Buscar

Avaliando Aprendizado Ensino Clínico em Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

22/10/2017	
 ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA TEÓRICO
	
 
 
1
a
 Questão
 
(Ref.: 201603937802)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
Os conceitos sobre Saúde Coletiva, Saúde Pública e Saúde Comunitária foram evoluindo, a partir do momento histórico-científico, como adaptação da ciência ao modo de vida da população. Diante dessa afirmativa analise os conceitos a seguir e identifique o ERRADO.
	Na saúde coletiva, a saúde está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e não sofre influências do ambiente coletivo onde vive. 
A saúde comunitária discute sobre a saúde dos indivíduos e como ocorrem a distribuição dos níveis de saúde neste grupo, tendo o objetivo de melhorar a saúde da população levando em conta como a população está organizada socialmente, no ambiente em que vive, como estão distribuídos os recursos e outros. Seu enfoque é buscar soluções para os fatores que podem impactar a saúde da população.
A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico.
O conceito de saúde coletiva resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil que tem como objetivo analisar o processo saúde-doença de uma coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. Essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
A saúde pública atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
 
 
2
a
 Questão
 
(Ref.: 201603937623)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
As teorias de enfermagem surgiram nos Estados Unidos com base na necessidade de descrever, explicar, predizer e controlar fenômenos. A teoria que engloba as leis gerais que regem os fenômenos universais e afirma que a enfermagem é um serviço a ser prestado ao ser humano e assim, previnir estados de desequeilíbrios perla assist~encia ao ser humano nas suas necessidades básicas, é:
Teoria de Imogene King 
Teoria de Hildegard Peplau
Teoria de Callista Roy
a) Teoria de Dorothea Orem
Teoria de Wanda de aguiar Horta
 
 
3
a
 Questão
 
(Ref.: 201603937652)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
Dentre os itpos de prevenção existentes, podemos dizer que a imunização é um tipo de prevenção:
 
Prevenção primária
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_linear_view.asp?nome_periodo=	1/2 22/10/2017	BDQ Prova
Prevenção secundária Prevenção terciária
Promoção a saúde
Prevenção quaternária
 
 
4
a
 Questão
 
(Ref.: 201603937626)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
As avaliações do impacto das ações de saúde são extremamente relevantes, pois em linhas gerais, os serviços de saúde devem ser eficazes, efetivos e eficientes. Sendo assim, efetividade é:
O grau em que uma determinada intervenção, procedimento, regime ou serviço produz um resultado benéfico, em condições ideais de observação; trata-se do resultado no laboratório
	O grau em que uma determinada intervenção, procedimento, regime ou serviço produz um resultado benéfico, quando empregado no mundo real, em uma população definida; é o resultado verddadeiramente observado nas consições habituais de uso 
O grau de comprometimento de uma determinada ação desenvolvidas por profissionais de saúde, em um determinado serviço.
O grau em que uma determinada intervençao, procedimento ou regime produzirá, provavelmente , em uma população definida.
O efeito alcançado em relação ao esforço despendido, em termos de recursos e tempo utilizados; é o resultado obtido, tendo em conta os insumos empregados
 
 
5
a
 Questão
 
(Ref.: 201603937798)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
A maneira como uma sociedade está organizada, levando em consideração seu modelo político e econômico, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população. Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma população: I - Garantir a inclusão e a execução nos orçamentos públicos das três esferas de governo de ações dirigidas à redução das iniquidades em saúde II - As condições de moradia, saneamento básico, comida, trabalho, renda, lazer e transporte interferem na condição de saúde das pessoas. III - Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, que consequentemente irão adoecer mais, e muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes. IV - O estado de saúde de uma comunidade não é influenciada pelos fatores ambientais nem pela organização do sistema de saúde. V - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade não é garantia suficiente para que uma população permaneça saudável. Assinale a alternativa CORRETA:
Afirmativas I; III e IV estão corretas. 
Afirmativas III; IV e V estão corretas.
Afirmativas I; II; III e V estão corretas.
Afirmativas I; II e IV estão corretas.
Afirmativas II; III e IV estão corretas.
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_linear_view.asp?nome_periodo=	2/2

Outros materiais