Buscar

Questionário respondido Jocimar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO
No seu ponto de vista, quais são as maiores dificuldades que a contabilidade enfrenta na sua rotina?
Falta de suporte tecnológico; atraso no envio de documentos para os devidos registros em decorrência de falta de fluxograma de documentos eficiente; escassez de pessoal; falta de treinamento.
Porque a contabilidade não consegue entregar os demonstrativos contábeis no prazo estipulado pelos órgãos de fiscalização?
Existem fatores internos e fatores externos que se correlacionam e fazem com que a Contabilidade da Caesa não cumpra os prazos legais. Dentre eles destacamos a falta de planejamento; falta de acompanhamento do órgão de controle interno (Auditoria Interna), no sentido de possibilitar à Contabilidade acesso em tempo hábil a todos os documentos que devem compor as peças contábeis e fiscais; falta de estrutura física e tecnologia, onde destacamos software com versões desatualizadas, obsolescência de computadores e impressoras, instalações físicas deteriorada, móveis e utensílios sem ergonomia. Existem poucos profissionais para um número muito grande de atividades, somando a isso, não existe um programa de educação continuada que possibilite estes profissionais atualizações constantes em termos de legislação aplicável ao setor. 
De acordo com um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, divulgado pela jornalista do G1 de São Paulo, Clara Velasco, no dia 19/02/2017, Macapá fica em 96º lugar em desperdício de água tratada. Sabendo que nessa pesquisa foi usado dados do SNIS/MINISTÉRIO DAS CIDADES (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), órgão esse que a CAESA fornece informações. É possível dizer que essas informações fornecidas pela contabilidade da CAESA são concretas? Por quê?
 A Contabilidade fornece para o SNIS os dados financeiros com base nas demonstrações contábeis. Consideramos confiáveis os dados fornecidos. Em linhas gerais a Contabilidade informa os custos, despesas e receitas por localidade. Esses dados em conjunto com outras informações oriundas de diversos setores da Companhia e que compõem a base para cálculos dos índices. Acreditamos que a pesquisa reflete a situação do saneamento do Estado do Amapá.
 A falta de um sistema padrão interligado entre setores afeta a contabilidade em que sentido?
A falta de sistemas interligados é consequência da falta de investimento em tecnologia, afetando o serviço de contabilidade, no sentido de provocar retrabalho através de muitos lançamentos manuais que demandam muito tempo e mão de obra. Sistemas interligados otimizariam o tempo, melhorariam o fluxo de informações auxiliando à Contabilidade a cumprir seu papel no processo de tomada de decisões.
A respeito da falta de mão-de-obra, quanto seria o défice de funcionários somente para o setor de contabilidade?
Em termos percentuais diria que 100%. O quantitativo de funcionários é muito pequeno para o volume de trabalho do setor. Mesmo que fossem feitos todos os investimentos necessários em infraestrutura, tecnologia e treinamento, se não forem alocados mais profissionais para a área contábil, sempre haverá o risco de não se cumprir as obrigações inerentes aquele serviço.

Outros materiais