Buscar

Orientação profissional 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá
Psicologia
Orientação Profissional
Rio de Janeiro
Novembro / 2017 
Universidade Estácio de Sá – UNESA
Psicologia
Orientação Profissional
Trabalho apresentado ao professor
Francisco Takahashi na disciplina 
Orientação Profissional,
ministrado no curso
de Psicologia do 7° período.
Acadêmico Willian da Silva Santos 
Matrícula 201408017288
Rio de Janeiro
Novembro / 2017
Reconhecer na História quais foram as competências do Isop e Abop
ABOP
A ABOP é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega orientadores profissionais do Brasil. A associação foi criada em 1993, durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional realizado em Porto Alegre, de 24 a 27 de novembro de 1993. Este Simpósio foi organizado pelo Instituto do Ser &– Psicologia e Psicopedagogia, de São Paulo, representado por sua Coordenadora, a psicóloga e professora Dra. Marilu Diez Lisboa e pelo Serviço de Orientação Profissional - SOP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representado por sua Coordenadora, a psicóloga e professora Maria Célia Pacheco Lassance.
Os profissionais interessados agregaram-se a partir do ideal de construir de maneira compartilhada algo que significasse o desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil, enquanto campo de atividades, técnicas e científicas, de psicólogos e profissionais de áreas afins. A associação surgiu da necessidade de unir esforços e experiências de profissionais que compartilhavam dos mesmos questionamentos, das mesmas angústias, das mesmas inquietações e do sentimento de isolamento, freqüente no cotidiano profissional. A Assembléia Geral que criou a ABOP, durante o I Simpósio, reuniu um número significativo de orientadores profissionais do Brasil, numa composição multidisciplinar, com o primordial objetivo de agir eticamente, respeitando o rigor científico e o compromisso com a população na prestação de serviços, pesquisa e formação de Orientadores Profissionais. Desde então, a ABOP vem realizando os simpósios, apoiando cursos, eventos e encontros, e publicando mensalmente seu Boletim, atualmente em formato eletrônico, com notícias atualizadas na área.
ISOP 
Foi criado em 8 de agosto de 1947 com o propósito de proporcionar ao ensino, à administração, à indústria e ao comércio os mais modernos e eficazes recursos de psicologia aplicada. Em 1981 sua denominação mudou para Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, mantendo-se contudo a sigla ISOP. Foi extinto em 29 de maio de 1990.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais