Buscar

quest. Cinesioterapia.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário de Cinésioterapia.
1- Defina artrocinematica e osteocinematica e dê exemplos.
Artrocinematica: movimento das superficies ósseas com a articulação. EX: girar, rolar e deslizar.
Osteocinematica: estuda os movimentos osseos relacionados com outras estruturas que em conjunto fazem com que ocorra os movimento do corpo. EX: musculo e tendões.
2- Disserte sobre a lei do ''côncavo-convexo/convexo-côncavo'', citando exemplos práticos de sua aplicação. 
Concavo-convexa: Superfície articular côncava desliza e roda na MESMA direção do movimento ósseo (convexo é ESTÁVEL). Se uma superfície côncava move-se sobre uma superfície convexa, deslizamento e rolamento ocorrem na mesma direção. EX: carpometacarpicas do polegar, articulação interfalangianas.
Convexo-concavo: Superfície articular convexa desliza e roda na direção OPOSTA do movimento (côncavo é ESTÁVEL). Se uma superfície convexa move-se sobre uma superfície côncava, deslizamentos e rolamento ocorrerão em direções opostas.”EX: Articulação glenoumeral e articulação do quadril.
3- Quais são as indicações da mobilização articular e como é classificada (graus)?
Aumento da extensibilidade articular, nutrição, correção de falhas de posicionamento, controle de dor e relaxamento muscular.
Grau l e ll: primariamente usado para dor. Mobilizaçao
Grau lll e lV primariamente usado para aumento de movimento. Mobilizacao
Grau V manipulaçao
4- Explique fisiologicamente as indicações de mobilização articular.
Diminuição da dor, aumento de ADM, reposicionamento ósseo e nutrição articular.
5- O que é movimento passivo, ativo-assistido e ativo ? Quando e como realizamos cada um deles ?
Passivo: movimento realizado pelo terapeuta, avaliando a ADM passivamente. Tratamento: técnicas de mobilização articular.
Ativo-Assistido: movimento com auxilio mas somente após paciente realizar o movimento até onde conseguir. Indicação: fortalecimento muscular, aumento de ADM.
Ativo: Movimento realizado pelo paciente, informação sobre a capacidade, coordenação e força muscular da articulação avaliada e fortalecimento muscular.
6- Pacinte L.S.N, 34 anos, escriturário, sofreu ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho direito, durante uma partida amadora de futebol. Ficou imobilizado com órtese de joelho por 4 dias e logo após, submeteu-se à reconstrução cirúrgica do LCA. Após o procedimento cirúrgico, o paciente não realizou tratamento fisioterapeutico (apenas gelo prescrito pelo médico) e permaneceu imobilizado em semi-flexão (30°) por mais 15 dias com a ótese. Quando chegou no ambulatório de fisioterapia, estava fazendo uso de muleta axilar bilateral, com dor grau 7 na EVA no joelho direito e edema peripatelar e não conseguia realizar movimentos de flexão e extensão do joelho (passivo e ativo). O que você realizaria de tratamento com este paciente ?
Realizaria a mobilização articular da articulação do joelho para ganhar flexão e extensão, após isso trabalharia também fortalecimento muscular nesse paciente porque provavelmente devido ao seu repolso ele pode ter perdido força nos musculos, por exemplo, quadriceps.
7- Como é a classificação das articulações ?
Sinartroses: fibrosas e cartilaginosas.
Diartroses: sinoviais.
8- O que é uma articulação sinartrose ?
Articulações livres para o movimento conectadas por cápsula articular possui camada externa e camada interna.
9- Como é a cápsula articular ?
Compõe-se de duas camadas: ESTRATO FIBROSO E SINOVIAL
Uma externa, denominada estrato fibroso: Compõe-se de tecido fibroso denso, circundando completamente as extremidades dos componentes ósseos. É deficientemente vascularizada, mas abundantemente inervada por receptores articulares.
Uma interna, denominada estrato sinovial: É altamente vascularizada, mas pouco inervada. Esta camada é insensível à dor, mas sofre vasodilatação e vasoconstrição em resposta ao calor e ao frio, respectivamente.
10- O que é fluido sinovial ?
Sua composição é semelhante ao do plasma sangüíneo, com a diferença do fluido sinovial possuir o hialuronato e uma glicoproteína chamada lubricina. O fluido também proporciona a nutrição da cartilagem.
11- Quais são os tipo de lubrificação articular ?
