uma nova visão da saúde, mostrando que é possível trabalhar em cima de medidas preventivas para que o individuo não venha a ser acometido por alguma doença e que é válida uma intervenção antecedente visando informar, precaver e minimizar o surgimento de alguma patologia. 
Defina atenção primária no âmbito das políticas públicas.
A atenção primária prioriza a prevenção e promoção da saúde das pessoas de forma geral. O atendimento é prestado nas Unidades de Saúde da Família ou nos domicilio pelos profissionais integrantes das equipes multidisciplinares (médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e profissionais de psicologia e odontologia).
Cite os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecidos na Lei nº 8080/1990.
O Sistema Único de Saúde (SUS) possui três princípios básicos estabelecidos, são eles:
Universalidade – consiste no direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como aqueles contratados pelo poder publico de saúde, independente de sexo, raça, renda, ocupação ou outras características sociais ou pessoas. 
Equidade – é a garantida de que todas as pessoas, em igualdade de condições, terão acesso às ações e serviços dos diferentes níveis de complexidade do sistema. O que determinará as ações será a prioridade epidemiológica e não o favorecimento, investimento, mas onde a carência é maior. 
Integralidade – as ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde não podem ser fracionadas, sendo assim, os serviços de saúde devem reconhecer na prática que cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade, as ações, promoções e proteções da saúde também não podem ser compartimentalizadas, tendo então o sujeito direito a um atendimento multidisciplinar.

Outros materiais