Buscar

TRABALHO SOCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
 Carlos Augusto Pontes e Silva 			 
	Durkheim partia do princípio de que o fato social se apresenta como o elemento básico e decisivo para a explicação dos fenômenos que se encontram na sociedade; que o social só se explica pelo social; e que a sociedade é um fenômeno sui generis, independente das manifestações individuais. Estes são os aspectos principais da sociologia durkheimiana.
	É essencial dizer que a concepção da sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social, a fim de demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica, ou seja, o objeto é o fato social, o qual se caracteriza como objeto específico da Sociologia, e por ser observado e explicado de modo semelhante ao que acontece com os fatos observados e explicados pelas Ciências Naturais. Segundo Durkheim:
os fatos sociais consistem em maneira de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele. Por conseguinte, eles não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, já que consistem em representações e em ações; nem com os fenômenos psíquicos, os quais só têm existência na consciência individual e através dela. Esses fatos constituem portanto uma espécie nova. (Durkheim, 1995: p.3).
	Para ele, os fatos sociais não são todos os fenômenos que se passam no interior da sociedade, porque os fatos sociais existem fora das consciências individuais, são fatos exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo. Durkheim apresenta alguns exemplos do nosso cotidiano para demonstrar a especificidade do fato social. Os fatos sociais não se caracterizam apenas por sua exterioridade em relação às consciências individuais e por exercer uma ação coercitiva sobre os indivíduos, mas também pela sua generalidade. Durkheim diz que um fenômeno só pode ser coletivo se for comum a todos os membros da sociedade ou, pelo menos, à maior parte deles, portanto, se for geral. Certamente, mas, se ele é geral, é porque ele é coletivo (...) o que é bem diferente de ser coletivo por ser geral. (id., ibid., p.9) Por fim, caracteriza-se por existir independentemente das formas individuais que assume ao difundir-se. Frente a essas características do fato social, pode-se apresentar a sua definição mais elaborada dos fatos sociais. Segundo Durkheim, é fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (id., ibid., p.13)
	Frente a esta definição de fato social, pode-se apontar uma das regras apresentadas por Durkheim para os sociólogos realizarem trabalhos de caráter exclusivamente sociológico, ou seja, objetivo e científico. A primeira regra destacada por Durkheim e a mais fundamental consiste em considerar os fatos sociais como coisas. Os fenômenos sociais são coisas e devem ser tratados como coisas. (id., ibid., p.28) Para ele, é coisa tudo o que se oferece à observação. O que Durkheim pretende ao considerar os fatos sociais como coisas é chamar a atenção do sociólogo para que este se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. Isto é, o sociólogo, ao penetrar no mundo social, deve partir do princípio de que penetra no desconhecido.
	
	Nessa perspectiva, os objetivos da Unirio podem ser delineados: 1. Facultar aos alunos a discussão e a compreensão da gênese das ciências sociais, como quadro explicativo e compreensivo de interpretação cientifica, sua história como ciência, seus problemas de fundamentação, o cenário sócio - histórico e filosófico incidente sobre seu desenvolvimento, suas diversas escolas e tratamento metodológico. 2. Contribuir para a formação intelectual dos acadêmicos, introduzindo-os na maneira de proceder das ciências, em seus sistemas de valores, estimulando-os ao trato de questões teóricas, hábitos de pesquisa, leitura e reflexão, incentivá-los a ampliar sua concepção de mundo através do gosto pela prática científica e pela sua reformulação, transformando as ciências e a si mesmos em instrumental de liberdade.

Outros materiais