Buscar

História e a Geografia

Prévia do material em texto

como a História e a Geografia contribuem para a construção da realidade social.
História e geografia estão fortemente ligados, uma área é diretamente dependente da outra, não por acaso uma é considerada ciência auxiliar da outra. Quando trazemos para sala de aula, na educação básica, devem ser abordadas de forma integrada, buscando de fato promover a formação da cidadania, tendo como base a LDB.
Pensando na história e na geografia, no âmbito das Ciências Humanas, voltados para o ensino infantil e fundamental, este conhecimento se torna essencial na formação e construção da realidade social, abordados de forma integrada, até mesmo devido a sua proximidade e aos temas transversais que atravessam as duas áreas, devem ajudar a se situar no mundo, ajudando os alunos a entender a si mesmo e o mundo que vivem, tendo a consciência da necessidade de uma participação mais ativa na sociedade e na caminhada rumo a um futuro melhor.
Entretanto, para que isto aconteça, cabe ao professor abordar conteúdos de forma mais dinâmica, estimulando questionamentos ao invés de fornecer respostas prontas.
A Inclusão e as Questões de Gênero e Sexualidade
- Após ter lido a reportagem Educação sexual: precisamos falar sobre Romeo...
 
Disponibilizada no Mosaico Interativo https://novaescola.org.br/conteudo/80/educacao-sexual-precisamos-falar-sobre-romeo
- Ter Assistido ao Debate: Educação e Diversidade Sexual na Escola
https://www.youtube.com/watch?v=w-2mWpKAIJk
-Construa um parágrafo argumentativo defendendo o papel da Escola contra a prática da homofobia. Seu texto deverá ter entre 12 e 15 linhas.
Refletir o papel da escola sobre a homofobia e os conteúdos abordados é um desafio que deve ser adotado pelas instituições educacionais buscando contribuir para a redução de preconceito e discriminação contra gays, lésbicas, travestis, bissexuais e transexuais. a instituição escolar deve contribuir para uma educação cidadã e libertadora que contemple a dimensão sexual, a diversidade, os direitos humanos e a multiculturalidade Essa modelo de educação é libertadora e irá contribuir para a inclusão de pessoas com diversidades sexuais nas escolas e consequentemente em toda sociedade, pois muitos jovens acabam abandonando o ambiente escolar por serem hostilizados, tanto por colegas quanto por professores ou alguém do cenário escolar.

Outros materiais