Buscar

Leia o fragmento a seguir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	A	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	B	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	C	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	D	
Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum

Outros materiais