Buscar

Questões discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Lançamento é ato privativo da Fazenda Pública, e, segundo o art. 142 do CTN, é o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o surgimento passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível. Desse modo, em quais modalidades de lançamento ocorre primeiramente a participação do sujeito passivo, explique como ela se dá. 
	Gabarito: Como espécies de lançamento tem-se: lançamento direto (ex officio), o lançamento por declaração e o lançamento por homologação. Nos dois últimos a participação do sujeito passivo se dá antes da Fazenda Pública, pois nestes, diferentemente do primeiro em que a Fazenda se baseia nas informações que a mesma detem. Nestas outras modalidades, o sujeito passivo terá que primeiramente declarar e ou informar e efetuar o cálculo e mesmo o pagamento que depois será analisado e ratificado ou não pela Fazenda Pública. 
2- Imóvel de propriedade de sócio da empresa ABC Corretora e Administradora de Imóveis S.A., que se dedica à atividade de compra, venda e locação de imóveis, é incorporado ao patrimônio deste para integralização do capital social. Nessa hipótese, incidirá imposto ou não? [SBM/UNESA/10.02] 
Gabarito: Não incidirá imposto de transmissão inter vivos, de competência do Município da situação do imóvel, haja vista os termos do Art. 156, § 2º, I, CRFB/88 
3- Considere a seguinte situação: o Prefeito de determinado Município, onde a atividade turística é responsável por grande parte da movimentação financeira, se vê em situação delicada quando um desastre natural destrói parte dos centros turísticos de sua cidade. Para tanto, vê na arrecadação tributária forma de angariar fundos para a obra de restauração do patrimônio municipal. Assim, cria um decreto municipal instituindo impostos sobre a circulação de veículos não motorizados no município, seja lá qual for a natureza ou espécie do veículo.
Considerando o fato narrado, apresente suas considerações acerca da legalidade da presente atuação do chefe do executivo citado. [SBM/UNESA/10.02]
Gabarito: Segundo o Art. 150, I, C RFB88, todo imposto tem que ser criado por lei e nenhum outro instrumento legal será considerado válido.
4- O Crédito tributário como estudado se refere à própria obrigação tributária. No entanto, tal obrigação poderá ser extinta, suspensa e até sofrer exclusão. Demonstre como cada uma dessas situações pode ocorrer; seja apresentando exemplos práticos após a explicação da ocorrência, bem como indicando algumas modalidades de cada uma.
Gabarito: De fato o crédito tributário pode ser extinto, suspenso e até excluído. A extinção só pode ocorrer mediante lei, pelo princípio da reserva legal ¿ art. 97, IV . C omo modalidades de extinção do crédito tributário tem-se: o pagamento, a compensação, a transação, a remissão, a prescrição e a decadência, a conversão de depósito em renda, o pagamento antecipado e a homologação do lançamento, a consignação em pagamento, a decisão administrativa irreformável, a decisão judicial passado em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis. Já a suspensão se dá em quatro hipóteses, quais sejam: Moratória ¿ onde o prazo para pagamento do tributo é alongado, de modo geral ou individual, só pode ocorrer através de lei e atingirá os créditos
definitivamente constituídos ou que o lançamento tenha sido iniciado ¿ art. 154 do C TN. O Depósito integral do valor do tributo em eventual discussão administrativa ou judicial sobre o crédito tributário, cessando ou melhor não incidindo multa e juros. A C oncessão de liminar em mandado de segurança - Em caso de questionamento judicial sobre a cobrança ou constituição do crédito tributário, e conforme a matéria e as circunstâncias fáticolegais, o juiz pode conceder de imediato medida liminar suspendendo a exigibilidade do crédito tributário até sentença. Já a exclusão é modalidade pela qual se dispensa o tributo, ou a não obrigatoriedade do pagamento
do tributo, a qual se dá pela isenção e pela a anistia, nos termos do art. 175 do C TN.
