Buscar

3Descentralização, Desconcentração e Delegação do Serviço Público

Prévia do material em texto

Descentralização X Desconcentração
Descentralização: Na atividade descentralizada, transfere-se a execução do serviço a outra pessoa, integrante ou não da administração. A transferência para ente privado ocorre por concessão, permissão ou autorização. Se para ente público, através da autarquia ou fundação pública, ou ainda, se para ente governamental, para empresa pública ou sociedade de economia mista.
Temos duas pessoas jurídicas: a estatal e a descentralizada
A atividade transferida está fora da administração pública
Não há hierarquia entre o Estado e a entidade descentralizada
Desconcentração:
Não há transferência de execução de atividade para outra pessoa, ocorrendo apenas um processo de divisão interna.
Não temos duas pessoas jurídicas, mas apenas uma: o Estado.
A atividade pública não está fora da administração, mas em seu interior.
Prevalece a hierarquia
	DESCENTRALIZAÇÃO
	DESCONCENTRAÇÃO
	Atividade sai do Estado para outra pessoa
	Serviço permanece com a mesma pessoa, dividido entre órgãos
	Tem-se duas pessoas (central e descentralizada)
	Tem-se apenas uma pessoa
	Atividade transferida está fora da Adm. Pública
	A atividade está no interior da Adm. Pública
	Não há hierarquia
	Há hierarquia
Serviço público ampliativo: quando o Estado descentraliza ou desconcentra seus serviços surge o que denominamos de serviço público ampliativo, cujas atividades foram transferidas para outras pessoas ou dividas entre o mesmo órgão para que se produza serviço público de qualidade.
Descentraliza
Desconcentra
Serviço público restritivo: ocorre quando o Estado verifica que através da descentralização/desconcentração o serviço não foi corretamente desenvolvido restando prejuízos a sociedade, podendo então torna-lo centralizado ou concentrado, retomando para si a execução ou podendo transferi-lo novamente. O Estado tem o privilégio de descentralizar ou desconcentrar porque ele é o titular exclusivo do serviço público.
Centraliza
Concentra
I - Delegação do serviço público
lei 8987/95: para que o serviço seja bem executado o Estado pode transferir a execução para particulares, utilizando-se dos institutos da concessão, permissão ou autorização.
Concessão: é uma forma de delegação onde o Estado (poder concedente) transfere para o particular (pessoa jurídica ou consorcio de empresas) a execução de serviço público, desde que demonstre capacidade para o seu desempenho, incumbindo ao Estado o papel de fiscalizador/controlador, podendo retomá-lo, por ser titular do serviço público. A formalização se faz por meio de contrato administrativo, com o prazo longo, nunca inferior a 5 anos, para que no mínimo recupere o investimento. Esse contrato deverá ser precedido de licitação, na modalidade concorrência.
Permissão: é uma forma de delegação por meio de um contrato administrativo onde o poder público (permitente), que detém a titularidade do serviço transfere a sua prestação ao particular, que pode ser pessoa física ou jurídica (permissionário), desde que demonstre capacidade para exerce-lo por sua conta e risco. Essa transferência realiza-se a título precário, significando que o poder público pode se desfazer desse ajuste, sem qualquer direito a indenização. A permissão é realizada por meio de contrato de adesão.
Características
A permissão não necessita alocar grande capital para seu desempenho
O serviço transferido pode eventualmente ser transferido para outro locar sem maiores transtornos, onde o aparelhamento, via de regra, não adere ao solo, facilitando a mudança, por exemplo de maquinários.
Principais diferenças entre permissão e concessão
Concessão: possui caráter mais estável e duradouro; exige autorização legislativa; exige licitação somente na modalidade concorrência; é possível apenas para pessoas jurídicas ou consorcio de empresas.
Permissão: é utilizado para serviços mais comuns, onde possa haver a substituição de seus prestadores; sempre a título precário; em regra não exige autorização legislativa; exige-se licitação por qualquer modalidade, conforme o valor; reservada para pessoas físicas ou jurídicas.
Autorização:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes