Buscar

provas revisao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“O senso comum é um momento de qualquer ciência, é a manifestação fenomênica, o ultrassensível, a intuição sensível. Faz parte do universo absorvido pelos sentidos. Para Kant, o senso comum é a faculdade de julgar e discriminar o certo do errado e deve basear-se no sentido do gosto”.
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a partir do que conhecemos sobre o senso comum, responda à seguinte questão: qual é a forma mais usual do conhecimento humano?
Conhecimento não científico.
Questão 2/10
Analise o extrato de texto a seguir:
“Compete ao homem, e está inteiramente ao seu alcance, aperfeiçoar o conhecimento daquilo que se situa dentro do seu campo de visão, e aí conta-se tudo o que diz respeito à conduta e à felicidade, sua verdadeira vocação”.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, qual é o tipo de conhecimento que nasce como forma de o homem tentar resolver os problemas de sua vida diária e que, apesar de não ser fundamentado em nenhum saber filosófico e científico, passa de geração para geração, sendo compartilhado por pessoas comuns, não especialistas em determinado assunto?
Conhecimento do senso comum.
Questão 3/10
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Quando se opta por trabalhar metodologia de ensino com a finalidade de dar dicas de como ensinar, reduz-se esse ensino a uma série de prescrições organizadas (dicas) em roteiros e uso de técnicas, eliminando os aspectos reflexivos que envolvem os conteúdos de cada metodologia e, sobretudo, os aspectos interdisciplinares que se deve alcançar quando se pensa o perfil do professor em formação”.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, o que é correto afirmar sobre as metodologias inovadoras? Indique (V) para verdadeiro e (F) para falso, no que se refere às metodologias inovadoras:
(V) É cada vez maior a necessidade do desenvolvimento de metodologias inovadoras que auxiliam a prática pedagógica do professor de ciências.
(F) É preciso ter em vista que, muitas vezes as metodologias utilizadas em sala de aula irão promover sempre a efetiva construção do conhecimento por parte do aluno.
(V) A necessidade de inovar as metodologias em sala de aula decorre do fato de esse procedimento possibilitar que o aluno adquira conhecimentos que o façam compreender fatos do mundo físico e social em que vive.
Questão 4/10
Leia o excerto a seguir:
“No conhecimento transmitido já está a semente da nova intervenção. O professor quando expressa seu pensamento, ‘facilita’ ao aluno (sem fazê-lo) que ele pense a respeito do que está sendo tratado e se exprima, incita o aluno a réplica”.
Tendo como referência o excerto e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, no que diz respeito à evolução do conhecimento:
I. (V) Tendo em vista que os conceitos formulados são construções humanas, compreendemos que, para a evolução do conhecimento, é necessário que ocorra a apreensão de novos conceitos.
II. (F) Acontece em virtude dos conhecimentos bibliográficos já produzidos.
III. (V) Poderá se dar tanto por meio de fatos observados no dia a dia quando por meios de ensinamentos escolares.
Questão 5/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“A tecnologia moderna e sofisticada usada nos filmes, televisão e videoteipes, entre outros, faz parte do dia a dia do aluno, aumentando as barreiras entre a vida e a escola”.
Com base no conteúdo ministrado nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, no que se refere à classificação brasileira de recursos audiovisuais, relacione as colunas:
1. Recursos visuais.
2. Recursos auditivos.
(1) Elemento ou código:  códigos digitais escritos,  códigos analógicos:  cônicos,  esquemáticos e abstrato-emocionais.
(2) Elemento ou código:  código digitais orais,  códigos analógicos  orais.
(2)  Materiais ou veículos:  rádio e discos.
(1) Materiais ou veículos:  quadro de giz, exposição, gráficos, espécimes.
Questão 6/10
Leia a passagem de texto abaixo:
“Os métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, tem como principais objetivos explorar, descrever e explicar fenômenos, situações comportamentais, etc”.
Tendo como livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, com relação ao ensino de ciência naturais, podemos afirmar que:
I. (V) O ensino de ciências naturais deve permitir que o aluno se aproprie do processo de produção do conhecimento científico e do conhecimento que envolve a ciência e a tecnologia, bem como de suas implicações na sociedade.
II. (V) O processo de ensino-aprendizagem de ciências deve nortear pela capacidade de instrumentalizar o aluno a fim de que ele compreenda a realidade em que está inserido, possibilitando uma atuação consciente sobre ela.
III. (F) Sabe-se que os alunos dificilmente compreendem os conceitos. Nesse caso, cabe ao educador, o papel de intermediário do processo, que deve fazer com que o aluno aprenda os conceitos estabelecidos como verdade.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem progredido ainda mais rapidamente durante o século XX e não foram apenas as descobertas científicas que se aceleraram.  Um número cada vez maior de cientistas trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados obtidos tem sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes mais imaginativas de gerações um pouco anterior. Tanto trabalho forneceu, naturalmente, uma vasta quantidade de novas provas detalhadas, e conduziu alguns conceitos complexo e especializados sobre o mundo natural”.
Considerando as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, responda à seguinte questão: como ocorreu o desenvolvimento da ciência?
I. (V) Em busca da demonstração da verdade dos fatos e de suas relações de causa e efeito.
II. (V) Por um processo em constante evolução que se apoia em fatos observáveis e concretos.
III. (V) Sendo a experimentação o principal meio de chegar aos seus resultados.
VI. (F) Tornando a existência humana mais significativa que qualquer outro conhecimento.
Questão 8/10
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O método científico consiste em a série das normas fundamentais que devem ser adotadas para a produção de informações que têm a exigência da ciência, ou melhor, é uma regra utilizada para a pesquisa e a comprovação de certo conteúdo”.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, quantos aos métodos de investigação científica e produção do conhecimento, podemos identificar diferentes procedimentos. Relacione as colunas:
1. Pesquisa de campo:
2. Pesquisa de laboratório:
3. Pesquisa bibliográfica:
(2)   exige local apropriado (laboratório) instrumentação especial.
(3)   consiste na consulta de livros, artigos científicos o sites oficiais sobre o objeto do estudo em questão.
(1)  Consiste na obtenção de informações e conhecimentos a respeito de problema para os quais se procura resposta.
(2)   constitui-se naquela pesquisa em que o pesquisador procura refazer condições de um fenômeno a ser estudado a fim de observa-lo sob controle.
Questão 9/10
Considere a afirmação a seguir: 
“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”.
De acordo com os conteúdos presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre Ciência, leia as afirmativas a seguir.
I. (F) É uma forma de conhecimento baseada no senso comum que buscaexplicar os fundamentos da natureza.
II. (V) Possui critérios metodológicos para demonstrar a veracidade dos fatos observados.
III. (V) Tem como finalidade atingir fatos concretos mediante instrumentos, técnicas e procedimentos de observação fundamentadas em diferentes métodos experimentais.
Questão 10/10
Leia o trecho a seguir:
“Destaca-se a presença do professor que investe profissional e efetivamente nos alunos e acaba reunindo informações em conversas rápidas durante as aulas ou em conversas de corredor, nas reuniões de projetos especiais ou na aula de reforço”.
Com base no conteúdo ministrado nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, responda: qual tipo de ensino deve apresentar ao aluno ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade de construção humana, bem como favorecer a sua formação pessoal na produção do conhecimento cientifico e na obtenção das capacidades necessárias ao exercício da cidadania?
O ensino de Ciências Naturais
.

Outros materiais