Buscar

AVALIAÇÃO EAD EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Usuário
	simone.norbe @unipinterativa.edu.br
	Curso
	Educação Ambiental - OPTATIVA
	Teste
	Avaliação (2017/2)
	Iniciado
	21/11/17 21:52
	Enviado
	21/11/17 22:17
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	24 minutos
	Instruções
	ATENÇÃO: a avaliação a seguir possui as seguintes configurações:
- Possui número de tentativas limitadas a 3 (três), não sendo possível excluir nenhum envio nem aumentar o número de tentativas;
- Não apresenta as alternativas corretas, apenas informa quantos foram seus acertos e/ou erros;
- Não apresenta as justificativas corretas;
- Não considera a “tentativa em andamento”, ou seja, não considera as respostas salvas e não enviadas, resultando então em nota igual a 0 (zero);
- Possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico), sendo impossível o seu acesso após esse prazo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão para futuros estudos;
- Apresenta as questões de forma randômica;
- A não realização prevê nota 0 (zero) e/ou reprovação por frequência;
- Considera como final a nota de sua última tentativa;
- Entra no cálculo de notas e frequências de seu AVA (ambiente virtual de aprendizagem) vide critério de promoção de seu curso.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus alunos (de suas opiniões, verdades e anseios). A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos?
Marque a resposta correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Crítica.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Busca conhecer e compreender as realidades e as problemáticas ambientais, identificando os diferentes componentes de um sistema, ressaltando as relações entre os componentes biofísicos e sociais de uma situação ambiental”. A qual das correntes de Educação Ambiental nos referimos?
Selecione a resposta correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Conservadora.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade(T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que:
I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos.
II - Na_________________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns.
III - A______________radicaliza a ideia de reacomodação e unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos.
IV - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares.
Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
M;I;T;T.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global, entre países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vivem nos países desenvolvidos consomem 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é causa de um grande mal-estar global. Tomando essas considerações como base indique a  alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação,sob a lógica da competitividade que preza sempre pela qualidade de vida.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“compreende os aspectos naturais, mas também os sociais. Essas duas faces são complementares e indissociáveis: o meio social depende de recursos do meio natural e, em maior ou menor grau, interfere no ritmo de modificações ocorridas no mesmo.”
Referimo-nos a um dos conceitos de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Ambiente.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em Nova Iorque, em 1892, William T. propôs conectar as partes alta e baixa do rio Niagara, abrindo um canal com aproximadamente 9,6 km de extensão e 85 metros  de profundidade para o transporte de carga. O projeto foi abandonado em 1920, e o local vendido à indústria HookerChemical, que o utilizou como aterro para a disposição final de resíduos tóxicos. Após esse procedimento, a empresa vendeu o local por um preço simbólico de $1 dólar àNiagara Falls BoardofEducation. Uma escola foi construída diretamente sobre o aterro e circundada por residências. Em 1978, moradores de um conjunto habitacional dessa localidade descobriram que suas casas foram erguidas sobre um canal que havia sido aterrado com dejetos químicos industriais e bélicos do período de 1920 a 1953. Estudos constataram vários efeitos na população: alterações nos cromossomos, aumento do número de abortos, aumento do número de defeitos congênitos. A qual desastre ambiental nos referimos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Ao Love Canal.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos que a produção teórica da Educação Ambiental brasileira, pelo menos dos últimos 20 anos, estrutura-se de forma a contestar a educação tradicional. Assinale a proposição que mais se enquadra nesse tipo de educação proposta por Freire.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
“[...] a formação de professores, mais especificamente ligados à Educação Ambiental (EA), deve dialogar com outros contextos de formação, “estabelecer elos como mola mestra da tessitura da formação e ficar alerta para as diferentes formas de relações entre conhecimento acadêmico/senso comum, teoria/prática”.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”. Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual Conferência estudada no livro-texto?
Assinale-a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Tomando como base os contextos estudados no livro-texto, qual a significação que a década de 70 teve para a Educação Ambiental?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Na década de 70, a questão ambiental emerge como problema mundial significativo.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Qual das figuras em seguida melhor ilustra a questão da pluralidade?
 Assinale-a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
.

Outros materiais