Lubrificação da Camada Limítrofe: acontece em conseqüência da presença de uma fina camada de lubrificantes que liga as superfícies opostas, diminuindo a fricção e o desgaste. O componente da camada de fluido é a lubricina. 
Lubrificação Hidrodinâmica: acontece quando a carga da articulação e o movimento geram uma camada de fluido que separa as superfícies da cartilagem oposta.
Durante o movimento articular, a lubrificação provavelmente se realiza pelos dois mecanismos.
12- Cite as diferença entre manipulação e mobilização.
Manipulação: Movimento articular passivo para aumento da mobilidade articular, geração de uma força repentina que está além do controle do paciente.
Mobilização: Movimento articular passivo para aumento da ADM ou diminuição da dor. Aplicada às articulações e tecidos relacionados em velocidade e amplitude variada usando os movimentos fisiologicos e acessórios. Força pequena.
13- O que é automobilização e mobilização com movimento ?
Automobilização: Auto alongamento nas quais há o uso de tração e deslizamento dirigindo a força de estiramento à capsula. 
Mobilização com movimento: Aplicação concomitante de uma mobilização sustentada pelo fisioterapeuta e o movimento fisiológico ativo aplicado pelo paciente no final da amplitude. Aplicada em um direção sem causar dor.
14- Para que serve a mobilização articular?
Restabelecer os movimentos artrocinemáticos perdidos ou diminuídos.
15- Qual a diferença de movimento sisiológico e movimento acessorio ?
Movimento Fisiológico: movimentos realizados voluntariamente.
Movimentos Acessórios: movimentos entre as articulações e ao redor dos tecidos, necessários para uma ADM normal , mas não é realizado voluntariamente.
16- Quais são os fatores que podem alterar a mecânica articular? 
Dor, hipomobilidade articular, fusão articular, contraturas ou aderências nas capsulas articulares ou nos ligamentos de suporte e mal alinhamento ou subluxação das superfícies ósseas.
17- Explique rolamento, giro e deslizamento.
Rolamento: séries de pontos em uma superfície articular que entra em contato com séries de pontos em um outra superfície, o rolamento ocorre na direção do movimento. Usualmente ocorre na combinação de giro e deslizamento. EX: Côndilo femoral faz rolamento no platô tibial.
Giro: Ocorre quando um osso roda em volta de um eixo axial estacionário longitudinal, não ocorre isoladamente durante o movimento. EX: Cabeça do rádio na articulação umeroradial.
Deslizamento: Ponto específico de uma superfície que entra em contato com uma série de pontos em outra superfície, as superfícies são congruentes.
18- Como é a combinação de rolamento-deslizamento ?
– Quanto mais congruentes forem as superfícies: deslizamentos.
– Quanto mais incongruentes forem as superfícies: rolamento.
19- Quais são as precauções da mobilidade articular ?
Qualquer lesão sem diagnóstico, anquilose articular, hipermobilidade articular, atrite reumatóide cervical alta, síndrome da cauda equina, infecção, dor considerável, espasmo muscular protetor, gravidez, e escoliose severa.
20- Como é a força de tratamento e direção do movimento ?
A força do tratamento é aplicada mais próxima possível da superfície articular oposta, quanto maior for o contato da superfície, mais confortável é o procedimento.
A direção do movimento durante o tratamento é PARALELA ou PERPENDICULAR ao plano de tratamento.
21- O que se deve sempre examinar antes de começar o tratamento ?
1)Se a dor acontece ANTES da limitação tecidual, técnicas sutis de inibição da dor devem ser usadas.
2) Se a dor acontece CONCOMITANTEMENTE com a limitação tecidua, a limitação é tratada cuidadosamente, devem ser usadas técnicas de alongamento sutis.
3) Se a dor acontece DEPOIS de encontrar a limitação tecidual causada pelo alongamento do tecido capsular, a articulação pode ser agressivamentealongada.
22- Comente sobre os graus de tração de kaltenborn.
Tração Grau I (frouxa): Tração que neutraliza a pressão da articulação sem a separação das superfícies articulares, ocorre alívio da dor, reduzindo as forças de compressão das superfícies articulares durante a mobilização, e pode ser utilizada com todos os graus de mobilização.
Tração Grau II (tensa): Tração que separa com eficiência as superfícies articulares. Início do tratamento para ajudar a determinar o grau de sensibilidade articular.
• Tração Grau III (alongamento): Tração que envolve o alongamento real do tecido mole circunvizinho à articulação, a fim de aumentar a mobilidade em uma articulação hipomóvel

Outros materiais