Buscar

Questionario sobre "Ensaios de Antropologia e Direito"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões sobre “Ensaio de Antropologia e Direito”
Desde o nascimento da antropologia, como se deu a organização do saber antropológico e de sua forma de comparação?
Quando a Antropologia se constituiu como disciplina jurídica, no século XIX, coube a ela explicar as diferenças entre as diversas sociedades e suas instituições fazendo uso de uma metodologia própria. O saber antropológico se organizou em torno da questão central da comparação, a qual deu origem a muitas questões, como “o que, como e por que comparar”, que foram respondidas de diversas maneiras. A prática da comparação logo levantou o problema das categorias do discurso antropológico, surgindo dessa discussão a consciência da disciplina sobre seus próprios produtos intelectuais. Os avanços dos métodos de comparação acabaram levando a Antropologia a assumir integralmente o seu papel, e ao compreender o discurso comparativo, a Antropologia pode afirmar sua natureza interpretativa, separando-se das Ciências Naturais.
Quais as principais relações e problemas entre tradição antropológica e o estudo do Direito?
A antropologia começou a aparecer dentro do Direito nos quadros de evolucionismo social do século XIX. Tal perspectiva teórica caracteriza-se por atribuir ao tempo a responsabilidade por transformações necessárias vistas como “estágios” de evolução social. Oculto nessa perspectiva estaria o fato de que no topo da escala evolutiva situam-se sempre formas “superiores” e “complexas” de organização social encontradiças na sociedade do observador. Esse esquema se revelou falso quando as informações sobre as sociedades “primitivas” foram sendo descobertas, onde ficou clara a necessidade do desenvolvimento das culturas e sociedades humanas. O principal da Antropologia do Direito seria como descrever e classificar as diferentes formas de controle social bem como descobrir a origem e leis de seu desenvolvimento, o direito aparece como um privilegiado de controle social, não só para reprimir comportamentos indesejáveis, mas também como produtor de uma ordem social definida, a instância jurídica não só reprime, mas também produz.
Verifique as contribuições da antropologia para alargar o saber jurídico e as práticas jurídicas.
A contribuição da Antropologia para a pesquisa jurídica no Brasil está vinculada à sua tradição de pesquisa, e ela ensina que o Direito é parte do controle social, que não só reprime, mas também produz pedagogicamente uma ordem social definida, embora costume ser desarmônica e conflituosa. Em relação ao saber jurídico é importante defini-lo como o saber que se difunde e pervague todas suas esferas e camadas sociais, enquanto sistema de representações sobre a sociedade, seus fundamentos e seu modo de existência e operação.
Verifique as relações entre antropologia do parentesco com Direito de Família.
Na Antropologia Social se estabeleceu em definitivo a convicção de que o parentesco é um fenômeno social, que diz respeito à organização de grupos dentro da sociedade, em termos de direitos, obrigações, atitudes, residências, alianças, inclusão e exclusão de membros, não tendo nada a ver com “instintos individuais” ou com “leis naturais”. O formalismo processual, só contribuiria para prolongar o arbítrio e o clima de permanente ilegalidade que se respira em toda a sociedade brasileira, oriundo longínqua e provavelmente de um espírito fiscalista do Império português, mais recentemente atualizado em temo de nossa triste tradição de regimes republicanos de execução.
a) Estabeleça as diferenças entre a instituição do júri no Brasil e nos Estados Unidos.
No Brasil, uma vez que sorteados, os jurados não podem comunicar-se com outrem, nem manifestar sua opinião sobre o processo, o que resulta no seu confinamento ao recinto do Tribunal do Júri pelo período que durar o julgamento; enquanto que algumas legislações dos Estados Unidos permitem intervalos no julgamento, podendo o jurado retirar-se a sua casa. Outra diferença aparece no quesito formação do júri, enquanto que no Brasil há uma lista de 21 pessoas escolhidas a dedo, por indicação pessoal do juiz ou de pessoas de sua confiança, e dessa lista é que são sorteadas 7 pessoas para compor o júri, nos Estados Unidos o procedimento de escolha é aleatório.
b) Destaque três pontos importantes na conclusão do texto
O primeiro ponto seria a etnografia do judiciário, que passa pela compreensão de que suas instituições, práticas e representações estão inseridas na sociedade brasileira e com ela mantêm uma relação de influência e interdependência. Sendo necessário fazer a etnografia dos mecanismos que presidem a formação dessas decisões milagrosamente racionais e imparciais num mundo de “jeitinhos” e privilégios, enumerando cuidadosamente suas circunstâncias e seus agentes, formal e informalmente admitidos ao processo.
O segundo ponto é a necessidade de análise das consequências de uma ordem jurídica liberal, supostamente fundada na igualdade de indivíduos diferentes e na isonomia das partes, apresenta quando aplicada a sociedade que se representam hierarquizadamente.
O terceiro ponto é a problematização das definições e limites dos domínios do público e do privado, tradicionalmente operados em uma ótica personalizante no seio da magistratura brasileira

Outros materiais