Buscar

AV1 Estudo dirigido (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NATAÇÃO
Cite e explique cinco argumentos a favor da prática da natação. A natação traduz vários argumentos a seu favor no que respeita também á promoção da saúde, justificando a adesão das crianças á mesma: desenvolve o sistema respiratório, combate a obesidade, atenua problemas circulatórios, corrige postura, aumenta a resistência contra doenças respiratórias, combate a bronquite, etc. A natação é uma modalidade completa que contribui para o desenvolvimento físico, fortalecendo grandes grupos musculares, melhorando a coordenação com a bilateralidade dos movimentos e aumentando a resistência cardio-respirátoria.
O que é aptidão física? Estado caracterizado pela execução de atividade diárias e/ou atléticas com vigor, sem fadiga excessiva e com menos chances de desenvolver lesões.
A natação pode aprimorar a aptidão física? Por quê? Sim, porque exercita toda a musculatura, melhora a respiração, a resistência, força, etc.
A natação sempre proporciona benefícios à saúde? Por quê? Sim, porque não tem impacto: é um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular; Proporciona equilíbrio muscular: a natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos; Melhora a postura: aumenta a flexibilidade da coluna e remove a dor; Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio; Promove a circulação: praticar a natação, moderadamente, de 30 minutos a uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos; Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. Exercícios de baixo impacto (como a natação) mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado; Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido a resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície; É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares; Requer maior gasto de energia: na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.
Cite três mudanças que afetam o corpo quando da passagem do meio terrestre para o aquático.
Propulsão: Terra =Membros inferiores. Água = Membros Superiores
Respiração: Terra = Nasal. Água = Bucal
Equilíbrio: Terra= Membros superiores. Água= Membros inferiores
Quais são os quatro vetores mais estudados no contexto da propulsão na natação? Desenhe os vetores. 
Resistência; Peso; Força Propulsiva; Empuxo Hidrostático; 
Quem tende a flutuar mais na água, uma pessoa com mais ou menos gordura corporal? Por quê? Confira sua resposta levando em consideração um ou mais princípios físicos da água.
Mais gordura corporal. Pois a gravidade da massa gorda, é menor que a da água. 
Por que nadadores de competição raspam os pelos do corpo? Confira sua resposta levando em consideração um ou mais princípios físicos da água. 
Na natação, o corpo sem pelos promove o aumento da sensibilidade do atleta na piscina dando a impressão de leveza, de ter quilos a menos que a balança acusa. Fica mais fácil deslizar pela água e a sensação é de que o corpo flutua mais, colaborando para o aumento da confiança e consequentemente do desempenho, principalmente dentro d’água, que os milésimos são valiosos. Não é vaidade, esportistas profissionais arrancam os pelos para melhorar a performance, facilitar massagens e curativos nas lesões.
Quais são os tipos de arrasto? Dê exemplos de situações que implicam numa melhora ou piora do desempenho do nadador.
1 - Arrasto de forma: Causado pelo porte e pela forma dos corpos dos nadadores em seu deslocamento propulsivo na água; 2 - Arrasto de Onda: Causado pelas ondas que são geradas pelos nadadores; 3 - Arrasto Friccional: Causado pela fricção entre a pele dos nadadores e as moléculas de água que entram em contato com a pele.
Quais são as etapas clássicas do ensino-aprendizagem na natação? Descreva três exercícios para cada uma das etapas. 
Ambientação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão, mergulho elementar. 
Respiração: Segurando a borda, inspirar pela boca, afundar o máximo e soltar o ar pelo nariz;
Flutuação: Primeiramente demonstrar como deve ficar o corpo na posição horizontal dentro d'água (braços abertos, pernas leve mente afastadas e em decúbito dorsal, isto é, de barriga para cima).
Propulsão: Deitado em posição ventral na parede, faz movimentos alternados de pernas: batimento livre (pernas fletidas); batimento com pernas estendidas.
Que faixa etária as etapas do ensino-aprendizagem na natação podem ser aplicadas? Por quê?  O período de aprendizagem da natação depende exclusivamente do desenvolvimento de cada criança, pois cada uma reage a um estimulo de maneira diferente, portanto é difícil afirmar em quanto tempo uma criança vai demorar a aprender a nadar.
Por que o uso de óculos não deve ser estimulado durante o ensino-aprendizagem da natação? Os óculos podem causar incomodo e dificultar ainda mais uma adaptação ao meio líquido, por isso não é recomendado.
O que é treinamento fundamental? Treinamento fundamental: Fenômeno pedagógico; Compreende o aproveitamento de um conjunto de meios que asseguram a aquisição e desenvolvimento de todo o complexo humano; Busca de bases neuropsicomotoras para o exercício futuro da alta performance desportiva; Aquisição de capacidade aeróbia mínima e aprendizado dos quatro estilos de nado.
O que é treinamento competitivo? Treinamento competitivo: Busca por excelência na modalidade; Processo de especialização em provas; Disputa por melhores performances.
Que tipo de treinamento apresenta melhores resultados: fundamental ou competitivo? Treinamento fundamental
Defina a concepção global. Concepção “primitiva”, pouca ou quase nenhuma atuação do professor, baseada na ideia da tentativa e erro; Observação e realização, sem contribuições de processos fragmentados ou direcionados de ensino.
Defina a concepção analítica. Do conhecido ao desconhecido; das partes ao todo; do fácil para o difícil; do simples para o complexo; O todo é fracionado em partes coerentes e pedagogicamente úteis; Muito aplicada no ensino da natação;
Defina a concepção sintética.  Definição contrária da analítica; Partindo do todo que se identificam as partes para desenvolve-las da melhor forma; Não desconsidera um padrão biomecânico estabelecido, porém, não busca a simples repetição do mesmo; Técnica que se faça apropriada e eficaz para o nadador; Jogos e brincadeiras.
 Que tipo de concepção apresenta resultados otimizados: global, analítica ou sintética? Concepção Sintética. 
É possível otimizar a aptidão cardiorrespiratória na fase de ensino-aprendizagem? Como e por quê?
Sim, porque a natação trabalha os componentes clássicos da aptidão física e isso causa uma melhora no condicionamento físico. 
Aluno : Matheus Palheiras

Outros materiais