Buscar

PSICODIAGNOSTICO ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICODIAGNÓSTICO
	Simulado: SDE0149_SM_201201018439 V.1  
	Aluno(a): JOANA DARC BARBOSA PITANGA
	Matrícula: 201201018439 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 10/11/2017 12:47:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201680178)
	8a sem.: ENQUADRE
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O enquadre deve ser feito antes mesmo de se iniciar o processo de psicodiagnóstico. O enquadre é importante porque:
		
	
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o tipo de entrevista e a anamnese.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o tempo, o local, o horário, o papel e os honorários.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o sintoma e o motivo manifesto.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o rapport e a empatia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201277933)
	4a sem.: Processo Psicodiagnóstico
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	2) Quanto aos fundamentos do psicodiagnóstico, afirma-se que:
		
	
	e) Apesar das dificuldades de estabelecimento da identidade do psicólogo e, aqui, particularmente do psicólogo que trabalha com avaliação psicológica clínica, o profissional precisa aperceber-se de que sua função ainda é a de um ¿testólogo¿, como nas primeiras décadas da psicologia, pois é o teste seu instrumento principal de trabalho; 
	
	d) O psicólogo deve determinar e esclarecer a demanda em cada caso, o que lhe permitirá adequar todo o seu trabalho ¿ desde as hipóteses iniciais, o desenvolvimento do processo, até sua comunicação de resultados ¿ exclusivamente às necessidades das fontes de encaminhamento;
	
	c) O psicólogo deve evitar manter canais de comunicação com os diferentes tipos de contextos profissionais para os quais trabalha, para não se contaminar com a variabilidade de problemas com que se defrontam e as diversas decisões que os mesmos pressupõem, pois isso poderia levá-lo a enviesar os resultados do seu trabalho de avaliação;
	
	a) O psicodiagnóstico derivou da psicologia clínica, que por sua vez, foi criada sob a tradição da psicologia acadêmica e da tradição médica, o que, até hoje, tem efeitos marcantes na formação da identidade profissional do psicólogo clínico, oferecendo-lhe, por um lado, modelos de identificação e, por outro, acentuando as suas dificuldades nas relações profissionais; 
	
	b) A dificuldade de estabelecimento de seu papel no psicodiagnóstico leva, muitas vezes, o psicólogo a aceitar tacitamente encaminhamentos vagos para avaliação psicológica, mas ainda assim, consegue apresentar resultados que são pertinentes às necessidades da fonte de solicitação;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201127456)
	10a sem.: Fases do exame diagnóstico
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A entrevista clínica não é uma técnica única. Existem várias formas de abordá-la, conforme o objetivo específico da entrevista e a orientação do entrevistador. Os objetivos de cada tipo de entrevista determinam suas estratégias, seus alcances e seus limites, sendo importante conseguir diferencia-las corretamente. Indique, dentre as opções abaixo, as características da entrevista semi-estruturada.
		
	
	Tem por objetivo principal o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, estruturando tal história cronologicamente.
	
	São frequentemente utilizadas em pesquisas e sua utilização raramente considera as necessidades e demandas do sujeito, destinando-se ao levantamento de informações definidas pela necessidade de um projeto.
	
	Envolve a avaliação de casais e famílias em especial quando há demanda de atenção psicológica para crianças e adolescentes. Podem focalizar a avaliação na história da estrutura ou na história relacional ou familiar.
	
	O entrevistador tem clareza de seus objetivos, de que tipo de informação é necessária para atingi-los e da forma como essa informação deve ser obtida (perguntas sugeridas ou padronizadas), quando ou em que sequência, em que condições deve ser investigada e como deve ser considerada.
	
	Objetiva avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clinicas sociais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201127984)
	7a sem.: Exame diagnóstico
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação a atuação do psicólogo como perito existem limites éticos que devem ser observados já bem estabelecidos pelo código de ética profissional, neste está expresso que cabe ao psicólogo:
		
	
	Revelar todos as informações relativas ao caso que foram levantadas durante a avaliação diagnóstica.
	
	Ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento.
	
	Ser perito de parentes ou conhecidos.
	
	Valer-se do cargo que exerce para pleitear ser nomeado perito.
	
	Agir com absoluta isenção, limitando-se à exposição do que tiver conhecimento através de seu trabalho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201127956)
	4a sem.: a prática do psicodiagnóstico
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No que diz respeito ao exame do estado mental, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas seguintes áreas da conduta humana: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta. Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que define as funções da memória.
		
	
	Reflete o estado de lucidez psíquica que permite a orientação temporo-espacial. 
	
	Processo psíquico que permite captar as sensações, através dos receptores sensoriais e a transformação das mesmas em imagens mentais ou sensações no sistema nervoso central.
	
	Função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro.
	
	Aptidão do sujeito em elaborar conceitos, articula-los em juízos e, com base nisso, construir raciocínios de motod a solucionar com algum êxito os problemas com os quais se depara.
	
	Processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado , devendo-se considera a quantidade de objetos que o paciente é capaz de focar simultaneamente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes