Buscar

MC DONALT´S

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LécioLanjoni Ferreira da Silva R.A: D4280B-0 Fernando Henrique Mourão R.A.: D15303-0 Gustavo Lima de Souza R.A.: D33117-5
Caio Augusto R.A: D36273-9
Ketllen Nascimento R.A: N1991B-0
ARC-EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017
Lécio Lanjoni Ferreira da Silva R.A: D4280B-0 Fernando Henrique Mourão R.A.: D15303-0 Gustavo Lima de Souza R.A.: D33117-5
Caio Augusto R.A: D36273-9
Ketllen Nascimento R.A: N1991B-0
ARC- EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
Orientador: Prof. Aldino Pallas
Sumário
REVISÃO CONCEITUAL	9
PERFIL DA ORGANIZAÇAO	5
APRESENTAÇAO DA EMPRESA	5
FORÇA DE TRABALHO	6
PRODUTOS E CLIENTES	7
PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO	8
PRINCIPAIS INSUMOS	9
IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS	11
DESCRIÇÃO ORGONOGRANA
DESCRIÇÃO SISTEMA DE PRODUÇÃO 	13
INTRODUÇÃO
As atividades práticas supervisionadas vêm com intuito para desenvolvermos alunos para oferecer requisitos de competência para a analise de uma empresa a fim de chegar numa fundamentação teórica, uma reflexão sobre o assunto abordado e um importante desafio proposto em umaempresa/organização em situação real.
Os objetivos são contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos necessitam da aplicação de conceitos adequados, advinhos da evolução administrativa, para melhor sua sobrevivência seja garantida.
O trabalho tem por objetivo identificar os processos aplicáveis na empresa ANDREAS FOOD COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA(McDonal’d), este programa abrangerá a disciplina de evolução do pensamento administrativo, os integrantes desse grupo realizaram uma analise organizacional, em busca de promover visão integrada das disciplinas, desenvolverem o trabalho em equipe com maxima responsabilidade e compretimento.
	
