Buscar

1Continuação Cargos Publicos

Prévia do material em texto

3º BIMESTRE
Reversão: o servidor público aposentado pode voltar ao trabalho quando assim o solicitar, denominada de reversão a pedido, enquanto não atingir a idade para a aposentadoria compulsória que se dá aos 70 anos ou, ainda quando determinado seu retorno pela entidade a que se ligava, dado que insubsistentes os motivos do seu afastamento, denominada de reversão “ex officio”.
Recondução: é o caso do servidor estável que retornará para outro cargo em razão da reintegração do seu então titular.
Competência para preencher os cargos públicos
	O provimento dos cargos na administração pública cabe aos chefes dos poderes executivos, no entanto o provimento é veiculado por meio de decreto. 
Com relação à administração pública indireta, a nomeação dos servidores e empregados cabe aos seus dirigentes mediante portaria.
Restrições para prover os cargos públicos
	A liberdade para prover cargos públicos, sofre em certas épocas restrições:
Nos períodos imediatamente anteriores e posteriores as eleições, os cargos públicos não podem ser providos sob pena de tornar-se nula a nomeação, portanto, 03 meses antes, até a data da posse dos eleitos, não pode haver a nomeação, mas pode haver concurso público. – art. 73, V, lei 9504/97
Art. 169, CF – quando não há prévia dotação orçamentária suficiente para atender as despensas de pessoal.
Vacância é o ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função, tornando-o vago. Ocorrida a destituição do servidor do cargo que ocupava, este restará vago, instaurando-se uma situação de vacância. As modalidades de vacância são:
Exoneração: é o desligamento do servidor do quadro de pessoal, sem caráter punitivo. Pode ser a pedido do servidor ou por deliberação “ex officio” da entidade a que estava vinculado quando ocupava cargo de provimento em comissão ou se era ocupando de cargo de provimento efetivo antes de ocorrer à estabilidade.
Demissão: é o desligamento do servidor do quadro de pessoal como medida punitiva. Trata-se de sanção aplicada nos casos de crimes contra administração pública, abandono do cargo, improbidade administrativa, atos de corrupção, etc. Alguns estatutos estabelecem que a demissão pode ser simples ou agravada e indicam quando pode ser desta última espécie, acrescentando a seguinte nota: “a bem do serviço público”.
Promoção: é a mudança do servidor de um cargo para outro, da mesma natureza de trabalho, com elevação de função e vencimento, normalmente como acréscimo de atribuições e responsabilidades. Pode ocorrer alternadamente por merecimento e antiguidade, desde que haja vaga. O vínculo que unia o servidor a administração não desaparece.
Readaptação: é a mudança de um servidor de um cargo para outro mais compatível com a sua capacidade profissional. Normalmente decorre de moléstia contraída ou em virtude de algum acidente que o tornou incapaz de suas atividades habituais, no entanto, pode ele ser transferido para outras ocupações sem ingressar na aposentadoria.
Aposentadoria: é a passagem do servidor da atividade para a inatividade. Com essa passagem o cargo fica vago e, portanto rompe-se o vínculo que existia entre a administração pública e o aposentado, no entanto, esse rompimento não extingue o cargo que aguardará novo titular.
Posse em outro cargo inacumulável: o servidor toma posse em novo cargo e a vacância ocorre no anteriormente ocupado, em razão de sua renúncia. Em razão desta, o vínculo que existia entre o poder público e o renunciante, será rompido, sem a extinção do cargo.
Falecimento: com o desaparecimento do servidor, sua morte põe fim ao vínculo que mantinha com a administração, tornando o cargo vago.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes