Buscar

CASO 1 CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1 O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: - A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro:
a) Quais as condições de validade do contrato?
R: Capacidade genérica das partes, requisitos subjetivos, acorde de vontades/ A forma prescrita é exceção à regra, requisitos objetivos, objeto lícito, determinado e possível forma não defesa (não proibido) em lei.
B) O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual? 
R: Acordo entre duas ou mais vontades com o objetivo de criar, modificar ou extinguir o negócio jurídico.
C) O que vem a ser a função social do contrato? 
R: É a harmonização entre interesses individuais e da coletividade. O equilíbrio dessa função por meio da eficácia entre os contratantes e o meio social. Mitiga a proteção da parte vulnerável, a vedação da onerosidade excessiva.

Outros materiais