Buscar

direitos humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segundo André de Carvalho Ramos, à possibilidade de duplo tratamento dos tratados internacionais de Direitos Humanos, denomina de Teoria do Duplo Estatuto. Segundo o autor: 
Consagrou-se no STF a teoria do duplo estatuto dos tratados de direitos humanos: supralegal para os que não foram aprovados pelo rito especial do artigo 5o, § 3o,
quer sejam anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional n. 45/2004 e constitucional para os aprovados de acordo com o rito especial. 
O STF não admite que Tratado Internacional trate de matéria reservada à Lei Complementar. Consagrou-se, assim, a chamada teoria do duplo estatuto de tratados de direitos humanos. Como consequência dessa teoria, as leis e atos normativos 18 somente serão válidos se concordarem com a Constituição e com os tratados internacionais de direitos humano. A teoria do duplo estatuto, contudo não é uníssona perante os Ministros do Supremo Tribunal Federal, pois muitos em seus votos divergentes afirmaram reconhecer a natureza constitucional dos tratados de direitos humanos em razão do disposto no parágrafo 2º do artigo 5º da Constituição Federal. A título exemplificativo, o ministro Celso de Mello considerou que os tratados de direitos humanos, possuíram força de norma constitucional, diante da previsão do artigo 5º, § 1º e 2º da Constituição Federal. Esse entendimento vai ao encontro das aspirações da doutrina humanista, bem como da consolidada jurisprudência dos tribunais internacionais de direitos humanos O ministro Joaquim Barbosa, entendeu por reconhecer a hierarquia constitucional da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, afirmando que “a Corte deve evoluir do entendimento então prevalecente (…) para reconhecer a hierarquia constitucional da Convenção”. Assim o Ministro Barbosa, assim como o Ministro Celso de Mello reconhece o status normativo constitucional dos tratados de direitos humanos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais