Buscar

fichamento estrategia empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Allan david rodrigues da cruz Bernardes
Trababalho disciplina de Estratégia empresarial
Tutor: Prof, Audemir leuzinger de queiroz
2017
Fichamento
Caso: Embraer líder mundial em jatos regionais
Referencia : o apoio de governo é fundamental. É isso que realmente conta. Queremos continuar sendo o braço tecnológico e industrial do governo
Se tratando de estratégia a empresa Embraer com certeza fez o que poderia ser feito em todas as partes e as estratégias possíveis, só acho que demorou um pouco para colocar em pratica as estratégias, na época que nasceu ela já era uma das maiores empresas do mundo, talvez por ser num pais não desenvolvidos quanto aos os outros países de empresas concorrentes a Embraer ficava com um pé atrás na hora de dar o próximo passo, talvez faltasse um puco mais de audácia dos executivos da empresa, com o tempo a empresa percebeu que poderia se torna maior ainda, não vou falar aqui dos jatos desenvolvidos, quero falar sobre o que fez a Embraer ser tornar o que foi e que é hoje, e também sobre as parcerias e a crise financeira. A Embraer por não se tratar de uma empresa privada tinha alguns privilégios como não pagar impostos, e ter apoio dos governos por isso acha que deveria de mais agressividade dos executivos, poderia ter usadas algumas estratégicas como a estratégia competitiva de diferenciação nos sabemos que essa estratégia e umas das mais competitivas como o próprio nome já diz, a Embraer usando essa estratégia com certeza seria difícil para as concorrentes. Também a estratégica competitiva de foco essa Essa estratégia associa-se às duas anteriores, apresentando as mesmas características. Isso significa que a organização cujo planejamento se baseie nela escolhe um alvo de mercado restrito, no qual se especializa por meio da diferenciação ou do custo, atendendo a nichos específicos. 
Na época da crise financeira que atingiu o pais todo a Embraer deveria ter buscado parcerias fora do pais, o pais estava quebrado e não poderia mais ajudar a Embraer, sendo assim pé não buscar investimento do lado de fora. Sim eu sei que ela fez isso, mas não na crise financeira, e sim anos depois. Uma coisa é certa Botelho na época executivo fez o que acho que poucos fariam como promover os colaboradores da Embraer, dando valor aos funcionários da empresa, penso eu que todas as empresas deveria fazer isso, da o valor esperado para cada funcionário, acredito que assim o funcionário rende o dobro porque ele se sente valorizado na empresa. Também a terceirização de alguns serviços foi uma boa ideia, assim a empresa poderia focar mais claramente em serviços mais importantes e também ajudaria as empresas terceirizadas promovendo mais empregos a elas. Em minha opinião Botelho foi o melhor executivo que a Embraer teve, mesmo a empresa na crise financeira ele obteve as melhores ideias para tentar sair da crise. 
Mas para sair da crise é preciso ter estratégias e pensar num projeto ambicioso, assim como fez com o ERJ 145, era preciso saber o que o mercado precisava e colocar em pratica, e o ERJ 145 era um ótimo projeto para tentar sair da crise, era o que o mercado necessitava no momento, e Botelho logo colocou em pratica. E logico que deveria procurar parceiros para o projeto, e foi o que ele fez com a ajuda de parceiros, e com a privatização os acionistas pensaram e talvez fosse a melhor opção aposta no projeto. Sei que é muito audacioso, mas Botelho pensava grande e sabia das o que ele estava fazendo. O ERJ em comparação com os concorrentes era em teoria a melhor escolha, penso eu que a Embraer fez sim uma pesquisa de mercado antes de colocar em pratica o projeto, um bom estrategista sabe que tem que ter o melhor produto, é preciso fazer um diagnostico estratégico do ambiente externo, o setor de negócios é muito importante, Conhecer o ambiente externo é fundamental para o processo estratégico das organizações. Afinal, é a partir desse estudo que obtemos a adequada compatibilidade entre a empresa, as ameaças e as oportunidades externas que a afetam direta ou indiretamente.
O ERJ 145 foi um sucesso, mas é preciso pensar no futuro, logico que os concorrentes da Embraer faria algo que pudesse retomar no mercado, mas além de pensar no mercado externo, uma empresa também precisa olha para o interno, como o ERJ145 foi um ótimo projeto é preciso saber o que se pode melhorar internamente. Sempre é possível melhorar um projeto se souber olhar para si mesmo, é muito difícil se líder de mercado ainda, mas se tratando de marcado internacional, mas o mais difícil de entra no mercado é se manter no mercado e se manter em alta com grandes concorrentes como a Embraer tinha, é preciso fazer uma analise de mercado e saber a demanda de mercado, também é muito importante saber quais os limites da empresa apara que não dar um passo maior do que a perna. Era preciso mais do que já havia ter feito porque os concorrentes da Embraer tinha uma vida financeira melhor do que a Embraer, e logico que isso preocupa os executivos. Era preciso expandir criar um diferencial competitivo, expandir os negócios criar um diferencial competitivo. Uma das ideias foi buscar parceiros para expandir no mercado. Investir em tecnologia era o diferencial do mercado, e era isso que precisava e foi feito. Esses investimentos todos fizeram com que a Embraer certamente disputaria de igual para igual no mercado mundial. Mas o maior parceiro com certeza é o governo, hoje penso que a Embraer é o uma grande empresa porque teve ousadia audácia e um ótimo administrador chamado Botelho. 
É preciso planejamento pois gerenciar crise custa caro!
Local: biblioteca estacio

Outros materiais