Buscar

conclusão trabalho de etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O psicólogo deve respeitar os valores contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (liberdade, dignidade e integridade). Assim como zelar pela integridade da psicologia, usando-a apenas para promover o bem;
A psicologia tem que lutar contra a discriminação, violência e crueldade, zelando pela saúde e qualidade de vida;
 Aprimorar os estudos é uma obrigação do psicólogo, para que possa atuar na profissão com responsabilidade e contribuir para o desenvolvimento da psicologia como ciência; A prestação de seus serviços deve ser feita em condições dignas de trabalho;
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA SOCIEDADE, COM ÊNFASE AOS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA 
 munido de ética, demonstra uma imagem constituída de credibilidade, sendo assim, traz consigo maiores possibilidades de ascensão profissional, com respeito e honra em seu exercício.
A disciplina profissional é fundamental na execução da profissão, obtendo um plano de carreira, mais produtivo e funcional.
Diante de irregularidades existentes, cabem aos órgãos responsáveis, punições e exonerações, com o objetivo de extinguir situações prejudiciais ao cidadão, consumidor dos serviços, específicos, prestados.
Evidenciar a ética, na utilização do poder profissional, traz grande progresso mundial ao dissipar da honestidade e dignidade humana, daí, o destaque para o Profissional de Psicologia.
No dia 27 de agosto de 1962, o Conselho Federal de Educação publicou a Lei nº 4.119, com a emenda: 
“Dispõe sobre os cursos em formação de psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo”.
De certa forma, ser Psicólogo é ser solidário com o ser humano, em tempos de grandes exigências pessoais, tanto no aspecto afetivo como profissional, embora tal profissão traga retorno financeiro.
Com a ambição e o egoísmo cercando muitos pensamentos, os possuidores da vocação Psicologia têm seu exercício não apenas como um direito, como descreve a Constituição Federal/1988, art. 5º, XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; mas também como um dever de trazer a compreensão do significado da palavra evolução.
A tão dita ética traz o discernimento e a conduta, a ser colocada em prática, fazendo com que o profissional compartilhe seu conhecimento e se doe de forma verdadeira e correta. O certo e o errado é um fator transformador na vida de um indivíduo, sendo sinônimo de alicerce na construção de sua história e carreira profissional, onde, ao possuir ética, em sua específica profissão, terá como conseqüência o sucesso e o respeito diante da sociedade, hoje tão mais informada e conhecedora de seus direitos.
Com o destaque do importante desenvolvimento da Psicologia em seu campo científico e profissional, a ética tem sido o foco de grandes discussões e debates, daí a importância da utilização da mesma no cotidiano do profissional, inserindo os conceitos éticos de forma positiva e constante:
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
I – O Psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiando nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A importância da sensatez e dignidade no exercício diário da profissão resulta no bom resultado obtido da mesma, ou seja, deve – se considerar ações profissionais de bom desempenho, regulares e que vão de encontro com normas já estabelecidas:
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA - DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO:
Artigo 1º - São deveres Fundamentais do Psicólogo:
c) Prestar serviços Psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência Psicológica, na ética e na Legislação Profissional;
É de extrema importância que a ética se faça presente na relação Psicólogo – Cliente, quanto ao sigilo das informações concedidas nos atendimentos, com o objetivo de preservar o bem estar social e pessoal do mesmo, podendo ser quebrado somente com o consentimento do atendido, na possibilidade de transferência de caso e profissional, com utilização de registros documentados:
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA - DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO:
Artigo 1º - São deveres Fundamentais do Psicólogo:
e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;
i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do Psicólogo, sejam feitas conforme os princípios desse código;
Artigo 9º - É dever do Psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso ai exercício profissional.
E fundamental a participação do psicólogo nas áreas abordadas , e em cada área sempre se tem os dilemas morais e éticos e suas características exemplo.  psicólogo presente nas instituições de saúde se depara muitas vezes com situações que exigem habilidade para lidar com dilemas éticos que se estabelecem na relação dele com a pessoa atendida e/ou familiares da mesma, ou na relação com a equipe de trabalho. Este profissional se vê diante de questões como: até onde preservar o sigilo profissional? De que forma se deve agir diante de atitudes antiéticas de colegas de trabalho? Que informações podem constar no prontuário do paciente? 
Estar sempre dentro do código de ética e fundamental para o desempenho de nossa função. 
No contexto que vimos não existira êxito pleno sem a colaboração do psicólogo e a busca pela melhor abordagem, aplicação de métodos humanizados e éticos nos trabalhos feitos buscando o bem estar e a máxima qualidade de vida possível para os indivíduos assistidos, sempre pautando qualquer forma de atendimento pesquisa ou avaliação nos valores éticos e morais sempre colocando o bem estar e crescimento humano a frente de demais objetivos

Outros materiais