REVISÃO CONCEITUA
No inicío do século XX foi um período de intensas mudanças no sistema produtivo, onde destacam-se Frederick Taylor com o taylorismo e Henry Ford com o fordismo.
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), foi um norte americano da Filadélfia, desenvolveu uma obra chamada "Os Princípios da administração" que continha métodos inovadores voltados para a produção industrial, onde no futuro ficaria conhecido por taylorismo em relação ao seu sobrenome.
Taylor dizia que o proletário deveria focar em sua parcela do processo produtivo e desempenhá-la no menor tempo possível.O empregado deveria evitar o gasto de energia "desnecessário", limitando-se apenas para a produção do que lhe era determinado pelo patrão, não precisando ter conhecimento de todo o processo.
Taylor afirmou que a hierarquização educava os funcionários e evitava protestos e desordem. Taylor também defendia a competição entre os funcionários, cujo aquele que tinha um melhor desempenho recebia uma premiação.Era totalmente contra a organização dos trabalhadores, sendo assim contra os sindicatos.
Henry Ford (1863-1947), foi um empreendedor nacido em Greenfild, fundador da Ford Motor Company, inspirado no método que Taylor utilizava, foi responsável pela criação de um novo sistema industrial chamado de fordismo.
Ford determinava a posição de todos seus funcionários, que estes aguardavam as peças vindas através de esteiras para executarem uma única função específica.Cada funcionário era responsável por apenas uma função em toda linha de montagem, sendo somente encarregado, por exemplo, por apertar um determinado parafuso. Além disso, o proletário deveria executar sua atividade no tempo determinado pela máquina, caso contrário alterava toda a produção e era repreendido pelo gerente local.
As jornadas exaustivas e repetitivas da mesma ação causava uma alienação psicológica nos funcionários, sem contar os problemas físicos ocasionados pela repetição do mesmo movimento inúmeras vezes ao dia.
Tanto o taylorismo como o fordismo tinham o mesmo objetivo: Lucrar, porém, esses metódos possuem péssimas condições de trabalho e abusos com os funcionários.
PERFIL DA ORGANIZAÇAO
“[...] a organização é um artefato que pode ser abordado com um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos matérias, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, cultura etc.)”. MEIRELES, (2003 p.46).
Segundo os critérios do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). A empresa se enquadra na classificação de pequeno porte, pois possui receita operacional bruta anual maior que R$ 2,4 milhões e menor que 16 milhões.
APRESENTAÇAO DA EMPRESA
Empresa: Andreas Food Comercio de Alimentos LTDA (McDonal’d)
O trabalho foi desenvolvido na empresa Andreas Food Comercio de Alimentos LTDA. Localizada na Av Presidente Juscelino K. de Oliveira– nº 5000 – Iguatemi – CEP 15093-340,São José do Rio Preto – SP, fundada no ano de 2014 a : Andreas Food Comercio de Alimentos LTDA (McDonal’d) lider absoluto no segmento de restaurant fest food, com produtos de altissima qualidade.
	Lider no segmento de serviço rápido de alimentação, se destaca pela qualidade dos produtos e atendimento, é a maior e a mais conhecida empresa de serviços rápido de alimentação do mundo. De fato foi o Sistema de franquias que permitiu que o McDonald’s a se tornar a rede de restaurantes de mais sucesso do planeta, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países.
	A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald's do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe
FORÇA DE TRABALHO
“A força de trabalho é, portanto, “uma mercadoria como outra qualquer, e, contudo muito especial”. Esta mercadoria tem, com efeito, a especial virtude de ser uma força criadora de valor, uma fonte de valor, e, se se sabe empregá-la, de maior valor que o que em si mesma possui.
(“Internet: HTTPS://www.infopedia.pt/$forca-de- trabalho.)
A empresa composta por 30 funcionários efetivos, divididos em dois (2) turnos. 
Atendente 
Cozinheiro
Coordenador
Gerente de plantão
Gerente de loja 
PRODUTOS E CLIENTES
“Cliente” designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha papel no processo de troca ou transição com uma empresa ou organização. (...) O termo cliente refere-se a pessoas que assumem diferentes papeis no processo de compra, como o especificador, o influenciador, o comprador, o pagante, o usuário ou aquele que consome o produto. (Bretzke,apud Dias,2003,pag 38)
“Produtos” definimos um produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade. Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. Definimos amplamente, incluem objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas as entidades. (Armstrong, 2007 p. 200).
Com foco de manter sempre a melhor qualidade dos produtos para seus clientes a Andreas Food Comercio de Alimentos LTDA (McDonal’d) fornece alimentos seguindo os melhores padrões de qualidade, oferecendo Saladas, Sobremesas,bebidas,acompanhamentos e Sanduíches.
O MCDonald´s atua no seguimento de em uma  variedade de produtos que permitam responder às necessidades, às preferências e às expetativas dos nossos consumidores.
Caso o produto chegue danificado a empresa tem sua obrigação fornecer outro profuto nas condições que agrade o seu cliente.
Um dos principais objetivos do MCDonald´s é garantir a satisfação plena de nossos clientes, por isso mantemos uma equipe de atendentes capacitados para garantir a qualidade no serviço.
A empresaMCDonald´s atua nas seguintes regiões no Brasil :
PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO
“ Os concorrentes podem aumentar os gastos em propaganda, reduzir os preços e intensificar a distribuição, mas, se uma empresa desenvolveu um forte relacionamento com seus clientes atuais, é improvável que ele seja imediatamente vulnerável “ (BRETZKE,2000, P. 153)
O MCDonalt´s atua no seguimento de Fast Food que esta presente nos principais Shopping, 	e algumas grandes redes de Supermercados ,esse mercado hoje tem muitos concorrentes que cercam esses segmentos são eles:
Subway
Burguer King
Habib’s
Bob’s
Giraffas
PRINCIPAIS INSUMOS
(...) segundo (CHIAVENATO, 2006), significa a transformação de insumos em produtos ou serviços. É um conjunto de atividades que permitem a conversão de um bem para outro. A produção necessita de recursos e competências para que os resultados gerados sejam plausíveis.
O McDonald’s possui elementos essenciais, para que o produtos que utilizam possa garantir a sua melhor eficiencia. O McDonald's controla a qualidade dos alimentos, desde a seleção da matéria-prima até a preparação dos produtos em restaurantes. A qualidade dos suprimentos do McDonald's vai de mãos dadas com marcas líderes e de maior prestígio no mundo, reconhecido pela excelência.
Os Pães de Hambúrguer
Hambúguer 100% Carne de Vaca
Vegetais Frescos
IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS
O McDonald’s após uma longa pesquisa do mercado, eles optaram por com diversas opções de cardápios com diversas promoções bem chamativos para atrair o seu publico, não fugindo do tema de proporcionar a melhor forma de uma comida saudável e rápida. 
A Evolução do Pensamento Administrativo vêm sendo um dos pontos mais importantes desafios para as organizações, já que os processos segmentados trazem um retorno financeiro à empresa.
Para que a organização mantenha o processo dos recursos humanos, financeiros, e materiais. É primordial que a administração seja eficiente, para atingir seus objetivos propostos. 
 
SÃO 
JOSÉ DO RIO PRETO 
2017
 2017
2.2.1 ORGANOGRAMA
O organograma de empresa define os níveis hierárquicos dos colaboradores, organizando quem deve responder à quem na organização e a estrutura de seus setores.	
Representado de maneira gráfica, o organograma exibe a disposição de cargos e departamentos de uma empresa de maneira mais clara e objetiva.
DESCRIÇÃO DE QUAL SISTEMA DE PRODUÇÃO UTILIZADOS

Outros materiais

Perguntas Recentes