Buscar

Petição 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DA COMARCA DO BUTANTÃ DO ESTADO DE SÃO PAULO -SP
(nome, qualificação, documentos endereço ), por seu advogado devidamente constituído, com escritório situado nesta cidade, à rua..., onde recebe intimações e avisos, vêm à presença de V. Excelência com fulcro nos arts. 156 e 171, II do Código Civil e sob o procedimento comum (CPC, art. 318), ajuizar a presente
AÇÃO ANULATÓRIA DE NEGÓCIO JURÍDICO
contra (nome do hospital, endereço e n.º do CNPJ), em vista das seguintes razões de fato e de direito:
DOS FATOS
Em data de... Por volta das... Horas, o filho do suplicante sofreu grave acidente automobilístico (doc. Anexo), necessitando de imediata cirurgia para salvar sua vida.
Levado o mesmo ao hospital requerido o mesmo apesar de ter prestado os primeiros socorros ao filho do suplicante, o mesmo alegou não ter disponibilidade para realizar tal cirurgia de urgência mediante convênio com o SUS, o que demandaria a transferência para outro hospital em outra cidade, o qual consultado via telefônica também disse não poder realizar o ato.
Assim, por questão de absoluta necessidade em virtude de grave dano que estava acometido o seu filho, o suplicante concordou em realizara cirurgia de forma particular, já que o hospital requerido não lhe deu outra opção, aproveitando-se de seu estado de desespero e agindo com pleno conhecimento de que o suplicante não tinha condições de arcar com tais despesas, fazendo com que o mesmo concordasse com talsituação, assinando um termo de compromisso e responsabilidade e dando inclusive um cheque caução em garantia, o que é vedado pelo próprio Código de Defesa do Consumidor.Evidente que a obrigação assumida pelo suplicante em situação de desespero é excessivamente onerosa para si, já que em seu trabalho aufere a quantia de... Por mês, sendo que o adimplemento da obrigação junto ao hospital requerido demandaria mais de três anos de seu salário, comprometendo-se toda sua situação financeira, levando-o à insolvência absoluta.
DO DIREITO
Estabelece o art. 156 do Código Civil que configura-se o estado de perigo, quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecimento pela outra parte, assume obrigação onerosa.
Na hipótese presente o estado de perigo é manifesto pelas próprias circunstâncias narradas, havendo, portanto, motivo justo e suficiente para que se declare a anulação do negócio jurídico que ocorreu entre as partes em data de..., consistente na aceitação pelas condições impostas pelo hospital suplicado no Maldonado termo.
O art. 171 do Código Civil prevê que além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico... III - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.
Já se decidiu que:AÇÃO DE COBRANÇA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES -PAGAMENTO - ESTADO DE NECESSIDADE - VÍCIO NA MANIFESTAÇÃO DE VONTADE - INVALIDAÇÃO DO NEGÓCIO. Caracteriza estado de perigo invalidador do negócio jurídico o comportamento de paciente, ou pessoada família, que assume obrigação onerosa perante entidade hospitalar em situação de grave enfermidade, tornando de nenhuma valia o termode responsabilidade assinado. (Ac. 16.ª Câm. Cív. Do TJMG, na Ap. Cív.1.0481.08.079835-0/001, j. 10-02-10).
DO PEDIDO
A vista do exposto propõe-se a presente ação, requerendo se digne V. Exa., ordenar a citação via postal do requerido, para contestar, querendo, os termos da presente ação, acompanhando-a até final decisão, quando a mesma haverá de ser julgada como procedente, de modo a se decretada anulação do negócio jurídico mencionado, voltando-se as partes ao estado anterior, condenando-se o requerido nos efeitos sucumbênciais.
Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas
pelo Direito.
Dá-se à causa o valor de...
Pede deferimento.
(local e data)
Alexandre Matiskei
OAB 365/97

Outros materiais