Buscar

SIMULADO PENSAMNETO E LINGUAGEM

Prévia do material em texto

As menores unidades de significado em uma língua denominam-se:
		
	
	Sintaxe
	
	Oração
	
	Análise
	 
	Morfemas
	 
	Fonemas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407300393)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramática, entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Esta capacidade geralmente respeita a sintaxe que se refere à:
		
	
	Sentenças nas quais as palavras sem importância para a mensagem não são pronunciadas.
	
	Sons desprovidos de significado que precedem a fala e são emitidos pelas crianças com idade aproximada de três meses a um ano.
	
	Conjunto de regras que disciplinam o significado de palavras e sentenças.
	 
	Regras que indicam como as palavras e frases podem ser combinadas para formar sentenças.
	
	Fenômeno pelo qual as crianças aplicam regras mesmo quando a aplicação resulta em um erro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407768824)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com ____________________ o processo de aquisição da linguagem verbal é igual ao processo de aquisição de qualquer outro comportamento.
		
	
	Bruner
	
	Chomsky
	
	Piaget
	 
	Skinner
	 
	Vygotsky
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407299681)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em uma pesquisa científica, a hipótese consiste em:
		
	
	Os objetivos a serem alcançados através de uma metodologia.
	 
	Um método a ser desenvolvido para avaliação dos resultados.
	
	A bibliografia utilizada para embasar a pesquisa científica.
	
	Na divulgação dos resultados encontrados na pesquisa científica.
	 
	Uma proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407300452)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A definição de inteligência que os psicólogos adotam contém alguns dos mesmos elementos existentes no conceito adotado por uma pessoa leiga. Entretanto existem especificidades que podem ser apontadas como por exemplo o conceito de inteligência fluida que se refere à:
		
	
	Supergeneralização através da qual se explica a aquisição da linguagem.
	 
	Inteligência que reflete a capacidade para processar informações, o raciocínio e a memória.
	
	O acúmulo de informações, aptidões e estratégias aprendidas por meio da experiência e que podem ser aplicadas em situações de resolução de problemas.
	
	Ao fato da linguagem moldar e determinar a maneira como as pessoas encaram o mundo.
	
	Um fator único e geral para a habilidade mental que se supunha formar a base da inteligência em algumas teorias pioneiras da inteligência.
		
	
	Bianca está em uma fase de aprendizagem na escola em que está descobrindo que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade, mas tem unidades menores: os fonemas. Isso significa que:
		
	
	Bianca está no período silábico
	
	Bianca está no período pré-silábico
	
	Bianca está no período formal
	
	Bianca está no período sensório-motor
	 
	Bianca está no período silábico-alfabético
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407778585)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma criança quando está com fome chora. Na medida em que ela interage e dialoga com os membros mais maduros de sua cultura, como por exemplo a mãe, o irmão etc, ao ver uma bolacha sobre a geladeira e, está com fome, grita: ¿mãe pega a bolacha pra mim¿. Posteriormente ela fala pra si mesma ¿vou subir na cadeira para pegar a bolacha¿. E, finalmente, a criança estabelece um diálogo com ela mesma, sem vocalização, com vistas a encontrar uma forma de solucionar o problema. Esses são os passos para o desenvolvimento da linguagem para a teoria de?
		
	
	Bruner
	 
	Piaget
	
	Skinner
	
	Chomsky
	 
	Vygotsky
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407251477)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência corporal-cinestésica se expressa por:
		
	 
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	Ele sugere que a inteligência corporal-cinestésica seja organizada verticalmente, e que, ao invés de haver uma aptidão geral do controle do movimento, existe uma aptidão para o esporte, dança, etc. Talvez existam formas independentes de aptidões corporais-cinestésicas, desenvolvendo desta forma, substratos anatômicos específicos para cada aptidão e atividade do movimento e com possíveis semelhanças entre as áreas.
	 
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo (das demais inteligências) definindo assim o seu nível de equilíbrio interno e uma atuação externa satisfatória e interativa com as demais habilidades da inteligência.
	
	Ele sugere que a inteligência corporal-cinestésica seja organizada verticalmente e aponta que é altamente encorajada por culturas que visam à competição, por exemplo, em sociedades que privilegiam na formação básica o desenvolvimento do esporte.
	
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407251479)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência espacial se expressa por:
		
	
	Ele sugere que a inteligência espacial seja organizada verticalmente, e que, a inteligência espacial é um subproduto da inteligência lógico-matemática.
	
	Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
	 
	Ele sugere que a inteligência espacial seja organizada verticalmente. É a segunda na hierarquia de importância das inteligências sendo a primeira a inteligência lógico-matemática.
	 
	Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo (das demais inteligências) definindo assim o seu nível de equilíbrio interno e uma atuação externa satisfatória e interativa com as demais habilidades da inteligência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407772117)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Num sistema linguístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados. Falamos de:
		
	
	fonema
	
	sintaxe
	 
	semântica
	 
	morfema
	
	telégrafo
		
	
	Tião, quando fala, troca o R pelo L. Eletem vergonha de falar em público e por isso busca conversar somente com pessoas conhecidas. Ele não apresenta transtornos no movimento dos músculos que intervêm na articulação e emissão da palavra.Tião apresenta características de:
		
	
	Agnosia
	
	Alexia
	
	Discalculia
	
	Agrafia
	 
	Dislalia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407774060)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A hipótese do determinismo linguístico, segundo a qual a língua limita nosso padrão de pensamento é de:
		
	
	Jerome Bruner
	
	Jean Piaget
	 
	Noam Chomsky
	 
	Benjamin Lee Whorf
	
	Vygostsky
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407778587)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pedro tem 10 anos de idade. Sua fala apresenta algumas alterações tais como: troca r pelo l, omite o c e o g, como em maao e ato e etc. Podemos afirmar que Pedro possui sintomas de:
		
	 
	Afasia
	
	Disgrafia
	
	Discalculia
	 
	Dislalia
	
	Disortografia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407299754)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Toda vez que Maria sai de casa, a primeira coisa que vem à sua mente é: ¿-Será que vai chover?¿. O que vem à mente de Maria denomina-se:
		
	
	Euforia
	
	Conceito
	
	Melancolia
	 
	Pensamento
	
	Psiquismo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407299795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As pessoas tendem a se agarrar às suas crenças apesar de evidência em contrário. Elas geralmente tentam confirmar suas ideias e raramente conseguem avaliar a deficiência de alguma crença, o que leva a um efeito de superconfiança. Esse processo denomina-se:
		
	 
	Tendenciosidade de confirmação
	
	Normatização de Conceitos
	
	Fixação de ideias
	
	Avaliação de Determinismo
	
	Emprego de Revalidação
		
	
	As unidades básicas de som de uma linguagem falada denominam-se:
		
	
	Gramáticas
	
	Sintaxes
	
	Morfemas
	 
	Fonemas
	
	Sentenças
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407300476)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha estruturas embutidas, afirmando que:
		
	 
	As expressões contidas em outras sentenças exigem do leitor um custo maior de memória, tornando excessivo quando existem múltiplas estruturas embutidas.
	
	Se uma sentença contiver uma palavra negativa como não, ou uma negativa subentendida, como nega, quase sempre exigirá mais tempo de processamento do que uma sentença afirmativa semelhante.
	 
	Disciplina que examina a relação entre o cérebro e a linguagem.
	
	Quando as pessoas se deparam com uma ambiguidade em potencial, a ativação se estabelece para todos os significados do item ambíguo.
	
	Formas ativas e passivas de uma sentença podem diferir na estrutura superficial, mas possuir estruturas profundas semelhantes. A forma ativa é mais básica; a transformação para a forma passiva exige mais palavras.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407299694)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para N. Chomsky, um sistema de regras que interagem continuamente para gerar um número indefinido de estruturas linguísticas,é denominado:
		
	
	Estudo
	
	Conteúdo
	
	Fonemas
	 
	Gramática
	
	Morfemas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407300442)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner, adotou uma aboredagem diferente do pensamento tradicional sobre tal processo cognitivo. Gardner argumenta que possuímos pelo menos oito tipos de inteligência, cada uma relativamente independente das demais, dentre as quais podemos citar a inteligência musical caracterizada por:
		
	
	Estar associada à capacidade de se estar bem consigo mesmo, de conseguir administrar os próprios sentimentos, de se conhecer e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.
	 
	Estar associada à capacidade de se expressar por meio da música, ou seja, dos sons organizando-os de forma criativa a partir dos tons e timbres.
	
	Estar associada à capacidade de se relacionar com as pessoas. De entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.
	 
	Estar associada aos movimentos do corpo que pode ser um instrumento de expressão . Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela
	
	Estar associada à capacidade humana de reconhecer objetos na natureza.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407299664)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Maria é uma criança que está aprendendo muito rápido a raciocinar em termos de solução de problemas. Seus pais a estimulam e buscam uma interação saudável. Um dos primeiros teóricos a propor uma correlação entre solução de problemas e interação de crianças com seus pais,foi:
		
	 
	Alfred Adler
	
	N. Chomsky
	 
	Jerome Bruner
	
	J. Watson
	
	Steven Pinker

Outros materiais