Buscar

A1 O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA?
Selma Garrido Pimenta
	
	O artigo aborda a temática sobre os conceitos de teoria e prática que englobam a formação do profissional em educação, tendo como suporte a análise da proposta de estágio no curso de Magistério para as séries iniciais do Ensino Fundamental I, e a suas atribuições na formação desses profissionais.
	Nota-se que a roupagem do curso de Magistério sofreu alterações com os passar dos tempos, passando a ser valorizado e ser visto como um curso profissionalizante, e posteriormente passou-se a se preocupar com o indivíduo que passaria pelas mãos desse profissional formado pelo Magistério, o estágio então como componente curricular do curso, passou a ser um complemento na formação dos professores, foi quando o curso em si, deixou de ser uma ocupação e passou a ser considerado profissionalizante, configurando assim a prática em teoria, mas isso não permaneceu por muito tempo, e por uma série de fatores, entre eles os baixos salários, o estágio passou a ser algo burocrático e o curso passou a ser algo contrário ao que se esperava, isso gerou pesquisas entre os educadores, foi quando surgiu essa nova modelagem entre teoria e prática nos cursos de formação de professores.
	Em todo curso ou ambiente educacional a proposta que deve prevalecer é o ensino/aprendizagem, no magistério não pode ser diferente, o cursista deve receber suportes técnicos práticos para poder entender a maneira de garantir a aprendizagem em sua tarefa de ensinar, tudo isso tem que ser planejado levando em consideração os objetivos a serem alcançados e a didática que será aplicada para que isso ocorra de maneira sistemática, levando em consideração a prática social. A atividade docente deve acontecer como práxis, sendo aquela que transforma o meio onde se está inserido por meio da teoria e a prática. Em curso de formação profissional de educação as duas metodologias devem estar presentes, pois enquanto as atividades teóricas, que trazem novos conhecimentos, as atividades didáticas são os agentes transformadores do professor, por isso o estágio é fundamental dentro do curso, pois aproxima os estudantes da maneira de ensinar seus futuros alunos. 
	Com a análise do artigo é possível concluir que as atividades de teoria e prática dentro do processo de formação de profissionais na área da educação devem caminhar juntas, pois a teoria é a descoberta do novo, de descobrir como proceder dentro de uma sala de aula, conhecer os modelos educacionais, já a prática do estágio proporciona ao aluno exercer esse ensino e pôr em prática a maneira de ensinar. 
Referência bibliográfica: PIMENTA, SELMA GARRIDO. O estágio na formação de professores: unidade entre Teoria e Prática. p16

Outros materiais