5- Imagine que uma pessoa realize a construção de um prédio de apartamentos para vendê-lo. No entanto, nessa atividade, algumas regras devem ser cumpridas, tal como a altura determinada pela lei municipal, quanto ao número de vagas por automóveis, dentre outras exigências. Por isso que há o poder de polícia para verificar o fiel cumprimento das normas e a fiscalização das atividades. Em relação à taxa do poder de polícia, explique: a) quem poderá instituir a taxa? b) quando a taxa pode ser instituída? c) se há a obrigatoriedade do Estado de instituir uma taxa de poder de polícia.
Gabarito: a) o ente público que tem a atribuição de realizar a atividade fiscalizadora;b) quando a atividade fiscalizadora realmente existir e funcionar;c) não há a obrigatoriedade do estado de instituir a taxa pois é mera faculdade.
6- Quais as fontes do direito tributário? 
Gabarito:
fontes formais e fontes informais.
7- Os elementos que compõem um fato gerador são?
Gabarito:
lei, situação jurídica, sujeitos passivo e sujeitos ativos
8- Explique o prazo para Ação de cobrança de Crédito Tributário.
Gabarito: Prescricional de 05 anos, contados da data de sua contribuição definitiva.
9- De acordo com o estudado sobre o efeito repristinatório, analise este exemplo e justifique sua resposta: Lei municipal (A) fixando alíquota d ISS em 2% é revogada por outra lei (B) que majora a alíquota para 5 %. Caso a lei (B) já seja revogada por uma outra lei (C), e a (C) nada disponha sobre o tema, a lei (A) que fixava a alíquota em 2 % voltará a ter vigência?
Gabarito: Não haverá uma ausência de alíquota para se exigir o ISS dos contribuintes por que o efeito repristinatório que só existe quando expressamente previsto em um diploma legal.
10 - A doutrina nos ensina que a não incidência é caso não abrangido pela hipótese definida na lei, já que não existe previsão legal para tributação referente à determinada situação. Segundo hipótese definida por lei, o que se pode entender por isenção?
Gabarito:
R: são casos que, embora abrangidos pela hipótese de incidência, a lei optou por lhes atribuir a dispensa legal da obrigação.
11- A Constituição Federal, como limitação do poder de tributar, vedou à União, aos estados, ao DF e aos municípios a instituição de tributos sobre templos de qualquer culto, criando-se, dessa forma, uma imunidade tributária. CERTO OU ERRADO? Justifique.
Gabarito: ERRADO. A limitação constitucional sobre a imposição tributária incidente sobre templos de qualquer culto se restringe, com exclusividade, aos impostos - não a todas as espécies tributárias.
12- O Código Tributário Nacional dispõe que compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim, pergunta-se: em que consiste o lançamento?
Gabarito: R: o lançamento é procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
13- Considerando que a contribuição social é um tributo destinado a custear atividades estatais específicas, como é o caso do custeio do sistema da seguridade social, questiona-se: considerando os termos da Constituição Federal, a contribuição social é percebida sob a mesma perspectiva pelo empregado e pelo empregador? [SBM/UNESA/10.02]
Gabarito: Contribuições sociais representam um tributo misto de imposto e taxa, tal como deixa demonstrar o Art. 195, CRFB/88, que para o empregador incide sobre a folha de salário e faturamentos , ou seja, não há para o empregador nenhuma atividade estatal, logo é um imposto, ao passo que, para o empregado, sua contribuição tem como contrapartida a garantia da seguridade social, correspondendo a tributo vinculado, logo, uma taxa.
14- O art. 3º C TN preceitua que: tributo étoda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Explique as seguintes características do tributo: pecuniariedade, compulsoriedade e legalidade.
Compare com a sua resposta: Tais caracteristicas são assim designadas: A Pecuniariedade se refere ao fato de que o tributo deve ser pago em dinheiro ou valor equivalente. A Compulsoriedade é caracterisitica que estabelece que o tributo é obrigatório, ou seja, não é voluntário, não depende da vontade da pessoa/contribuinte. A Legalidade diz respeito a previsão legal, ou seja, que o tributo deve estar previsto em lei para ser exigido, e a Vinculação administrativa, se refere ao fato que o administrador não pode deixar de
cobrar o tributo, ou seja, não há discricionariedade.

Outros materiais