Buscar

Comportamento do Consumidor - (1) - AV3 - 2012 3

Prévia do material em texto

Estrutura Curricular
	��
	
Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
	
	Avaliação On-Line 
Avaliação:
AV3-2012.3EAD-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-ADM0911 
Disciplina:
ADM0911 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 
Tipo de Avaliação:
AV3 
Aluno:
Nota da Prova: 
7
Nota do Trabalho: 
Nota da Participação: 
Total: 
7
Prova On-Line 
Questão: 1 (213573) 
De acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina Comportamento do Consumidor, leia com atenção as sentenças a seguir: 
I) O papel do comprador organizacional é de extrema importância para a empresa. É sua responsabilidade buscar as fontes de suprimentos e obter a entrega em tempo hábil dos produtos e serviços, a uma qualidade aceitável e ao melhor preço. 
II) O comportamento do consumidor organizacional apresenta grande complexidade, em virtude dos três principais fatores a seguir: a estrutura do mercado e as inter-relações entre as empresas, o número de setores da empresa envolvidos na decisão de compra e os papéis representados pelos profissionais envolvidos no processo decisório de compras. 
III) O consumidor organizacional é a categoria que estuda a relação entre as organizações e os consumidores individuais. É uma categoria que identifica a razão real em que se fundamenta o comportamento do consumidor. 
IV) O consumidor organizacional é considerado pelo marketing como uma área de negócios busines-to-busines – B2B, isto é, empresas que fazem negócios com outras empresas. 
Indique a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas II, III e IV 
Apenas II e IV 
Apenas I e III 
Apenas I, II e IV 
Questão: 2 (213472) 
Durante o processo decisório o consumidor poderá buscar diferentes tipos de fontes de informação para selecionar um produto ou serviço que melhor atenda as suas necessidades. 
Indique as sentenças que representam as diferentes formas de fontes de informações que poderão ser aplicadas pelo consumidor: 
I) As informações públicas, como as organizações de classificação de consumo são consideradas como fonte externa. O Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é um exemplo . 
II) A memória é considerada uma fonte de informação interna. Inclui lembranças de comunicações pessoais ou exposições a esforços de marketing persuasivos. 
III ) A embalagem é considerada como uma fonte de informação mista , pois, deve apresentar todas as características do produto . Como exemplo, uma embalagem de um creme de leite deverá, obrigatoriamente, reunir informações nutricionais, os ingredientes, o fabricante, o peso, a data de validade etc. 
IV) As influências das fontes de informação durante ao processo de decisão de compra do consumidor varia de acordo com a categoria de produtos e serviços e as características do consumidor. 
Dentre as opções assinale a única correta: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, II e III 
Apenas II , III e IV 
Apenas I e IV 
Apenas I, II, e IV 
Questão: 3 (213467) 
Um comercial de TV, exibido em um programa de grande audiência, apresenta um novo refrigerador dando ênfase à tecnologia utilizada, o preço, a garantia, as características exclusivas e a economia de luz. Esta peça publicitária está promovendo um dos três critérios gerais que poderão ser aplicados pelo consumidor durante o processo de avaliação das alternativas de produto. 
Indique a única opção correta que corresponde a esse critério. 
Pontos da Questão: 1 
Características Funcionais do Produto. 
Identificação da Alternativa Preferida. 
Eficiência do Produto. 
Desempenho do Produto. 
Questão: 4 (213546) 
Considerando os conteúdos estudados sobre o comportamento do consumidor, leia com atenção as sentenças a seguir: 
I) O fator tempo, no mundo contemporâneo, passou a exercer forte influência no processo de compra. De acordo com a maior ou menor disponibilidade de tempo o consumidor poderá buscar informações sobre o produto ou serviço almejado. 
II) O fator tempo pode ser considerado como um recurso valioso na vida dos consumidores. A maneira que cada um o utiliza está ligada ao seu estilo de vida, aos seus valores e à sua personalidade. 
III) O fator tempo tem contribuído bastante para a tomada de consciência dos consumidores, mas no caso dos profissionais de comunicação e marketing, este fator não tem influência no desenvolvimento de estratégias focadas no comportamento do consumidor. 
IV) O fator tempo, ou a falta de tempo, tem contribuído para a vida agitada dos grandes centros. O consumidor, cada vez mais, está buscando produtos e serviços ajustados a esta nova realidade e, por essa razão, as vendas por internet têm crescido no país. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, II e IV 
Apenas I, III e IV 
Apenas I, II e III 
Apenas II, III e IV 
Questão: 5 (213445) 
Participando ativamente desse processo conflitivo entre as motivações e os obstáculos, a personalidade de cada indivíduo fará com que algumas pessoas se deixem dominar mais facilmente do que outras. Leia atentamente as sentenças abaixo que apontam corretamente o dinâmico universo da teoria da motivação: 
I ) As inibições podem ser classificadas como forças que reprimem uma motivação de comprar em função do desconforto potencial ante os outros. 
II) Os freios podem ser eliminados. À medida que são atenuados, a força das motivações sobressai-se e vice-versa. 
III) Os medos podem ser classificados como forças ligadas a pensamentos internos. 
IV) O estímulo provoca no consumidor a energia para agir. O objetivo fornece a direção para que o consumidor canalize esta energia buscando a satisfação de suas necessidades. 
Dentre as opções assinale a única opção correta: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I e IV 
Apenas I, III e IV 
Apenas I e III 
Apenas I, II e IV 
Questão: 6 (213563) 
“Quando examinam uma sociedade específica, os antropólogos freqüentemente imergem no ambiente em estudo. Como pesquisadores treinados, eles têm a possibilidade de selecionar uma pequena amostra de pessoas de uma sociedade em particular e cuidadosamente observar o comportamento delas. Baseados em suas observações, os pesquisadores esboçam conclusões sobre valores, crenças e costumes da sociedade que estão investigando”. Leon G. Schiffman e Leslie Lazar Kanuk 
De acordo com os conteúdos estudados na disciplina “Comportamento do Consumidor” indique as assertivas corretas:
A) O conceito de grupos de referência do consumidor vem sendo ampliado de modo a incluir grupos com os quais o consumidor não tem contato pessoal. A credibilidade, a capacidade de atração e a forma de um grupo de referência afetam o seu nível de influência. 
B) Os indivíduos participam de diferentes grupos de referência. A posição de uma pessoa em cada grupo pode ser definida em termos de papéis e status. A impressionante reestruturação pela qual estão passando os papéis tradicionais do homem e da mulher na família contemporânea vem impingindo a necessidade e o desejo de novos produtos e serviços produzindo efeitos inevitáveis sobre o comportamento de consumo. 
C) Os indivíduos são significativamente influenciados por seus grupos de referência pelo menos em quatro níveis distintos. Os grupos de referência expõem um indivíduo a novos comportamentos e estilos de vida. Eles influenciam diretamente a criação de necessidades, e desejos. E, além disso, determinam as escolhas de produtos e serviços e marcas.
D ) Os grupos de referência que exercem influência direta sobre um indivíduo são chamados grupos de afinidade. Alguns grupos de afinidade são primários com os quais a pessoa interage contínua e informalmente. Outros são classificados como secundários que normalmente são formais e exigem menor interação contínua. 
Pontos da Questão: 1 
As assertivas B eD estão corretas 
As assertivas A e B estão corretas 
As assertivas A, B e D estão corretas 
As assertivas B, C e D estão corretas 
Questão: 7 (213408) 
Um comercial de lançamento de uma margarina apresenta cenas de um café da manhã saudável e divertido de uma família de classe média alta, composta de pai, mãe e dois filhos. As cenas de produto são permeadas com imagens de sorrisos e brincadeiras onde os pais ensinam aos seus filhos a importância do convívio familiar. 
Neste contexto, assinale a única opção correta que indica a influência explorada neste comercial de TV. 
Pontos da Questão: 1 
Influências normativas 
Influências utilitárias 
Influências situacionais 
Influências socioculturais 
Questão: 8 (213608) 
Considerando os conteúdos estudados, leia atentamente as sentenças a seguir: 
I) Os estudos sobre o Comportamento do Consumidor, indicam que a maior parte do comportamento humano é aprendida. 
II) As principais teorias que buscam explicar como se desenvolve a aprendizagem são as teorias behavioristas e motivacionais. 
III) As atitudes possuem três componentes inter-relacionados: o cognitivo, o afetivo e o conativo. 
IV) As atitudes são predisposições, para responder a um objeto ou uma classe de objetos, de uma maneira consistentemente favorável ou desfavorável. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, III e IV 
Apenas I e IV 
Apenas III e IV 
Apenas II, III e IV 
Questão: 9 (213511) 
“A construção de uma base de clientes altamente fiéis não pode ser feita como um complemento. Ela tem que ser parte integrante da estratégia básica de negócios da empresa”. Frederick F. Reichheld 
Após a leitura atenta do enunciado, indique quais são as respostas corretas baseadas no conhecimento adquirido na disciplina comportamento do consumidor: 
A) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. Para tanto, é obrigatório conhecer a evolução dos mercados, as modificações da preferência do consumidor, a variação da capacidade de consumo do público entre outros aspectos. 
B) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. Uma das principais questões que as empresas precisam levar em conta, é desenvolver ofertas que não só atraiam, mas também mantenham os clientes satisfeitos e em contato com a empresa. 
C) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. A empresa poderá se basear na sua experiência para agilizar a entrada de um novo produto ou serviço no mercado. Assim, criando barreiras para a concorrência. 
D) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. As preferências dos consumidores são diferentes, e isso abre uma oportunidade para os desafiantes e especialistas procurarem segmentos do mercado. Em resposta, as grandes empresas começaram a diferenciar suas ofertas de produtos para diferentes mercado. 
Pontos da Questão: 1 
As assertivas A , B e C estão corretas 
As assertivas A , B e D estão corretas 
As assertivas A e D estão corretas 
As assertivas B, C estão corretas 
Questão: 10 (213455) 
O supermercado “Barateiro” preconiza em sua comunicação que a sua rede tem o menor preço, melhor atendimento e variedade de produtos. Para que a sua atuação seja crível perante aos consumidores e compatível com o seu discurso é necessário que algumas medidas tenham que ser tomadas para que a participação de mercado seja mantida no maior patamar desta categoria. Para isso será necessário: 
I) Realizar uma pesquisa de campo frequente para verificar se os custos dos seus produtos estão na média ou inferiores do que a média do mercado. 
II) Conferir se a variedade de produtos atende ao seu público-alvo, de forma que os consumidores não tenham que se deslocar para outro ponto-de-venda. 
III) Realizar com frequência, pesquisa de satisfação para medir se há algum ponto que deva ser aprimorado ou alterado. 
IV) Monitorar no dia-a-dia a atuação da concorrência, para que o marketing possa tomar atitudes combativas diante de algum fato novo. 
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única alternativa correta: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, II e IV 
Todas estão corretas 
Apenas I, II e III 
Apenas II, III e IV 
	
�� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
�
	
	Server IP : 192.168.10.137 Client IP: 187.126.231.232 Tempo de execução da página : 1,5
Parte inferior do formulário
_1417120589.unknown
_1417120597.unknown
_1417120601.unknown
_1417120604.unknown
_1417120605.unknown
_1417120603.unknown
_1417120599.unknown
_1417120600.unknown
_1417120598.unknown
_1417120593.unknown
_1417120595.unknown
_1417120596.unknown
_1417120594.unknown
_1417120591.unknown
_1417120592.unknown
_1417120590.unknown
_1417120571.unknown
_1417120580.unknown
_1417120584.unknown
_1417120586.unknown
_1417120587.unknown
_1417120585.unknown
_1417120582.unknown
_1417120583.unknown
_1417120581.unknown
_1417120576.unknown
_1417120578.unknown
_1417120579.unknown
_1417120577.unknown
_1417120573.unknown
_1417120575.unknown
_1417120572.unknown
_1417120563.unknown
_1417120567.unknown
_1417120569.unknown
_1417120570.unknown
_1417120568.unknown
_1417120565.unknown
_1417120566.unknown
_1417120564.unknown
_1417120559.unknown
_1417120561.unknown
_1417120562.unknown
_1417120560.unknown
_1417120556.unknown
_1417120558.unknown
_1417120554.unknown
_1417120555.unknown
_1417120552.unknown
_1417120553.unknown
_1417120550.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes